segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO (11) a necessidade da soberania "mortos em vossos delitos e pecados"



Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).
         A NECESSIDADE DA SOBERANIA (continuação) “Ninguém pode vir a mim...”
         Prezado leitor, na meditação anterior vimos a necessidade da soberania de Deus no ensino do novo nascimento. Quando nosso Senhor afirmou: “Ninguém pode vir a mim...”, Ele mostrou que todos estão na mesma situação; que todos, não importa a cor, a raça, a nação, a condição social, etc. todos tombaram em Adão e circula o mesmo sangue adâmico em suas veias, por isso: “...Necessário vos é nascer de novo.” (João 3:7).
         Creio que preciso ampliar um pouco mais o assunto em pauta, visto que nossa natureza milita contra a soberania de Deus. Veremos a necessidade da soberania vendo a condição do homem como alguém espiritualmente morto. Acredito que milhares não perceberam a seriedade com que a Palavra de Deus mostra esse ensino. Não posso esquecer quando um pastor amigo meu declarou que aquilo que a bíblia fala a respeito da condição do homem morto em seus delitos e pecados (Efésios 2:1), realmente não significa morte no sentido de imobilidade, ausência total de vida. Para ele a condição do homem é de um semimorto; em seu coração ainda pulsa o sangue da fé e do desejo de salvação. Absurdo! Paulo declara ali que Deus deu vida aos santos de Éfeso, porque eles estavam mortos! Não diz que estavam quase mortos, porque alguém quase morto ainda está vivo.
         Convido o amigo leitor para o texto que realmente mostra a relevância desse assunto, que é o cap. 5 de João. Obviamente não lidarei exaustivamente com essa incrível manifestação da inspiração divina, mas procurarei ser claro mesmo tendo que fazer uma abordagem superficial. Tudo começou com aquela cura do paralítico do tanque de betesda. Notemos bem que Cristo efetuou aquele milagre tendo em vista chamar a atenção dos judeus para o confronto. A cura foi realizada em pleno sábado, por isso atraiu o ódio daquele povo contra o Senhor. Mas, quero tomar a resposta do Senhor Jesus àqueles fanáticos judeus: “...Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também” (verso 17). Se não entendermos o que nosso Senhor está querendo ensinar nessa declaração, certamente perderemos o brilho desse ensino cheio da preciosidade da graça.
         Amigo leitor, aqueles judeus eram conhecedores de toda história narrada no Velho Testamento. Eles sabiam que Deus, o Criador havia criado todas as coisas e que tomou o sétimo dia para descansar, mas eis que aquele homem simples que está perante eles afirma: “...Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Incrível! O que nosso Senhor está ensinando? Por que Deus não parou de trabalhar, visto que a criação havia sido completada? Ora, a resposta é simples. O pecado entrou e destruiu toda perfeita criação! A entrada do pecado, não somente trouxe a vaidade, a nulidade em todos os setores da criação de Deus, como também fez com que os horrores da morte pairassem sobre toda criação e em todos os homens. Prezado leitor, fixe sua atenção no texto, pois nosso Senhor está declarando que a divindade não está descansando; que a divindade não está submetida a um mero sábado. A entrada do pecado trouxe a necessidade de uma nova criação! A divindade entrou para exibir a tremenda força da graça e assim anular os horrores do pecado e da morte. Nosso Senhor está afirmando que não veio ao mundo para consertar as pernas tortas de um paralítico, restaurar os olhos do cego, fazer com que um mudo passe a falar e o surdo passe a ouvir. Nada disso resolve o problema do morto. Que adianta consertar membros destruídos de um morto? Note o que nosso Senhor diz em João 5:21: “Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer”.
         Querido leitor, para Deus não há meio termo, se não recebeu a vida que há no Filho, prossegue em seu lastimável estado de morto em seus delitos e pecados.

Nenhum comentário: