sexta-feira, 13 de setembro de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (10 de 10)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
DEUS TRABALHA
        Caro  leitor, chego agora à parte final desta mensagem e minha oração é que essas verdades cheguem ao seu coração, fortalecendo sua fé e inundando a alma de firme confiança em Deus e em Suas promessas. Quanto mais confiarmos no Senhor, mais nos tornaremos gigantes em prosseguir; se desviarmos e voltarmos para buscar caminhos mais fáceis, seremos medíocres, frágeis e ridicularizados aqui. Nós os crentes não desejamos ser anões na fé; queremos crescer e isso implica em desenvolver essa confiança em nosso Deus. Hoje quero mostrar como esse Deus trabalha para aquele que Nele espera, conforme o texto nos mostra.
Ele trabalha sintonizando a alma com sua presença continuamente. Quanto mais me aproximo do Senhor mediante o conhecimento de Sua Palavra, mais Ele se aproxima de mim. Quanto mais me distancio Dele é sinal de que estou orgulhoso e que dependo de mim mesmo. A graça combina com a fé e não com a nossa incredulidade. Quanto mais arrogante eu for, mas sozinho ficarei para mergulhar em minha miséria. A fé se aproxima de Deus, como Moisés entrava na tenda da congregação. A graça conversa com a fé, a fé conversa com a graça. Quando a fé se aproxima é sinal de que o crente está se sentindo fraco e precisa de Deus e assim a graça chega para operar Sua força na debilidade daquele que se aproxima de Deus.
Precisamos saber que a aproximação de Deus continuamente não faz parte de nossa natureza pervertida e enganosa. Nós tendemos a querer sentir Deus, a buscar as emoções fortes. A fé não precisa disso, ela combate contra isso e luta para detonar essas manifestações da carne. A fé quer subir às alturas, enquanto a carne quer descer. A fé ganha confiança à medida que avança e nega a carne, declarando guerras às manipulações e invencionices. Quanto mais nos humilharmos e negarmos a carne, mais fortalecidos seremos pela graça.
 Também, o Senhor trabalha fortalecendo a fé e enchendo o coração ações de graças. Não é fácil esperar em Deus, mas a vida cristã pela fé exige disciplina. Não foi fácil para José ficar anos no sofrimento da separação de sua família. Não é fácil separarmos de toda confiança em nós, nos homens e neste mundo. Somos por natureza vidrados com este sistema; somos como peixes, acostumados com a agua. Respirar a atmosfera celestial não é brincadeira, por isso precisamos humildemente pedir ao Senhor que em Sua graça Ele venha nos habilitar para crer melhor Nele, para subir às alturas e de lá desprezar o mundo. Grandes homens de Deus que aprenderam a confiar em Nele foram aqueles que reconheceram a enorme fraqueza e se dispuseram a andar com Deus, revestindo-se de todo poder da graça.
Ele trabalha queimando toda expectativa carnal e mundana. É claro que é de se esperar isso. Nossas atitudes carnais aparecem como inimigos de Deus, e Aquele que conhece nosso coração sabe bem como tratar em eliminar todo vestígio de maldade que aparece através de nossa corrompida natureza. Quanto mais subirmos ao monte da presença do Senhor, mais purificados estaremos dessas contaminações mundanos. Nossos sonhos terrenos e as aspirações por riquezas, fama, sucesso, etc. tudo isso é arrancado, para que a fé seja livre desses chumbos carnais, e assim possamos confiar inteiramente Nele.
        Finalmente, Ele trabalha ensinando a alma a firmar-se Nele e desejá-Lo mais. O alvo da fé é conhecer melhor o Senhor; é deseja-Lo mais; é ser semelhante a Ele e trilhar a vida aqui com Ele. Nós veremos o Senhor no céu e seremos perfeitos lá. Aqui é nosso dever subir mais e mais essas alturas, até que nossas vidas sejam tomadas de alegria, prazer, exultação e verdadeira felicidade, coisas jamais conhecidas por este mundo vil e entregue às mentiras, destinado ao fogo eterno.





Nenhum comentário: