sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A NECESSIDADE DE CONVERSÃO (continuação



Alleine
        (1) Pecador, você não vai desistir da sua inútil esperança de ser salvo nesta condição? Bildade diz: "... será a Terra deixada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?" (Job 18:4). Será que posso argumentar ainda mais com você? Serão as leis do Céu alteradas por sua causa? Serão os fundamentos eternos transtornados por sua causa? Irá Cristo confundir a onisciência do Pai ou encurtar o braço do Seu poder eterno por sua causa? Será a justiça divina violada por sua causa? Ou o brilho de Sua santidade empanado por sua causa? Oh, a impossibilidade, o absurdo, a blasfêmia de tal confiança! Pensar que Cristo o salvará nessa condição é fazer do Salvador um pecador e ofender a infinita Majestade como nenhum dos ímpios da Terra ou nenhum dos demônios do Inferno jamais fez ou poderia fazer; e nem assim você vai desistir dessa esperança blasfema?
         (2) Salvar os homens e mantê-los em seus pecados seria ir contra a palavra de Cristo. Não precisamos dizer: "... Quem subirá ao Céu? (isto é, trazer do alto a Cristo). Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)... A palavra está junto de ti". (Romanos 10:6-8). Você concorda que Cristo vai encerrar a controvérsia? Ouça, então, as Suas próprias palavras: "... se não vos converterdes..., de modo algum entrareis no reino dos céus." "... Necessário vos é nascer de novo." "... Se eu te não lavar, não tens parte comigo." "... se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis." (Mateus 18:3; João 3:7; João 13:8; Lucas 13:3). Poder-se-ia pensar que uma só palavra de Cristo seria suficiente; mas quão frequente e sinceramente Ele a reitera: "Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". (João 3:3). Sim, Ele não somente afirma, mas também prova a necessidade do novo nascimento da carnalidade e da pecaminosidade do primeiro nascimento, em razão das quais o homem não está mais apto para o Céu do que os animais para o aposento do rei. E você ainda descansará na sua confiança altiva, frontalmente contrária às palavras de Cristo? Ele teria que agir completamente contra a lei do Seu reino e contra as regras do Seu julgamento para salvá-lo nesse estado.
         (3) Salvar os homens e mantê-los em seu estado pecaminoso seria ir contra o juramento de Cristo. Levantando a Sua mão ao Céu, Ele jurou que aqueles que permanecessem na incredulidade e não conhecessem os Seus caminhos (isto é, fossem ignorantes deles ou a eles desobedientes), não entrariam no Seu descanso (Hebreus 3:18). Ó pecador, você ainda não acreditará que Ele está falando muito a sério? O concerto da graça está confirmado por um juramento e selado com sangue; mas tudo isso ficaria anulado e seria achado um novo caminho para o Céu, caso você fosse salvo nesse estado, isto é, vivendo e morrendo sem santificação. Nos Seus tratos com os homens Deus condescendeu ao máximo o que Sua honra Lhe permite.
         Os homens não podem ser salvos enquanto não forem convertidos, a menos que consigam que um outro concerto seja feito e que toda a estrutura do Evangelho — que foi estabelecida para sempre com tão veneráveis solenidades — seja completamente alterada. Não devem estar loucos aqueles que esperam tal coisa?
         (4) Salvar os homens em seus pecados seria ir contra a honra de Cristo. Deus mostrará o Seu amor pelo pecador ao mesmo tempo que mostrará o Seu ódio pelo pecado. Portanto, aquele que invoca o nome de Jesus, precisa apartar-se da iniquidade e renunciar a toda a impiedade; e aquele que tem a esperança de vida em Cristo, precisa purificar-se a si mesmo como Ele é puro, doutro modo Cristo seria considerado um aprovador do pecado (II Timóteo 2:19; Tito 2:12; I João 3:3). O Senhor Jesus quer que o mundo inteiro saiba que embora Ele perdoe o pecado não significa que Ele protege o pecado. Se um homem santo como David falou, "Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade..." (Salmo 6:8), e fechou as suas portas contra eles (Salmo 101:7), não devemos esperar muito mais da santidade de Cristo?
Seria digno de Sua honra ter cachorros à mesa, ou abrigar porcos juntamente com Seus filhos, ou fazer do seio de Abrão um ninho de víboras?
         (5) Salvar os homens e mantê-los em seu estado pecaminoso seria agir contra os Seus ofícios. Deus elevou-O a Príncipe e Salvador (Atos 5:31). Ele estaria agindo contra esses atributos se salvasse os homens em seus pecados. É ofício do rei ser um terror para os malfeitores, e um louvor para os que praticam o bem. "... é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal". (Romanos 13:4). Ora, se Cristo favorecesse os ímpios, ou seja, os que permanecem em seus pecados, e levasse para reinar com Ele aqueles que não queriam que Ele reinasse sobre eles estaria completamente contra os Seus ofícios. Portanto, Ele reina para que possa colocar os Seus inimigos debaixo de Seus pés. Se por outro lado Ele os acolhesse em Seu seio, frustraria o objetivo do Seu poder real. Pertence a Cristo, na qualidade de Rei, o poder de subjugar os corações e aniquilar as concupiscências de Seus escolhidos (Salmos 65:5 e 110:3). Que rei levaria rebeldes em franca hostilidade para sua corte? O que significaria isso, senão trair a vida, o reino, o governo e tudo o mais? Se Cristo é Rei, honra, reverência e sujeição Lhe são devidas. Ora, salvar os homens enquanto se encontram na sua inimizade natural, seria obscurecer a Sua dignidade, perder a Sua autoridade, trazer desonra para o Seu governo e vender por nada os Seus direitos adquiridos por elevado preço.
         Outrossim, Cristo não seria Príncipe nem Salvador se Ele fizesse isso, pois a Sua salvação é espiritual. Ele chama-Se Jesus, porque salva o Seu povo dos pecados deles (Mateus 1:21). De modo que se Ele os salvasse em seus pecados, não seria Senhor nem Jesus. Salvar os homens do castigo e não do poder do pecado, seria fazer a obra pela metade e ser um Salvador imperfeito. A Sua função como o Libertador, é desviar as impiedades de Jacob (Romanos 11:26). Ele foi enviado para abençoar os homens e desviá-los de suas iniquidades (Atos 3:26) e para dar um fim ao pecado (Daniel 9:24). De modo que Ele iria destruir os Seus próprios desígnios e anular os Seus ofícios, se salvasse os homens em seu estado de não convertidos.
         Levante-se, então! O que pretende, ó dormente? Acorde, ó pecador confiante, para que não seja consumido em suas iniquidades. Diga como os leprosos: "... e se ficarmos aqui, também morreremos". (II Reis 7:3-4). Na verdade, tão certo como está fora do Inferno agora, você estará dentro dele brevemente, a menos que se arrependa e seja convertido. Não há outra porta, senão esta, para você escapar. Levante-se, portanto, ó preguiçoso, e livre-se das suas desculpas; até quando você ficará cochilando de mãos cruzadas para dormir? Vai se deitar no meio do mar ou dormir no topo de um mastro? (Provérbios 23:34). Não há remédio: você precisa de voltar-se para Deus ou de queimar-se no Inferno.
         Há uma necessidade absoluta de mudança na sua condição, a não ser que você tenha resolvido suportar o pior e desafiar o Todo-Poderoso. Se você ama a sua vida, ó homem, levante-se e saia daí. Parece-me ver o Senhor Jesus colocando as Suas misericordiosas mãos sobre você numa santa urgência; acho que Ele age como os anjos fizeram com Lot: "... os anjos apertaram Lot, dizendo: Levanta-te... para que não pereças... Ele porém demorava-se e aqueles varões lhe pegaram pela mão, ...sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade e disseram: Escapa-te por tua vida, ... e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças". (G ênesis 19:15-17).
         Ó quão terrível será a sua destruição se continuarem a endurecer os seus corações em seu estado pecaminoso! Mas nenhum de vocês pode alegar não haver recebido justos avisos. Contudo, não posso abandoná-los. Não me basta ter libertado a minha própria alma. Porventura irei embora sem cumprir a minha missão? Nenhum de vocês vai levantar-se e seguir-me? Será que estive todo esse tempo falando para o vento? Será que tenho estado a encantar a víbora surda ou a aquietar o oceano revolto com os meus argumentos? Falo a árvores, a rochas ou a homens, a túmulos e a monumentos de mortos ou a seres viventes? Se vocês são seres humanos e não objetos insensíveis, parem e considerem para onde estão indo! Se têm raciocínios e entendimentos humanos, não se atrevam a correr para as chamas e cair no Inferno com os olhos abertos; mas parem e pensem, e comecem a arrepender-se. Que é isso homens? Ainda vão correr para o Inferno, quando nem os animais se deixam ser forçados a isso? O quê? Vocês, que são dotados de razão, ainda brincam com a morte e o Inferno, e com a vingança do Todo-Poderoso? Será que os homens diferem dos animais apenas no fato de que estes, não tendo previsão, não se importam em fazer providências para as coisas por vir? E vocês, que estão sendo avisados, não se apressam em escapar dos tormentos eternos? Oh, mostrem que são seres humanos e permitam que a razão prevaleça com vocês.
         Seria justo vocês contenderem com o Senhor, vosso Criador, ou endurecerem os vossos corações contra a Sua Palavra, como se a Força de Israel fosse mentir? (Isaías 45:9; Jó 9:4; I Samuel 15:29). Seria justo que uma criatura com a capacidade de entender pereça, sim, viva completamente contra a verdadeira finalidade da sua existência? Seria justo que o único ser neste mundo a quem Deus deu a capacidade de conhecer a Sua vontade e de glorificá-lO, viva ignorando o seu Criador, sendo-Lhe inútil a Ele, sim, esteja engajado contra Ele, e cuspa o seu veneno no rosto do seu Criador? Ouçam, ó céus, e dá ouvidos, ó Terra, e permitam que as criaturas irracionais julguem se é justo que o homem, a quem Deus criou e alimentou se rebele contra Ele. Julguem por si mesmos. Seria uma coisa racional as raízes e os espinhos enfrentarem uma batalha contra o fogo devorador, ou o barro da Terra contender com o seu Criador? Vocês dirão: "Não, não é possível"; ou certamente o olho da razão está completamente vazado. E se isso não for racional então não há razão para que vocês continuem como estão, mas há toda a razão do mundo para que se voltem imediatamente e se arrependam.
         O que direi? Eu poderia esgotar-me neste argumento. Oh, se vocês pelo menos me ouvissem; se começassem agora uma nova vida! Não querem ser purificados? Quando é que isso vai acontecer? Amigos, sentem-se e considerem o argumento que acabo de mencionar. Não seria melhor voltarem? Venham, e raciocinemos juntos. É bom para vocês estarem aqui? É bom experimentar se Deus vai cumprir a Sua Palavra e se endurecerem num conceito de que tudo está bem enquanto permanecem não santificados?
         Que tristeza sinto por tais pecadores! Terão que perecer, finalmente, aos milhares? Que argumentos usarei com eles que ainda não tenho usado? "... de que outra maneira procederia com a filha do meu povo?" (Jeremias 9:7).
         "Ó Senhor Deus, ajuda-me. Que tristeza! Devo deixá-los, então? Se eles não me ouvirem, pelo menos que Tu me ouças. Oh, que eles pudessem viver na Tua presença! Senhor, salva-os, ou perecerão. Meu coração se derreteria ao ver as suas casas queimando enquanto estivessem dormindo profundamente em suas camas; e não se comoverá, então, a minha alma dentro de mim ao vê-los caindo na perdição eterna? Senhor, tem compaixão, e salva-os do Inferno. Manifesta o Teu poder divino, e a obra será-feita".

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