sexta-feira, 6 de setembro de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (9)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
DEUS TRABALHA
        Antes de entrar no assunto final relacionado ao tema, faço questão de frisar o fato que os que esperam no Senhor, firmados na fé resoluta e persistente não são pessoas inativas. Digo que é mais ficar fazendo algo na energia da carne do que realmente esperar em Deus. É mais fácil se adiantar e tomar as providências com as próprias mãos do que firmar-se na santa coragem de aguardar em Deus o momento Dele em agir da maneira Dele. Para Israel, enviar os doze espias era melhor do que ficar tanto tempo no deserto. Era preciso espiar a terra da promessa, para ver se era ou não a terra desejável pelo povo. A natureza carnal desconfia de Deus, não crê em suas promessas, por isso se julga melhor do que Deus. A incredulidade cega, acha que tem visão melhor; a incredulidade frágil acredita que Deus é impotente. A incredulidade sempre é julgada e condenada por Deus, assim como fez com Israel, deixando que aquele povo rodeasse pelo deserto durante quarenta anos, até que o povo ímpio perecesse.
        Você não vê a fé persistente atoa. Enquanto esperava a promessa Abraão pode peregrinar por toda terra prometida, julgar as coisas que precisavam, punir culpados, orar por seu sobrinho, ver o nascimento do seu filho Isaque, sepultar a esposa e depois partir para a Cidade Celestial. Se Moisés não ficasse quarenta anos no meio dos midianitas, ele não seria achado na humilde condição de lidar com o pobre povo escravo de Israel. A ação da carne, por mais bela, religiosa e trabalhadora que for, não passa da carne querendo se ostentar diante de Deus; é orgulho cheio de farrapo desafiando a Deus. Deus permite que Seus servos fiquem por muito tempo numa atitude que parece ser inativa e infrutífera, mas o que acontece é que ele está sendo preparado pela graça para aquilo que Deus quer fazer. Quem faz a obra é o Senhor; é Ele quem opera em nós e por nós; é Ele que não dorme e nem sequer toscaneja.
Enquanto Daniel estava cercado na cova dos leões, Deus estava agindo na vida do rei e preparando o espetáculo de juízo contra os elementos que condenaram Daniel. No serviço do Senhor devemos saber que está em jogo é a glória do Nome Dele e não nossas paupérrimas atuações. Davi, enquanto estava sendo perseguido por Saul, parecia que perdia tempo. Era ele o rei de Israel escolhido por Deus. Podia ele simplesmente liquidar o rei Saul e ocupar o lugar dado a Ele. Mas a graça impediu que ele agisse dessa maneira, pois sabia que o tempo era de Deus, por isso esperou o momento que sabia ser o tempo de Deus.
Como é que Deus trabalha? Minha esperança é que eu possa passar essas verdades com clareza a todos os meus leitores. Aqueles que Nele esperam precisam ter um conhecimento adequado acerca do Senhor, conforme o ensino das Escrituras. Qualquer ignorância acerca de Deus traz consigo terríveis erros no viver e na prática. O segredo de uma fé firme está na firme resolução de beber e banhar-se da verdade revelada que nos foi entregue. A multidão evangélica moderna desconhece esse fato, por apanha, ao ignorar os perigos que lhes cercam. Queremos combinar nossas atividades com o trabalho de Deus, mas acontece que isso é engano. Naquilo que eu posso fazer, devo me entregar para trabalhar, mas naquilo que é impossível para mim, devo esperar em Deus. Se eu estiver na direção do carro, minha esposa ao meu lado não pode aliar-se comigo nessa direção, caso contrário poderá acontecer um acidente.
Esperamos em Deus enquanto agimos fielmente naquilo que fomos designados a fazer. É meu dever ler a bíblia, orar, testemunhar de minha fé perante os incrédulos, ordenar minha casa nos ensinos do Senhor, cumprir meus deveres perante a sociedade, estar na igreja assistindo os cultos com outros irmãos. Enquanto isso oro, esperando em Deus para aquilo que não posso fazer, porque depende de Seus atos soberanos.

Nenhum comentário: