sexta-feira, 30 de agosto de 2024

MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (2)


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

MARAVILHOSA GRAÇA QUE DIRIGE-SE A TODOS: “...Todos vós…”

Tendo dado a introdução, agora é o momento para que sejamos tomados pela mensagem que o Espírito de Deus nos entrega no texto. Eu sei que não sou capaz de expor tudo o que o texto sagrado nos mostra, porque sei que, como qualquer outro pregador, sou limitado. Posso confessar que sou o mais limitado entre todos. Não é nada fácil para um pregador conquistar as maravilhas de Deus para si mesmo, porque essa é a nossa primeira tarefa. Mas à medida que passamos pelas maravilhas da graça, quando oramos e sentimos nossa miséria diante das riquezas da graça, nosso Senhor se compadece de nós e vai nos mostrando o que significa a grandeza dessa imensa e poderosa salvação.

Também, nosso alvo é transmitir aos outros o que nos é entregue: “Antes vos entreguei o que também recebi” (1 Coríntios 15:3), foi o que Paulo falou aos Corintos. O mundo e a igreja precisam ouvir do evangelho, por isso precisamos ser cuidadosos em preparar bem o alimento santo, para que desça do céu aos corações, na ministração feita com plena convicção. O coração do pregador é o forno onde o sermão é assado em nossas profundas emoções e assim entregaremos o pão bem quentinho aos homens.

Bem, temos que nos envolver com a mensagem mais importante de toda Escritura: A mensagem do evangelho da glória. Tomei esse título para as mensagens que trago diariamente, porque o evangelho da glória faz diferença clara do evangelho humanista, especialmente tão pregada em nossos dias. Além disso vejo a igreja de Deus envolvida com coisas periféricas, ao invés de ir diretamente à veia jugular deste mundo, a fim de pregar o que foi mandado que pregássemos – o evangelho. Foi o que Paulo falou à igreja de Corinto, igreja que estava dividida e que nessa divisão entrou satanás com pecado da imoralidade, da idolatria, do orgulho e da dúvida acerca de preciosas doutrinas, como a ressurreição (1 Coríntios 15).

Mas note o que Paulo falou àqueles crentes: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:3). Veja como Paulo atacou o espírito de divisão ali. Ele estava dizendo que eles estavam falhando na mensagem da cruz – Cristo crucificado. Quando saíram disso, a igreja ficou focada nos homens e não na verdade que transforma. É a mensagem da cruz que a bíblia respira em toda sua história, doutrinas, profecias, leis, hinos, etc. Todo enfoque está no “Cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

O que temos de fazer atualmente? Não é voltar à verdade? Não estou dizendo que não falaremos de outros assuntos, mas o que quero afirmar aqui é que todas as outras mensagens devem derivar da cruz. Foi esse o ensino que Paulo transmitiu aos crentes da galácia. A igreja será humilde, consagrada e disposta a andar, quando for enfatiza a mensagem da cruz.

“Quero estar ao pé da cruz, de onde rica fonte corre franca, salutar do calvário monte”

Nenhum comentário: