sábado, 3 de agosto de 2024

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (16)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
        POSTURA CORRETA: “Humilhai-vos na presença do Senhor...”
        Caro leitor, qual deve ser a postura correta da alma ante o Salvador?: “Humilhai-vos...”. Como o homem será elevado à salvação, sem que primeiro conheça sua queda? Acha que Deus aceita o homem em seu orgulho? Acha que Deus é levado pela aparência? Acha que Deus é atraído pela religiosidade externa? Caro leitor, não podemos esquecer que para entrar no reino de Deus precisa ser chamado por Deus, e Ele o faz mirando homens e mulheres que estão caídos; Ele opera maravilhas entre aqueles que temem o Seu Nome; Sua intimidade é mostrada somente aos que O temem.
        Então, caminhar na insolência de um coração soberbo é afrontá-Lo; é viver declarando guerra contra Ele; é estar associado às multidões, proclamando a glória deste mundo. Jamais Deus elevou qualquer pessoa à Sua salvação, sem que a tirasse do pó a fim de erguê-la como nova criação Dele. Não esqueça que Ele é soberano Senhor; que Ele realiza a obra de transformar homens e mulheres, habilitando-os para entrar no céu. Mas Sua obra é realizada num ambiente, onde homens e mulheres estão caídos, inertes perante a verdade que nos foi revelada.
        Caro leitor, não invente desculpas; não diga que você conhece o Senhor, que O ama, enquanto não estiver certo que de fato se converteu a Ele de todo coração. Não faça afirmações de fé Nele, caso esteja vivendo com seu coração empedernido contra Ele; caso ainda continue sendo um amante do mundo, com suas idolatrias, avareza e desejo contínuo de fazer o que quer. No reino de Deus não há lugar para rebeldes; no reino de Deus não há lugar para a democracia egoísta, que deseja viver como bem quer o homem no pecado. A conversão genuína introduz o homem no Reino de Deus, e nesse Reino há um Rei, bondoso, sábio, justo, santo e cheio de amor. Os santos desse reino ouvem a voz do Senhor e obedecem Seu comando.
        Caro leitor, o quanto espero ser bem persuasivo! Almejo lhe conduzir pela luminosidade desse evangelho, pois qualquer mentirinha religiosa pode ser fatal para sua alma! A verdade do evangelho nos foi entregue e nós os pregadores devemos ser fieis Àquele que pela misericórdia nos confiou esse tesouro da graça. Caro leitor, você jamais será tratado como alguém especial; Deus não trata os pecadores assim, porque todos nós viemos da terrível queda, conforme nos contam as Escrituras. Portanto, não há um pecador melhor, uma alma mais nobre no pecado. Não há entre os nascidos de Adão, alguém que venha impressionar Deus. Mesmo os mais religiosos como Nicodemos precisam nascer de novo.
        Caro leitor, o que você prefere? Acha que é tão ilustre neste mundo, a ponto de passar despercebido? Não quer se humilhar perante o Senhor bondoso, justo, o qual provou na cruz Seu amor por homens perdidos? Prefere ser humilhado que se humilhar? Lembre-se que se continuar assim, promovendo-se a si mesmo, não vai tardar para que ser humilhado. Você afirma possuir livre-arbítrio? Tudo bem! Mas lembre-se que se não usar essa sua “liberdade” para imediatamente tombar perante Deus, certamente será trágico para sua pobre alma, assim que Deus lhe empurrar das alturas onde o rei dos orgulhosos lhe colocou.
        Tudo isso tem como meta lhe conduzir a Cristo. O momento agora é para você parar de agir; parar de correr à busca de suas soluções religiosas. Lembre-se que você precisa ser purificado de suas culpas; precisa ser perdoado e reconciliado com Deus. E quem pode fazer tudo isso por você é Aquele que veio ao mundo para salvar.

Nenhum comentário: