Alleine
(1) Pecador, você não vai
desistir da sua inútil esperança de ser salvo nesta condição? Bildade diz:
"... será a Terra deixada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu
lugar?" (Job 18:4). Será que posso argumentar ainda mais com você? Serão
as leis do Céu alteradas por sua causa? Serão os fundamentos eternos
transtornados por sua causa? Irá Cristo confundir a onisciência do Pai ou
encurtar o braço do Seu poder eterno por sua causa? Será a justiça divina
violada por sua causa? Ou o brilho de Sua santidade empanado por sua causa? Oh,
a impossibilidade, o absurdo, a blasfêmia de tal confiança! Pensar que Cristo o
salvará nessa condição é fazer do Salvador um pecador e ofender a infinita
Majestade como nenhum dos ímpios da Terra ou nenhum dos demônios do Inferno
jamais fez ou poderia fazer; e nem assim você vai desistir dessa esperança
blasfema?
(2)
Salvar os homens e mantê-los em seus pecados seria ir contra a palavra de Cristo. Não
precisamos dizer: "... Quem subirá ao Céu? (isto é, trazer do alto a
Cristo). Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os
mortos a Cristo)... A palavra está junto de ti". (Romanos 10:6-8). Você
concorda que Cristo vai encerrar a controvérsia? Ouça, então, as Suas próprias
palavras: "... se não vos converterdes..., de modo algum entrareis no
reino dos céus." "... Necessário vos é nascer de novo."
"... Se eu te não lavar, não tens parte comigo." "... se vos não
arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Mateus 18:3; João 3:7;
João 13:8; Lucas 13:3). Poder-se-ia pensar que uma só palavra de Cristo seria
suficiente; mas quão frequente e sinceramente Ele a reitera: "Em verdade,
em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de
Deus". (João 3:3). Sim, Ele não somente afirma, mas também prova a
necessidade do novo nascimento da carnalidade e da pecaminosidade do primeiro
nascimento, em razão das quais o homem não está mais apto para o Céu do que os
animais para o aposento do rei. E você ainda descansará na sua confiança
altiva, frontalmente contrária às palavras de Cristo? Ele teria que agir
completamente contra a lei do Seu reino e contra as regras do Seu julgamento
para salvá-lo nesse estado.
(3)
Salvar os homens e mantê-los em seu estado pecaminoso seria ir contra o juramento de
Cristo. Levantando a Sua mão ao Céu, Ele jurou que aqueles que permanecessem na
incredulidade e não conhecessem os Seus caminhos (isto é, fossem ignorantes
deles ou a eles desobedientes), não entrariam no Seu descanso (Hebreus 3:18). Ó
pecador, você ainda não acreditará que Ele está falando muito a sério? O
concerto da graça está confirmado por um juramento e selado com sangue; mas
tudo isso ficaria anulado e seria achado um novo caminho para o Céu, caso você
fosse salvo nesse estado, isto é, vivendo e morrendo sem santificação. Nos Seus
tratos com os homens Deus condescendeu ao máximo o que Sua honra Lhe permite.
Os
homens não podem ser salvos enquanto não forem convertidos, a menos que
consigam que um outro concerto seja feito e que toda a estrutura do Evangelho —
que foi estabelecida para sempre com tão veneráveis solenidades — seja
completamente alterada. Não devem estar loucos aqueles que esperam tal coisa?
(4)
Salvar os homens em seus pecados seria ir contra a honra de Cristo. Deus
mostrará o Seu amor pelo pecador ao mesmo tempo que mostrará o Seu ódio pelo
pecado. Portanto, aquele que invoca o nome de Jesus, precisa apartar-se da
iniquidade e renunciar a toda a impiedade; e aquele que tem a esperança de vida
em Cristo, precisa purificar-se a si mesmo como Ele é puro, doutro modo Cristo
seria considerado um aprovador do pecado (II Timóteo 2:19; Tito 2:12; I João
3:3). O Senhor Jesus quer que o mundo inteiro saiba que embora Ele perdoe o
pecado não significa que Ele protege o pecado. Se um homem santo como David
falou, "Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade..."
(Salmo 6:8), e fechou as suas portas contra eles (Salmo 101:7), não devemos
esperar muito mais da santidade de Cristo?
Seria digno de Sua honra ter
cachorros à mesa, ou abrigar porcos juntamente com Seus filhos, ou fazer do
seio de Abrão um ninho de víboras?
(5)
Salvar os homens e mantê-los em seu estado pecaminoso seria agir contra os Seus ofícios.
Deus elevou-O a Príncipe e Salvador (Atos 5:31). Ele estaria agindo contra
esses atributos se salvasse os homens em seus pecados. É ofício do rei ser um
terror para os malfeitores, e um louvor para os que praticam o bem. "... é
ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal". (Romanos
13:4). Ora, se Cristo favorecesse os ímpios, ou seja, os que permanecem em seus
pecados, e levasse para reinar com Ele aqueles que não queriam que Ele reinasse
sobre eles estaria completamente contra os Seus ofícios. Portanto, Ele reina
para que possa colocar os Seus inimigos debaixo de Seus pés. Se por outro lado
Ele os acolhesse em Seu seio, frustraria o objetivo do Seu poder real. Pertence
a Cristo, na qualidade de Rei, o poder de subjugar os corações e aniquilar as
concupiscências de Seus escolhidos (Salmos 65:5 e 110:3). Que rei levaria
rebeldes em franca hostilidade para sua corte? O que significaria isso, senão
trair a vida, o reino, o governo e tudo o mais? Se Cristo é Rei, honra,
reverência e sujeição Lhe são devidas. Ora, salvar os homens enquanto se
encontram na sua inimizade natural, seria obscurecer a Sua dignidade, perder a
Sua autoridade, trazer desonra para o Seu governo e vender por nada os Seus
direitos adquiridos por elevado preço.
Outrossim,
Cristo não seria Príncipe nem Salvador se Ele fizesse isso, pois a Sua salvação
é espiritual. Ele chama-Se Jesus, porque salva o Seu povo dos pecados deles
(Mateus 1:21). De modo que se Ele os salvasse em seus pecados, não seria Senhor
nem Jesus. Salvar os homens do castigo e não do poder do pecado, seria fazer a
obra pela metade e ser um Salvador imperfeito. A Sua função como o Libertador,
é desviar as impiedades de Jacob (Romanos 11:26). Ele foi enviado para abençoar
os homens e desviá-los de suas iniquidades (Atos 3:26) e para dar um fim ao
pecado (Daniel 9:24). De modo que Ele iria destruir os Seus próprios desígnios
e anular os Seus ofícios, se salvasse os homens em seu estado de não convertidos.
Levante-se,
então! O que pretende, ó dormente? Acorde, ó pecador confiante, para que não
seja consumido em suas iniquidades. Diga como os leprosos: "... e se
ficarmos aqui, também morreremos". (II Reis 7:3-4). Na verdade, tão certo
como está fora do Inferno agora, você estará dentro dele brevemente, a menos
que se arrependa e seja convertido. Não há outra porta, senão esta, para você
escapar. Levante-se, portanto, ó preguiçoso, e livre-se das suas desculpas; até
quando você ficará cochilando de mãos cruzadas para dormir? Vai se deitar no
meio do mar ou dormir no topo de um mastro? (Provérbios 23:34). Não há remédio:
você precisa de voltar-se para Deus ou de queimar-se no Inferno.
Há
uma necessidade absoluta de mudança na sua condição, a não ser que você tenha
resolvido suportar o pior e desafiar o Todo-Poderoso. Se você ama a sua vida, ó
homem, levante-se e saia daí. Parece-me ver o Senhor Jesus colocando as Suas
misericordiosas mãos sobre você numa santa urgência; acho que Ele age como os
anjos fizeram com Lot: "... os anjos apertaram Lot, dizendo: Levanta-te...
para que não pereças... Ele porém demorava-se e aqueles varões lhe pegaram pela
mão, ...sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da
cidade e disseram: Escapa-te por tua vida, ... e não pares em toda esta
campina; escapa lá para o monte, para que não pereças". (G ênesis 19:15-17).
Ó
quão terrível será a sua destruição se continuarem a endurecer os seus corações
em seu estado pecaminoso! Mas nenhum de vocês pode alegar não haver recebido
justos avisos. Contudo, não posso abandoná-los. Não me basta ter libertado a
minha própria alma. Porventura irei embora sem cumprir a minha missão? Nenhum
de vocês vai levantar-se e seguir-me? Será que estive todo esse tempo falando
para o vento? Será que tenho estado a encantar a víbora surda ou a aquietar o
oceano revolto com os meus argumentos? Falo a árvores, a rochas ou a homens, a
túmulos e a monumentos de mortos ou a seres viventes? Se vocês são seres
humanos e não objetos insensíveis, parem e considerem para onde estão indo! Se
têm raciocínios e entendimentos humanos, não se atrevam a correr para as chamas
e cair no Inferno com os olhos abertos; mas parem e pensem, e comecem a
arrepender-se. Que é isso homens? Ainda vão correr para o Inferno, quando nem
os animais se deixam ser forçados a isso? O quê? Vocês, que são dotados de
razão, ainda brincam com a morte e o Inferno, e com a vingança do
Todo-Poderoso? Será que os homens diferem dos animais apenas no fato de que
estes, não tendo previsão, não se importam em fazer providências para as coisas
por vir? E vocês, que estão sendo avisados, não se apressam em escapar dos
tormentos eternos? Oh, mostrem que são seres humanos e permitam que a razão
prevaleça com vocês.
Seria
justo vocês contenderem com o Senhor, vosso Criador, ou endurecerem os vossos
corações contra a Sua Palavra, como se a Força de Israel fosse mentir? (Isaías
45:9; Jó 9:4; I Samuel 15:29). Seria justo que uma criatura com a capacidade de
entender pereça, sim, viva completamente contra a verdadeira finalidade da sua
existência? Seria justo que o único ser neste mundo a quem Deus deu a
capacidade de conhecer a Sua vontade e de glorificá-lO, viva ignorando o seu
Criador, sendo-Lhe inútil a Ele, sim, esteja engajado contra Ele, e cuspa o seu
veneno no rosto do seu Criador? Ouçam, ó céus, e dá ouvidos, ó Terra, e
permitam que as criaturas irracionais julguem se é justo que o homem, a quem
Deus criou e alimentou se rebele contra Ele. Julguem por si mesmos. Seria uma
coisa racional as raízes e os espinhos enfrentarem uma batalha contra o fogo
devorador, ou o barro da Terra contender com o seu Criador? Vocês dirão:
"Não, não é possível"; ou certamente o olho da razão está
completamente vazado. E se isso não for racional então não há razão para que
vocês continuem como estão, mas há toda a razão do mundo para que se voltem
imediatamente e se arrependam.
O
que direi? Eu poderia esgotar-me neste argumento. Oh, se vocês pelo menos me
ouvissem; se começassem agora uma nova vida! Não querem ser purificados? Quando
é que isso vai acontecer? Amigos, sentem-se e considerem o argumento que acabo
de mencionar. Não seria melhor voltarem? Venham, e raciocinemos juntos. É bom para
vocês estarem aqui? É bom experimentar se Deus vai cumprir a Sua Palavra e se
endurecerem num conceito de que tudo está bem enquanto permanecem não
santificados?
Que
tristeza sinto por tais pecadores! Terão que perecer, finalmente, aos milhares?
Que argumentos usarei com eles que ainda não tenho usado? "... de que
outra maneira procederia com a filha do meu povo?" (Jeremias 9:7).
"Ó
Senhor Deus, ajuda-me. Que tristeza! Devo deixá-los, então? Se eles não me
ouvirem, pelo menos que Tu me ouças. Oh, que eles pudessem viver na Tua
presença! Senhor, salva-os, ou perecerão. Meu coração se derreteria ao ver as
suas casas queimando enquanto estivessem dormindo profundamente em suas camas;
e não se comoverá, então, a minha alma dentro de mim ao vê-los caindo na perdição
eterna? Senhor, tem compaixão, e salva-os do Inferno. Manifesta o Teu poder
divino, e a obra será-feita".
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