segunda-feira, 18 de setembro de 2023

OS 6 AIS DE DEUS CONTRA OS HOMENS (7)

 

Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas” (Isaías 5:4)

PAIXÃO POR POSSESSÕES TERRENAS: “Ai dos que ajuntam casa a casa…”

OS FRUTOS AMARGOS DO PECADO (vs. 8-21)

Chegou o momento agora quando devo passar a todos um esboço do texto, a fim de que todos entendam como Deus explica como se processa a iniquidade e como vai ampliando a maldade de mal para pior. Se não houver uma intervenção de Deus, não há quem consiga segurar o avanço do pecado no meio dos homens. O que peço é que abram no texto de Isaías 5 e veja com calma como os ais de Deus surgem como ameaça aos homens. Na exposição dos ais de Deus não nenhum sinal de compaixão de Deus, mas o que vemos é um relato do Senhor daquilo que estava acontecendo em Israel e seus terríveis resultados. Veremos na esfera social e neste aspecto vemos que os juízos de Deus viriam a longo prazo. Individualmente a ira de Deus desceria com terror para que o Deus de Israel estava vivo e ciente de tudo que estava acontecendo na nação. Tudo isso o que ocorria em Israel deve ser trazido aos nossos dias, porque as circunstâncias podem ser diferentes, mas os princípios do pecado são os mesmos. Eis o esboço:

1. Paixão por possessões terrenas (8-10). Neste primeiro AI de Deus, vemos como tudo começou com o amor por possessões materiais. Aparentemente não havia nada de errado em adquirir riquezas e aumentar suas posses. Mas o perigo foi que as riquezas mostrou qual era o ídolo que ocupava o coração deles. Eles amavam as riquezas e a partir dessa idolatria passaram a desafiar Deus.

2. Vícios para esquecer a realidade da vida (9-17). Neste segundo AI, aparece o segundo resultado numa busca por alegria, num misto de músicas e vinho que tomavam, tentando adquirir felicidade. Eis aí o processo que leva os homens à desgraça aqui e na eternidade.

3. A busca por desafiar Deus no pecado (18-19). Veja como o mal avança aos poucos, até ao ponto que os homens mostram o que eles são e como agem, pensando que ganharam forças contra Deus.

4. A troca dos valores (20). No quinto Ai vemos que aparece a troca dos valores, exatamente como está acontecendo em nossos dias, quando o mal não é punido como deve ser.

5. A loucura em achar que vive em sabedoria e prudência (21). O pecado chega ao ponto de que os homens se orgulham de achar que não precisam de Deus e se enchem de forças para isso se entregando à bebida.

6. Heroísmo invertido (22). Na bíblia o segredo da força está no temor a Deus, no pecado está em se sentir como homem.

Dei uma pincelada rápida no esboço que seguiremos nessa jornada, tentando expor esse texto tão impressionante. Que o Senhor tenha misericórdia, a fim de que essas verdades venham tomar muitos corações. Nossos dias refletem bem os dias de Isaías e posso afirmar isso com grande tristeza, pois o mesmo Deus que julgou Israel, indo desde os dias de Isaías e chegando ao período de Jeremias e Ezequiel é o Deus que também opera Seu amor e Sua justiça em nossos dias. Que temamos e tremamos diante desses fatos.

Nenhum comentário: