sexta-feira, 30 de agosto de 2024

MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (2)


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

MARAVILHOSA GRAÇA QUE DIRIGE-SE A TODOS: “...Todos vós…”

Tendo dado a introdução, agora é o momento para que sejamos tomados pela mensagem que o Espírito de Deus nos entrega no texto. Eu sei que não sou capaz de expor tudo o que o texto sagrado nos mostra, porque sei que, como qualquer outro pregador, sou limitado. Posso confessar que sou o mais limitado entre todos. Não é nada fácil para um pregador conquistar as maravilhas de Deus para si mesmo, porque essa é a nossa primeira tarefa. Mas à medida que passamos pelas maravilhas da graça, quando oramos e sentimos nossa miséria diante das riquezas da graça, nosso Senhor se compadece de nós e vai nos mostrando o que significa a grandeza dessa imensa e poderosa salvação.

Também, nosso alvo é transmitir aos outros o que nos é entregue: “Antes vos entreguei o que também recebi” (1 Coríntios 15:3), foi o que Paulo falou aos Corintos. O mundo e a igreja precisam ouvir do evangelho, por isso precisamos ser cuidadosos em preparar bem o alimento santo, para que desça do céu aos corações, na ministração feita com plena convicção. O coração do pregador é o forno onde o sermão é assado em nossas profundas emoções e assim entregaremos o pão bem quentinho aos homens.

Bem, temos que nos envolver com a mensagem mais importante de toda Escritura: A mensagem do evangelho da glória. Tomei esse título para as mensagens que trago diariamente, porque o evangelho da glória faz diferença clara do evangelho humanista, especialmente tão pregada em nossos dias. Além disso vejo a igreja de Deus envolvida com coisas periféricas, ao invés de ir diretamente à veia jugular deste mundo, a fim de pregar o que foi mandado que pregássemos – o evangelho. Foi o que Paulo falou à igreja de Corinto, igreja que estava dividida e que nessa divisão entrou satanás com pecado da imoralidade, da idolatria, do orgulho e da dúvida acerca de preciosas doutrinas, como a ressurreição (1 Coríntios 15).

Mas note o que Paulo falou àqueles crentes: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:3). Veja como Paulo atacou o espírito de divisão ali. Ele estava dizendo que eles estavam falhando na mensagem da cruz – Cristo crucificado. Quando saíram disso, a igreja ficou focada nos homens e não na verdade que transforma. É a mensagem da cruz que a bíblia respira em toda sua história, doutrinas, profecias, leis, hinos, etc. Todo enfoque está no “Cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

O que temos de fazer atualmente? Não é voltar à verdade? Não estou dizendo que não falaremos de outros assuntos, mas o que quero afirmar aqui é que todas as outras mensagens devem derivar da cruz. Foi esse o ensino que Paulo transmitiu aos crentes da galácia. A igreja será humilde, consagrada e disposta a andar, quando for enfatiza a mensagem da cruz.

“Quero estar ao pé da cruz, de onde rica fonte corre franca, salutar do calvário monte”

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

MARAVILHOSA GRAÇA SALVADORA (1)


Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isaías 55:1)

INTRODUÇÃO: Quanto pensamos erroneamente que a graça salvadora só é vista no Novo Testamento! Achamos que o evangelho abriu seu cenário após a morte de Cristo, mas a verdade é que a história da maravilhosa graça salvadora e santificadora vem da eternidade, entrou no mundo e irrompe-se eternidade a adentro. Sua glória foi vista desde a entrada do pecado, porque o cenário da cruz é mostrado simbolicamente ali, com o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

O fato é que nem a lei pode obstruir as maravilhas da graça. Deus está em toda bíblia exibindo a grandiosidade dessa imensa salvação. No Velho Testamento, mesmo fazendo uso de ilustrações, a graça está apontando ao mundo a tão grande salvação. Quão maravilhosa é a Palavra de Deus, porque vemos que em toda sua extensão que Deus está expondo sua maravilhosa e grandiosa salvação.

O que é a graça? Não parece ser algo abstrato? Mas não é verdade. A graça é Cristo se manifestando aos homens. Por isso no Velho Testamento Deus traz à lume uma linguagem que para nós, parece ininteligível, mas basta que analisemos a bíblia e veremos que Deus está exibindo Seu Filho. Por exemplo, vemos no texto de Isaías a figura de Cristo apresentado como “Vinho e Leite”. É esse o linguajar de Deus e quem tem ouvido para ouvir, ouça. Não foi assim que o Senhor se manifestou no Novo Testamento? “Eu sou a água da vida” ou “Eu sou o pão da vida”. O que para nós parece ser enigma, realmente é Deus comunicando com aqueles cujos ouvidos são abertos para ouvir verdades eternas.

Não é exatamente isso que devo, como pregador oferecer a todos? Veja como em apenas 13 versos Deus mostra Sua salvação aos homens em todos os lugares e em todos os tempos. Ele também o faz numa linguagem incrivelmente simples e sem qualquer equívoco. Tomo este texto para levar a mensagem, na esperança de achar algum coração que busca essa maravilhosa salvação. A bíblia inteira é apresentação de uma salvação tão imensa que é impossível medir. O Amor de Cristo, na linguagem de Paulo tem comprimento, altura, largura e profundidade. Não somos capazes de investigar tal dimensão de um amor que é eterno.

Com plena convicção no poder da palavra de Deus, oro que o Senhor venha abrir os olhos de milhares de defuntos espirituais. O evangelho revela a glória do Cordeiro de Deus, porque é Ele a suficiência para a alma que tem sede e fome. Isaías 55, em 13 versos expõe a tão grande salvação. Que linguagem maravilhosa! Que convite feito aos pecadores no mundo inteiro! Sem dúvida a mesa da graça será desprezível aos rebeldes e soberbos, mas para o sedento e faminto na alma será a mais poderosa descoberta que encherá o coração de prazeres eternos. O “vinho e leite” traz vida eterna a todos.

sábado, 3 de agosto de 2024

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (16)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
        POSTURA CORRETA: “Humilhai-vos na presença do Senhor...”
        Caro leitor, qual deve ser a postura correta da alma ante o Salvador?: “Humilhai-vos...”. Como o homem será elevado à salvação, sem que primeiro conheça sua queda? Acha que Deus aceita o homem em seu orgulho? Acha que Deus é levado pela aparência? Acha que Deus é atraído pela religiosidade externa? Caro leitor, não podemos esquecer que para entrar no reino de Deus precisa ser chamado por Deus, e Ele o faz mirando homens e mulheres que estão caídos; Ele opera maravilhas entre aqueles que temem o Seu Nome; Sua intimidade é mostrada somente aos que O temem.
        Então, caminhar na insolência de um coração soberbo é afrontá-Lo; é viver declarando guerra contra Ele; é estar associado às multidões, proclamando a glória deste mundo. Jamais Deus elevou qualquer pessoa à Sua salvação, sem que a tirasse do pó a fim de erguê-la como nova criação Dele. Não esqueça que Ele é soberano Senhor; que Ele realiza a obra de transformar homens e mulheres, habilitando-os para entrar no céu. Mas Sua obra é realizada num ambiente, onde homens e mulheres estão caídos, inertes perante a verdade que nos foi revelada.
        Caro leitor, não invente desculpas; não diga que você conhece o Senhor, que O ama, enquanto não estiver certo que de fato se converteu a Ele de todo coração. Não faça afirmações de fé Nele, caso esteja vivendo com seu coração empedernido contra Ele; caso ainda continue sendo um amante do mundo, com suas idolatrias, avareza e desejo contínuo de fazer o que quer. No reino de Deus não há lugar para rebeldes; no reino de Deus não há lugar para a democracia egoísta, que deseja viver como bem quer o homem no pecado. A conversão genuína introduz o homem no Reino de Deus, e nesse Reino há um Rei, bondoso, sábio, justo, santo e cheio de amor. Os santos desse reino ouvem a voz do Senhor e obedecem Seu comando.
        Caro leitor, o quanto espero ser bem persuasivo! Almejo lhe conduzir pela luminosidade desse evangelho, pois qualquer mentirinha religiosa pode ser fatal para sua alma! A verdade do evangelho nos foi entregue e nós os pregadores devemos ser fieis Àquele que pela misericórdia nos confiou esse tesouro da graça. Caro leitor, você jamais será tratado como alguém especial; Deus não trata os pecadores assim, porque todos nós viemos da terrível queda, conforme nos contam as Escrituras. Portanto, não há um pecador melhor, uma alma mais nobre no pecado. Não há entre os nascidos de Adão, alguém que venha impressionar Deus. Mesmo os mais religiosos como Nicodemos precisam nascer de novo.
        Caro leitor, o que você prefere? Acha que é tão ilustre neste mundo, a ponto de passar despercebido? Não quer se humilhar perante o Senhor bondoso, justo, o qual provou na cruz Seu amor por homens perdidos? Prefere ser humilhado que se humilhar? Lembre-se que se continuar assim, promovendo-se a si mesmo, não vai tardar para que ser humilhado. Você afirma possuir livre-arbítrio? Tudo bem! Mas lembre-se que se não usar essa sua “liberdade” para imediatamente tombar perante Deus, certamente será trágico para sua pobre alma, assim que Deus lhe empurrar das alturas onde o rei dos orgulhosos lhe colocou.
        Tudo isso tem como meta lhe conduzir a Cristo. O momento agora é para você parar de agir; parar de correr à busca de suas soluções religiosas. Lembre-se que você precisa ser purificado de suas culpas; precisa ser perdoado e reconciliado com Deus. E quem pode fazer tudo isso por você é Aquele que veio ao mundo para salvar.