terça-feira, 9 de outubro de 2012

CARACTERÍSTICAS DO NÃO CONVERTIDO



       Alleine
 Pecador, considere sinceramente se você está incluído numa dessas classes, pois se for esse o caso, você está no fel da amargura e na escravidão da iniquidade, visto que todos esses têm os sinais em suas testas e são, sem dúvida alguma, filhos da morte. E se assim for, que o Senhor se compadeça de nossas pobres congregações. Oh, quão pequeno é o número que restará quando essas dez classes forem excluídas.
         Senhores, admiro-me dos esforços que fazeis para manter a confiança no vosso bom estado quando Deus, lá do Céu, Se declara contra vocês e decreta a vossa condenação! Quero arrazoar com vocês, da mesma maneira que Deus fez com o Seu povo: "Como dizes logo: Não estou contaminado... ? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste..." (Jeremias2:23). Ó homem, a tua consciência não está avisada dos teus ardis enganosos, dos teus pecados secretos, do teu costume de mentir? Sim, os teus amigos, a tua família, os teus vizinhos não testemunham a tua profana negligência da adoração de Deus, das tuas atitudes cobiçosas, do teu comportamento invejoso e malicioso? Será que eles não podem apontar para ti e dizerem: "Lá vai o pródigo jogador; lá vai o Nabal beberrão, companheiro dos que praticam o mal; lá vai o escarnecedor, zombador, ou folgazão!" Amado leitor, Deus escreveu com um raio de sol, no livro pelo qual você vai ser julgado, que essas não são as características dos Seus filhos e que nenhum dos que as possui escapará da condenação do Inferno, a menos que seja renovado pela graça da conversão.
         Oh, que tu sejas agora persuadido a arrependeres-te e a deixares todas as tuas transgressões, ou então a iniquidade será a tua ruína. (Ezequiel 18:30). Oh, pobres pecadores endurecidos! Será que tenho de deixá-los onde estão? Será que tenho de deixar o beberrão sossegado na sua taberna? Será que tenho de deixar o malicioso no seu veneno? Entretanto, precisais de saber que fostes avisados e que eu não sou culpado do vosso sangue; e quer escuteis, quer desistais, vou deixar-vos estes versículos que servirão de trovões para acordar-vos ou de ferro causticante para endurecer-vos: "Mas Deus ferirá gravemente a cabeça dos Seus inimigos e o crânio cabeludo do que anda nas suas culpas". "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura". "Mas porque clamei e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; ... também eu me rirei na vossa perdição, e zombarei, vindo o vosso temor." (Salmo 68:21; Provérbios 29:1; Provérbios 1:24-27).
         Pois bem, imagino agora que muitos começarão a bendizer-se e a pensar que tudo está bem, porque não podem ser acusados desses pecados mais torpes. Mas preciso dizer-lhes que há um outro tipo de pessoas não santificadas, que não têm os sinais nas testas, mas têm-nos de forma mais secreta e encoberta. Essas pessoas frequentemente enganam-se a si mesmos e aos outros, passando por bons cristãos, quando na realidade ainda não estão salvos. Muitos não são descobertos até que a morte e o julgamento tragam tudo à luz. Esses autoenganadores parecem chegar até à porta do Céu certos de sua admissão, mas no fim não conseguem entrar. (Mateus 7:22). Rogo-vos encarecidamente que apliqueis aos seus corações e retenhais firmemente esta reflexão que é um alerta, isto é, que multidões perecem por causa de algum pecado secreto, o qual não está escondido apenas dos outros, mas devido a não perscrutarem os vossos próprios corações; está escondido até deles mesmos. Um homem pode estar isento de poluições patentes, e, contudo, morrer por causa de algum pecado que passa desapercebido; e existem os seguintes doze pecados ocultos, pelos quais as almas descem aos milhares para os recintos da morte eterna. Precisais de investigar cuidadosamente estes pecados e considerá-los como marcas negras onde quer que se encontrem, e como reveladores de um estado não regenerado e se amais as vossas suas vidas, notem os mesmos cuidadosamente com zelo santo para que vocês não se revelem ser as pessoas referidas.

Nenhum comentário: