terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PARABOLA DOS DOIS FILHOS.

“Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade? E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. Donde era o batismo de João, do céu ou dos homens? E discorriam entre si: Se dissermos: do céu, ele nos dirá: Então, por que não acreditastes nele? E, se dissermos: dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta. Então, responderam a Jesus: Não sabemos. E ele, por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas. E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.” (Mateus 21:23-32 RA)

O Contexto da Parábola.

Os principais Sacerdotes e os anciãos do povo, perguntaram a Jesus com que autoridade e quem lhe deu autoridade para ele ensinar no templo. Jesus então responde com outra pergunta dizendo que se eles respondessem a esta pergunta, ele responderia a deles. De onde era o batismo de João dos homens ou do céu? Eles se viram numa encruzilhada sem poder dar a resposta, porque se dissessem que é dos céus eles perceberam que Jesus lhes diria porque não crê nele? Se dissessem dos homens, eles temiam o povo pois todos acreditavam em João como profeta. Então a resposta deles foi que não sabiam. Então como não deram resposta alguma Jesus também disse que não lhes faria com que autoridade ele ensinava.
Então Jesus passa a ensinar por meio de três parábolas:
1. A parábola dos dois filhos
2. A parábola dos lavradores maus.
3. E a parábola da festa e seus convidados.

PARABOLA DOS DOIS FILHOS.

A autoridade de Jesus para Ensinar.
A resposta à pergunta dos principais sacerdotes e anciãos do povo era simples. A autoridade de Jesus vinha do próprio Pai que o enviara ou ainda poderíamos dizer que Ele como Filho de Deus, tinha esta autoridade em si mesmo. Mas Jesus se recusa a responder porque sabia que eles não criam nele, pois não haviam crido nem mesmo no seu predecessor João Batista.
Jesus é Senhor, e como Senhor não somente tem autoridade para ensinar, mas também tem direito sobre a nossa vida. Ele é Senhor dos crentes e dos incrédulos. A diferença é que os crentes o reconhecem e o confessam como Senhor e submete ao seu Senhorio. É isso que as autoridades religiosas daquela época não estavam dispostas a fazer, porque não criam nele. E muitos hoje não o confessam porque também não crêem Nele. Hoje muitos até dizem reconhecer a autoridade de Jesus para ensinar as pessoas do seu tempo; o reconhecem como um grande mestre. Mas uma coisa é reconhecer a autoridade para ensinar outros; outra coisa é reconhecer a autoridade para ensinar você. Alguns podem até chegar neste ponto de reconhecer que ele tem autoridade para lhe ensinar; mas daí a submeter-se ao seu ensino é que é o grande problema da nossa geração, ou melhor, dizendo dos homens de todas as épocas. Este talvez seja o seu problema. Ser discípulo significa deixar tudo e seguir a Jesus. Este é o sentido mais completo daqueles que reconhecem a sua autoridade.
Por que os homens não se submetem a autoridade de Jesus? Tudo se resume em incredulidade. Não crêem em quem Jesus é Não crêem na sua obra e a razão da mesma. Não crêem na sua palavra, e o que a Palavra ensina sobre quem é o homem e o destino do mesmo.
1. Não crêem em quem Jesus é. A pergunta de Jesus para os sacerdotes e para os anciãos antes de ser uma pergunta capciosa era uma pergunta instrutiva, pois João Batista ensinou a seu respeito e como não creram que João Batista era de Deus, não creriam em Jesus também. O que João Batista ensinou a respeito de Jesus?
a) Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29 RA) Esta declaração de João Batista, já seria suficiente para crerem na autoridade de Jesus.
O cordeiro no Velho Testamento era oferecido como oferta pelo pecado, o sangue teria que ser derramado a gordura queimada. O cordeiro era o substituto do pecador. Estes cordeiros nada mais eram do que sombra do verdadeiro Cordeiro de Deus, do substituto de Deus que tira o pecado do mundo.
Então nesta frase de João Batista temos duas informações sobre quem é Jesus – Ele é o Substituto, o nosso substituto, o cordeiro de Deus. E em segundo lugar Ele tira o pecado do mundo. Tira o pecado, porque o pecado dos seus ele levou sobre si.
b) “disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Lucas 3:16 RA)
“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.” (Mateus 11:11 RA)
Se compararmos estes dois testemunhos de Jesus para João e de João para Jesus podemos ver que João por maior que seja disse que não era digno desatar-lhes as correias das suas sandálias. Isso mostra que ele cria que Jesus era o Cristo. “És tu o Cristo mandou perguntar ele. Cristo quer dizer o ungido de Deus, aquele que foi
c) “Convém que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30 RA) Nestas palavras João Batista reconhece que a Jesus pertence a glória, renuncia a todo e qualquer tipo de reconhecimento. Reconhece também que ele era apenas o seu predecessor.
2. João Batista ensinava arrependimentos
3. “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2 RA)
O ensinamento principal de João Batista está na sua própria mensagem e é disso que vai tratar a nossas parábolas em questão ou as nossas parábola, a dos dois filhos, dos lavradores maus e a da festa e seus convidados.

O QUE ENSINA A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS SOBRE ARREPENDIMENTO?


O primeiro Filho:
Não houve confronto, não discutiu não se desgastou diante do Pai, disse que ia trabalhar, mas não foi. Ele foi mentiroso, hipócrita. Este filho representa aquele tipo de pessoa que houve a repreensão, parece atento, reconhece a necessidade de mudança, até professa uma obediência, mas não obedece. Talvez este filho representasse os principais dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eram religiosos, sempre falavam em Deus em obediência, em fé, mas na verdade não havia mudança nas suas vidas. Professavam que iam obedecer, mas não obedeciam. Faziam suas próprias interpretações da lei para que pudessem estar com as consciências tranqüilas. No caso de Jesus, não criam em Jesus, não criam em João Batista, e nem na mensagem destes que era “Arrependei-vos. Estavam cheios de justiça própria, e não tinham do que arrepender, portanto não viam a necessidade de um salvador.
Você se parece com o primeiro filho, você se considera religioso, vem a Igreja, professa crer em Jesus, e professa ser salvo. Mas na verdade nunca chegou a um estado espiritual na vida em que sentisse o grande peso do pecado, a grande tortura da eminente condenação e a grande afronta que este pecado faz a Deus, Nunca sentiu que o seu pecado e hediondo, que afronta a santidade de Deus. Será que nunca chegou ao ponto de saber que este mesmo pecado custou a vida do Filho. Mas talvez esteja cheio de justiça própria, cheio das suas próprias idéias. Talvez até tenha ouvido os outros, mas os considera uns retrógados, suas idéias humanistas atrapalham você de se submeter a Palavra de Deus e a Palavra Viva que é Jesus. Oh amigo aparência de piedade não engana o Senhor rei do Universo, a sua prontidão para, e sua recusa para obedecer o levará para o inferno. Ninguém que nunca se arrependeu não será salvo. A sua religiosidade não o salvará, as suas orações, não o salvará. As suas boas obras não o salvarão. Arrependa-se da vida que leva, da hipocrisia, seja verdadeiro para com Deus, pois de Deus não se zomba e nem se engana. Que o espírito de Deus esteja movendo o seu coração neste momento, e se isto está acontecendo, não faça como este filho que disse que obedeceria ao Pai, mas não obedeceu. Talvez esteja pensando eu não consigo, não consigo obedecer. Que este pensamento não seja um pensamento de incredulidade e sim um pensamento que vem do Espírito de Deus, que está mostrando a sua total incapacidade. Jesus falou para os seus discípulos: “O que é impossível aos homens é possível a Deus.” Então clame ao Senhor para que tire de você este coração de pedra e lhe dê um coração de carne, propenso para crer, disposto a obedecer. Não é natural no ser humano se despir de toda a justiça própria e depender totalmente da justiça outrem. É isso que você deverá fazer, arrependa-se e confie só em Jesus para a sua salvação.
O Segundo Filho:
A recusa de Trabalhar na Vinha do Pai. “Não quero” disse ele. A sua vontade não estava quebrada.
1. Primeira coisa que podemos observar é que ele foi sincero, não justificou, não mentiu e não omitiu a sua vontade. Disse ele não quero.
Mentir para Deus escondendo-se atrás de uma religião ou da justiça própria é especialidade de muitos Mas no caso deste jovem, ele conseguiu expressar para o pai a sua vontade para ele não queria ir trabalhar. A vontade do ser humano está degenerada, contra a vontade do Pai, mas o primeiro passo é reconhecer este estado, é admitir que não quer fazer a vontade de Deus.. A bíblia diz que ninguém busca a Deus e diz ainda que Ele, é efetua em nós o querer. Eu não quero, oh se o ser humano conhecesse a si mesmo, então saberia que não tem interesse em fazer a vontade do pai, saberia que tem uma natureza corrompida, pecaminosa e por mais que diga quero fazer a vontade de Deus, sua natureza o engana, e vai observar que não consegue, mesmo quando quer. Mas o mesmo Deus que diz que Ele quem efetua o querer e o mesmo que no mesmo versículo diz que é quem efetua o realizar.
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13 RA)

2. Mudança de Pensamento. O Filho que não queria ir trabalhar foi foi. Alguma coisa deve ter acontecido na sua mente e coração que o fez mudar de idéia e atitude? O Senhor Jesus explica mais adiante que foi o arrependimento.
A bíblia está repleta de versículos que mostra a necessidade de arrependimento para alguém vir a Jesus e sua vontade ser transformada; vejamos alguns. O arrependimento foi o apelo feito por João Batista, O próprio Jesus e também os apóstolos.
“ Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 3:2 RA)

“ Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 4:17 RA)

“ dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” (Marcos 1:15 RA)

“ Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38 RA)

“ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,” (Atos 3:19 RA)
“ Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento.” (Mateus 9:13 RA)

Caro pecador, que Deus lhe dê a graça de chegar ao ponto de perguntar, “que faremos irmãos? Arrependei-vos é a resposta, mude sua opinião, que Deus penetre na sua mente e a transforme, aquilo que pensava que nunca mudaria o seu pensar, Deus o transforma a tal ponto de você mesmo se admirar, “nunca imaginei que pensaria desta forma. Mas caro amigo o processo é doloroso, os aguilhões que nos prendem são de ferro e com a força humana não se quebra. Nossa maneira de pensar está entranhada de tal forma que quando pensamos na possibilidade mudança começamos a recalcitrar, quando a luta se trava no seu interior, você luta para manter-se como está. A sua oposição contra aqueles que estão sendo usados para provocar esta mudança se torna ainda mais ferrenha, você passa odiá-los principalmente quando você observa que eles estão transformados e você sabe que isto é impossível, por outro lado a culpa e a certeza de que precisa mudar se tornam mais intensas. Ó caro amigo é o Espírito Santo, trabalhando na sua mente, nenhum homem poderia provocar esta mudança em você, nenhum homem poderia penetrar em seu interior e lutar contra você e vencê-lo. É o próprio Deus que está lutando, e é contra ele que você luta, não resista, rende-se aos seus pés. Arrependei-vos.

3. Mudança de Atitude - “Arrependendo-se foi” Ele a principio não queria, mas foi. O arrependimento sempre leva a uma mudança de atitude. O nosso jovem não queria trabalhar na vinha, mas foi trabalhar. O sua mente fora transformada, ele parou de lutar e resolveu obedecer ao pai.
Caro amigo. Todo arrependimento leva a mudança de atitude, a bíblia gosta sempre de nos mostrar este contraste. Fazia aquilo, agora faz outra coisa.
Veja alguns exemplos em Efésios
“No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:22-30 RA)
Os primeiros versículos falam de despojar e renovar e revestir-se. Deixa a mentira e fale a verdade. Não furtar, mas trabalhar, para acudir ao necessitado. Não sair da aboca palavra torpe, mas sair da boca palavras que seja boa para edificação e assim transmitir graça.
O que Paulo exorta aos irmãos da Igreja de Éfeso, é que eles coloquem em prática o seu arrependimento que professavam. A mudança de vida e atitude espera-se daquele em que o Espírito Santo de Deus já operara o arrependimento. Amigo você pode dizer que é de Deus se ainda não houve em você uma mudança de atitude. A bíblia diz que aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado. O pecado talvez ainda queira te dominar, mas aquele em quem Deus fez a obra não há de permanecer no pecado, porque é nascido de Deus e nele permanece a divina semente.
Você que professa ser salvo, que mudança de atitudes, você pode nomear que houve em sua vida. Seus interesses mudaram? Seus objetivos de vida mudaram? Tens interesse de conhecer mais a Deus, de orar mais? Apanhaste gosto pela palavra de Deus? Gosta de estar na Igreja com os seus irmãos, para ouvir da palavra de Deus?

4. Ele fez a vontade do Pai. A mudança de pensamento e de atitude leva automaticamente a uma terceira mudança. Renuncia da própria vontade para fazer a vontade do Pai. Há uma luta entre a carne e o Espírito para que porventura na seja feito o vosso querer. Sim o querer do crente muda, mas ainda existe uma luta interior da carne resistindo à vontade Deus. Só que agora nosso coração está mudado você tem liberdade para fazer a vontade do Pai, não és mais escravo do pecado. Você que professa arrependimento, tem prazer na vontade de Deus? Ou fazes ainda a sua vontade.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2 RA)
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:2 RA)


CONCLUSÃO:

31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.
32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.


PUBLICANOS E MERETRIZES.
Estes eram os pecadores mais desprezados dos sacerdotes e principais dos anciãos, Jesus volta a falar sobre João Batista, afirmando que Publicanos e Meretrizes deram crédito às Palavras de João, enquanto que eles (principais sacerdotes e anciãos do povo) não deram crédito. Mesmo vendo isso acontecer não deram crédito às suas palavras para crer nele ou na sua mensagem.
Há o testemunho de muitos pecadores. Óh quantos pecadores como estes não se tem convertido e você tem ouvido falar e tem até ouvido muitos testemunhos dos mesmos. Mas mesmo assim rejeitas o salvador e não crê nele. Achas que o Salvador foi bom para eles que eram pecadores, mas você não é tão pecador assim! Oh quem dera ficasses como o apóstolo Paulo ficou, quando ainda era Saulo, prostrado diante da intensa luz que veio sobre o seu coração, revelando-lhe que a sua justiça não passava de refugo e te considerasses o maior de todos os pecadores. Neste ponto ele não mais se comparava com publicanos e meretrizes, mas sim para aquele Jesus a quem ele estava perseguindo, de quem era inimigo e quando viu a sua luz, o seu coração pode ver o quando era pecador. Só um coração quebrantado como este pode se arrepender. Que Deus faça esta obra em você.

Nenhum comentário: