quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O QUE SIGNIFICA CRER EM JESUS? (1)

“Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).
INTRODUÇÃO.
        O que significa crer em Jesus para a salvação? A fé salvadora foi espalhada de forma vulgar e todos hoje declaram que creem em Jesus. Vemos que em João e especialmente em Romanos a palavra fé não é explicada, porque ela em si traz consigo os elementos bíblicos e santos de um crer verdadeiro. Nos dias do Senhor muitos creram Nele, mas tinham medo de confessar, por causa da perseguição empreendida pelos fariseus (João 12:42). Nota-se que o crer bíblico é diferente da fé expressada nos lábios de muitos. O Espírito Santo usou Tiago para mostrar no capítulo dois de sua carta que a fé bíblica tem ação, é viva. É como se Tiago pegasse o termo usado nas cartas de Paulo e a desvendasse mostrando a realidade dessa genuína fé, em contraste com a fé morta, vista em muitos.
        O motivo desta mensagem é que nós cheguemos a conhecer nossa fé à luz das Escrituras. Que nós saibamos que há diferença entre a fé que vem do coração de uma alma salva e a fé puramente natural e supersticiosa. Esta nem sempre é vista de imediato. Filipe não percebeu a falsa fé de Simão, mas logo ele demonstrou que não passava de um farsante. Já batizei várias pessoas que disseram que creram em Jesus, mas não demorou muitos para que tais pessoas mostrassem que jamais haviam convertido de coração ao Senhor. Não podemos julgar imediatamente alguém, mas podemos checar a fé pelas obras e dizer à pessoa que ela não tem evidências de alguém em quem habita o Espírito de Deus. Visto que foi espalhada uma mensagem de um evangelho barato pelo mundo afora, então vemos que a fé natural se aproveitou disso. Graça barata, fé barata. Se transformarmos a graça em libertinagem (Judas 4), certamente teremos elementos não salvos dizendo que são crentes e que foram salvos.

         Não devemos fugir desse perigo? Se pregar o evangelho bíblico, a mensagem que expõe a glória do Filho de Deus, não é verdade que essa mesma mensagem há de produzir a fé verdadeira? “A fé vem pelo ouvir...” (Romanos 10:17). Vemos que tudo vem do Alto. A fé pura, o crer verdadeiro implantado no coração do homem arrependido é uma boa dádiva e um dom perfeito? Então vem do Alto (Tiago 1:16). Os homens relutam em crer em Deus de forma total, por isso dividem o trabalho da salvação. Eles querem dizer que a graça salvadora vem de Deus, enquanto a fé vem do homem. Quanto engano! Como pode um cego ver? Como pode um morto dispor-se para caminhar em direção a Deus? Se Jesus não vai até o túmulo de Lázaro e ali ordena que o morto saia, de forma alguma espera-se que Lázaro deixará sua tumba. Saulo de Tarso saiu para Damasco na decisão firme e resoluta de perseguir os santos. Foi o facho de luz celestial que o derrubou mediante compaixão e foi a graça que ali fez a cirurgia em tirar um coração de pedra, para implantar um novo coração e assim nascer Paulo (Atos 9).

         Ah! Eu sei o quanto os homens fogem de encarar as sagradas letras, para examiná-las e descobrir as coisas como Deus mostra e não como nós gostamos de vê-las. Estamos na era da internet e basicamente as informações que queremos chegam facilmente a nós na tela do computador ou de um celular. Mas não é o caso das verdades bíblicas. Os mistérios de Deus devem ser sondados por corações quebrantados, humilhados e contritos. Deus revela Seus segredos aos santos. A fé não é algo banal, a fé é vida. A fé é o homem novo em ação; a fé é o novo homem em Cristo tendo uma visão bíblica, que olha tudo à luz daquilo que Deus nos entregou. Então, que jamais abracemos a fé comum. Ora todos, até mesmo os demônios creem e tremem, como diz Tiago. Minha esperança é que eu possa passar essas verdades de modo que os sinceros crentes possam entender e crescer nessa verdade. 


Nenhum comentário: