quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

POR QUE O HOMEM NÃO QUER IR A CRISTO (8)

,

“E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)

POR CAUSA DE SUA NATUREZA CAÍDA: “E não quereis...”

        O homem não quer nem pode ir a Cristo e quem espera por uma decisão que parte do próprio homem ficará profundamente desapontado. Há os que creem no poder da livre decisão do homem e segundo eles, Deus respeita essa volição. Mas, o fato é todo esse ensino vai contra os ensinos bíblicos sobre o que é o pecado, sobre o efeito do pecado que é a morte e sobre o estado vil e depravado do homem. Se ignorarmos essas verdades entraremos em sérios perigos de um evangelho herético e com a recepção calorosa pelo humanismo. Notemos bem que o Senhor declara no texto de João 5:40 que nosso Senhor lida com a vontade natural do homem, dizendo: “e não quereis vir a mim...”. Perante aqueles judeus ortodoxos estava o próprio Deus encarnado, mas eles O rejeitavam com todo ardor da alma deles. Então, é certo que devemos esforçar-nos em entender esses fatos.

        No pecado o homem não quer sair deste mundo, porque esse é seu lugar, é seu vale de um misto de paixões, dores, miséria e morte. Eles não querem deixar e subir ao monte do Senhor. Falar do céu para o ímpio? Para que? O céu para o homem no pecado é aqui mesmo. Veja se ele quer ir a um culto ouvir a pregação do evangelho. Ele sempre fugirá,  porque o seu tesouro está no mundo e ele já tem seu compromisso com o mundo. Se assistir um culto, ouvir os hinos de louvores a Deus e ter os ouvidos apurados para ouvir a verdade não faz qualquer sentido para ele, por que almejará o céu? Mesmo que  vá ao culto, o normal é que ele não há de retornar. O morrer para o ímpio faz parte da agenda mundana e segundo pensa, o ímpio tem a morte como seu descanso eterno num lugar onde merece.Também, o homem no pecado não consegue desprender-se       daquilo que faz parte do seu habitat natural. Ele será como peixe fora d’água, vai se debater, até voltar ao seu lugar onde ama. O homem no pecado respira emocionalmente pelo mundo,  porque é seu lugar. Ele não tolera andar com Deus pelo deserto, pois prefere o Egito, mesmo que lá tenha todas as pragas.

        O Senhor chama o perdido para andar rumo às glórias eternas. Na salvação Deus em Sua graça concede ao homem convertido a visão clara do novo caminho que vai rumo ao céu. O salvo é erguido da lama do pecado, a fim de andar pelo seguro caminho de justiça, santidade, amor sincero e convicta esperança da glória. Como pode o homem no pecado dirigir seguir a Cristo pelo caminho da verdade? Ele não pode nem deseja isso. O homem no pecado quer distanciar-se mais da porta do paraíso. Ele zomba dos crentes, porque acha que estão perdendo seu tempo ali. No pecado o homem quer continuar andando no caminho largo e mira sempre a prosperidade terrena. Como Caim, ele mira um mundo que segundo seu coração é infinitamente melhor que o céu. O homem no pecado acha que é suficientemente forte para inventar instrumentos para serviço e instrumentos musicais em seu mundo. Enganado pelo pecado, o homem acha que tem poder para tirar os espinhos e abrolhos desta vida e erigir um sistema independente de Deus.

        Cristo chama o perdido a sentir sua humilhação e ser elevado às grandezas eternas. Como poderá o ímpio aceitar essa chamada? Humilhar-se perante Deus? Jamais! No pecado o homem se sente envaidecido, resiste a Deus e submete-se ao diabo. Isso é tudo para ele e longe de pensar em humilhação. As alturas das vanglórias são seus lugares, pois de lá o homem no pecado sonha por grandes riquezas e lucros terrenos. Para o homem no pecado não há nada em Cristo que o atrai. No príncipe deste mundo sim, ele acha beleza, prazer e está pronto a ouvir seu chamado e acatar suas ordenanças.

        

 

Nenhum comentário: