quinta-feira, 14 de setembro de 2023

OS 6 AIS DE DEUS CONTRA OS HOMENS (5)


Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas” (Isaías 5:4)

OS FRUTOS AMARGOS DO PECADO (vs. 8-21)

Nas quatro primeiras páginas pude mostrar a parte introdutória vista em Isaías 5. É maravilhosa a revelação de Deus ali, mas agora vamos entrar e conhecer os 6 ais de Deus. É claro que no texto vemos Deus lidando com Israel nos dias do Rei Uzias e do profeta Isaías. Mas estou trazendo essas verdades para nossa atual geração, a fim de que muitos possam se converter a Cristo Jesus. Vejamos o que acontece quando Deus vê as “uvas bravas”. Vou passar para vocês a divisão que teremos na exposição desse texto.

1. Paixão por possessões terrenas (8-10). Esse será nosso primeiro assunto a tratar no texto. Mas vocês verão que essa ordem feita pelo Espírito de Deus tem um processo de progressão, porque tudo começa com esse desejo infame por prosperidade, exatamente o que aconteceu no reinado de Uzias, porquanto o peso das riquezas terrenas trouxe à baila um povo orgulhoso e rebelde.

2. Vícios para esquecer a realidade das coisas e esquecer de Deus (9-17). Mas é isso mesmo? Claro! Quando os homens estão abastecidos de bens terrenos, o próximo passo natural é romper o caminho para práticas errada na religião e na sociedade.

3. A busca por desafiar Deus no pecado (18-19). Uma vez que bebidas e festas fazem os homens buscar uma divindade do estilo deles, então dar-se início em desafiar a Deus com seus pecados.

5. A troca dos valores (20). Em seguida vemos o que acontece quando os homens desafiam a Deus com seus pecados, pois logo os valores são invertidos, conforme vemos ocorrendo em nossos dias.

6. A loucura em achar que vive em sabedoria e prudência (21). Vemos onde o orgulho do homem chegou, ao ponto de achar que são sábios nas coisas erradas.

7. Heroísmo invertido (22). Finalmente veremos como o heroísmo é mudado na sociedade, porque o mal passa a ser recebido com se fosse o bem.

Mas a pergunta é esta: Estamos vivendo atualmente à semelhança do que ocorreu nos dias do profeta Isaías? Claro! As semelhanças são incríveis, porque o pecado é o mesmo de sempre, suas características e seus frutos são os mesmos. Os caminhos dos homens são os mesmos caminhos; seus pensamentos são cozidos na panela que ferve no fogo de um coração corrompido. Eis os homens no pecado. As circunstâncias, costumes e línguas podem ser diferentes, mas examinemos de perto e veremos que o homem de 3, 4, 5 mil anos atrás é o mesmo de sempre. Não precisamos retornar ao passado, tiremos a foto do homem e veremos o que Ele foi em Adão.

Por isso relevamos a Palavra de Deus como sendo poderosa, confrontante e penetrante. É o Deus da verdade mostrando que mesmo os costumes tendo mudado no decorrer dos anos e que há diferentes línguas no mundo, o coração do homem tem a mesma cor do pecado em qualquer lugar e em qualquer época. O que foi Caim e sua descendência, assim é o homem atual que se acha tão importante. Que o Senhor use Isaías 5 para nos humilhar e que os crentes sejam exemplos em temer ao Senhor no viver. E quanto àqueles que ainda não se converteram, que nosso Deus nos traga dias preciosos, com almas invocando o nome do Senhor para serem salvas.

Nenhum comentário: