domingo, 16 de janeiro de 2011

O DEUS DAS RECOMPENSAS

“E Deus fez bem às parteiras... E, porque as parteiras temeram a Deus, Ele lhes constituiu família” (Êxodo 1:20).

        As duas parteiras, Sifrá e Puá, mostram que Deus sempre tem suas testemunhas neste mundo, especialmente quando os inimigos cercam o povo de Deus e parece que não há qualquer esperança. Os heróis da fé brilham no meio da escuridão espessa do ódio de Satanás contra os santos de Deus. Entretanto, o lado mais belo dessa verdade é que o Senhor mostra a Sua retribuição aos que Lhe servem neste mundo. Podemos ver isso nas vidas daquelas duas crentes tão corajosas. Qual foi a recompensa de Deus para Sifrá e Puá? “... Ele lhes constituiu família”. O povo de Deus precisa saber o quanto vale a pena servir ao Senhor neste mundo e esperar sempre de Deus a recompensa. Ele recompensa até mesmo os Seus inimigos que Lhe prestam serviço, quanto mais aos Seus santos que por amor a Ele Lhe servem de todo coração.
        Meditemos na grandeza das recompensas de Deus. Primeiro, Suas recompensas são banhadas de verdadeiro valor. Deus deu para Sifrá e Puá aquilo que elas realmente precisavam - um lar. As recompensas de Deus chegam aos Seus servos revestidas de utilidade para o viver dos santos neste mundo.
        Em segundo lugar, as suas recompensas ultrapassam o valor temporal. Quando Deus nos concede Suas recompensas elas terão influência que valerão para nossas vidas aqui e na eternidade. Elas atingirão em bênçãos, não somente o aspecto físico de nosso viver, como também serão de inestimável valor para a alma.
        Em terceiro lugar, as Suas recompensas nunca serão como um peso insuportável. Elas chegam até nossas mãos banhadas da suavidade da graça; adornadas da ternura de um coração bondoso; perfumadas do aroma celeste como bem-vindas à nossa companhia para que realmente possamos viver.
        Em quarto lugar, as recompensas de Deus serão vistas como valorosas e úteis. Para um profano como Esaú elas para nada servem, mas para o crente Jacó é infinitamente melhor a posição de primogenitura do que um mero prato de lentilhas. Elas resultam em alegria, prazer, amor e satisfação no viver.
        Em quinto e último lugar, consideremos o fato que as recompensas de Deus também redundam em louvor a Deus. Aprendamos com Ana o que resultou de sua espera em Deus (1Samuel 1). Que alegre e rejubilante louvor brotaram do seu coração! Deus é glorificado através de Suas recompensas. Não há nenhum crente confiante que viva triste e amargurado por servir ao Senhor. Não há nenhum crente fiel à Sua Palavra e experimentado no viver cristão que não esteja glorificando ao Senhor no seu viver. A genuína fé não é um peso no viver do crente, pelo contrário, a fé perseverante sobrevoa as alturas do conhecimento da Glória de Deus.
        Povo de Deus espere a excelência que vem das mãos amorosas, justas e soberanas do Senhor. É melhor esperar em Deus do que colher frutos amargos e venenosos daquilo que o mundo cruel nos dá. O mundo dá, mas cobra muito caro, além de fazer com que suas recompensas se tornem transtorno e pesadelo para o viver assim como vemos acontecer com os ímpios.

Nenhum comentário: