segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TIPOS INÚTEIS DE FÉ




John Charles Ryle
            Existem muitos Cristãos professos, homens e mulheres, que praticamente nada sabem sobre Cristo. A fé deles consiste em algumas noções vagas e expressões vazias. “Mas eles crêem que não são piores que outros; eles mantêm-se na igreja, tentam fazer as suas obrigações; não prejudicam ninguém; esperam que Deus seja misericordioso com eles! Eles confiam que o Poderoso lhes perdoará os seus pecados e os levará para o Céu quando morrerem”. Isto é quase a totalidade da sua fé.
            Existem dois meios pelos quais um homem pode perder a sua alma. Quais são eles?
            Primeiro: Ele pode perdê-la por viver e morrer sem nenhuma fé. Ele pode viver e morrer como um animal, como um ímpio, ateisticamente, sem a graça e incrédulo. Este é um caminho seguro para o Inferno. Cuidado para não andares por ele;
            Segundo. Ele pode perder a sua alma por aceitar determinado tipo de fé. Ele pode viver e morrer contentando-se com um cristianismo falso e descansando numa esperança sem fundamento. Este é o caminho mais comum que existe para o Inferno.
O QUE QUEREMOS DIZER COM "FÉ INÚTIL"?
            Em primeiro lugar, uma fé é totalmente inútil quando Jesus Cristo não é o principal objeto e não ocupa o lugar principal.
            Mas o que estas pessoas sabem de fato sobre Cristo? Nada! Nada mesmo! Que relação experiencial têm eles com os Seus ofícios e obra, o Seu sangue, a Sua justiça, a Sua mediação, o Seu sacerdócio e a Sua intercessão? Nenhuma! Nenhuma mesmo! Pergunte-lhes sobre a fé salvífica; pergunte-lhes sobre o nascer de novo do Espírito; pergunte-lhes sobre ser santificado em Cristo Jesus. Que resposta terá? Será um bárbaro para eles. Colocou-lhes questões bíblicas simples, mas eles não sabem mais sobre elas, experimentalmente, do que um budista ou um mulçumano.
            E mesmo assim, esta é a fé de centenas de milhares de pessoas por todo mundo que são chamadas de cristãs. Se você é uma pessoa deste tipo, eu advirto-o claramente que tal cristianismo nunca o levará para o Céu. Ele pode fazer muito bem aos olhos dos homens; pode ser aprovado no conselho da igreja, no escritório, no parlamento inglês ou nas ruas, mas ele nunca o confortará; nunca satisfará a sua consciência; nunca salvará a sua alma.
            Eu advirto-o claramente, que todas as noções e teorias sobre Deus ser misericordioso sem Cristo são ilusões sem fundamento e imaginações vãs. Tais teorias são puramente ídolos da invenção humana, tanto quanto os ídolos hindus. Elas são todas da Terra, terrestres; nunca desceram do Céu. O Deus do Céu selou e nomeou Cristo como o único Salvador e caminho para a vida e todos que quiserem ser salvos devem satisfazer-se em serem salvos por Ele, do contrário, de forma alguma serão salvos. Eu dou-lhe um aviso legítimo: Uma fé sem Cristo nunca salvará a sua alma.
            Mas eu ainda tenho outra coisa a dizer-lhe. Uma fé é inteiramente inútil quando une qualquer coisa a Cristo a respeito da salvação da sua alma. Não deve somente depender de Cristo, mas deve depender de Cristo somente e exclusivamente de Cristo para a sua salvação.
            Existem multidões de homens e de mulheres que professam honrar a Cristo, mas na realidade desonram-nO grandemente. Eles dão a Cristo certo lugar no seu sistema religioso, mas não o lugar que Deus tencionou que Ele ocupasse. Cristo, exclusivamente, não é “tudo em todos” para suas almas. Não!
            É Cristo e a igreja; ou Cristo e os sacramentos; ou Cristo e os Seus ministros ordenados; ou Cristo e a bondade deles; ou Cristo e as suas orações; ou Cristo e a sinceridade e caridade deles, nas quais eles realmente descansam as suas almas.
            Se é um cristão deste tipo, eu também o advirto claramente que a sua fé é uma ofensa a Deus. Está a mudar o plano de salvação de Deus para um plano da sua própria invenção. De fato está a depor Cristo do Seu trono, dando a glória que Lhe é devida a Ele a outro.
            Eu não me importo com quem lhe ensina a sua fé, nem em cuja palavra confia. Se ele é papa ou cardeal, arcebispo ou bispo, diácono ou presbítero, episcopal ou presbiteriano, batista, independente ou metodista; quem quer que acrescente alguma coisa a Cristo, está a ensinar incorretamente.
            Eu não me preocupo com o que está a juntar a Cristo. Se é a necessidade de unir-se à igreja de Roma, ou de ser um episcopal, ou um sacerdote independente, ou desistir da liturgia, ou de ser batizado. O que quer que seja que acrescente a Cristo no que se refere à salvação está a ofender a Cristo.
            Atente para o que está a fazer. Cuidado para não dar aos servos de Cristo a honra devida a ninguém, além de Cristo. Cuidado para não dar a ordenanças a honra devida ao Senhor. Cuidado para não descansar o fardo da sua alma em coisa alguma a não ser em Cristo e Cristo exclusivamente. Cuidado para não ter uma fé que seja inútil e que não pode salvar.
            É horrível não ter nenhuma fé. Ter uma alma imortal confiada ao seu cuidado e você negligenciá-la, é terrível. Porém, não menos terrível, é estar contente com uma fé que não lhe pode fazer nenhum bem.
Não permita que este seja seu caso!


Nenhum comentário: