terça-feira, 18 de janeiro de 2022

POR QUE O HOMEM NÃO QUER IR A CRISTO (10 de 10)

,


“E não quereis vir a mim para terdes vida” (JOÃO 5:40)

POR CAUSA DA CONDIÇÃO ONDE O PECADO LHE DEIXOU: “...para         terdes vida

        O homem não quer ir a Cristo porque está vivo para o mundo e seus interesses. O mundo de Caim que foi sepultado nas águas do dilúvio ressuscitou e hoje parece mais lindo e cheios das atrações que reforçam ainda mais a independência de Deus. Para que o Filho de Deus? O mundo parece melhor e parece que atende as mais altas ambições dos homens. Na queda do Éden satanás desenhou o mundo dos sonhos e tudo agora é visto a partir da soberba dos homens em querer ganhar o mundo inteiro. Para os judeus era mais importante um Nazareno como um rei terreno; eles queriam uma vida próspera, com comida vinda às mesas sob o toque milagroso desse impressionante rei. Os sonhos do homem natural só funciona no mundo, porque passa por cima de toda realidade eterna. A vida sem Cristo se torna cheia de sonhos, ilusões, inutilidades e essa é a vida dos homens pecado. Para eles a alegria está em ter essas coisas terrena e, do ponto de vista eterno sem qualquer valor.

        O homem no pecado está vivo para satisfazer a natureza pecaminosa, por isso quer o mundo, esse é o seu céu e sua felicidade. Cristo é o horror, a presença de um inimigo, o som terrível aos seus ouvidos, a presença de um indesejável e um ser estranho que perturba o mundo. O evangelho para eles é como um vulcão que explode ameaçando a todos. A paz de Cristo é visto por eles como arma de guerra, porque vem minar a gostosa paz que eles têm no pecado. Cristo é um estranho que entrou no cemitério para mexer com as tumbas e como veio trazer vida, Ele chegou para perturbar a calma na cidade silenciosa. Os homens não querem ir a Cristo, porque estão vivo para adquirir prosperidade e o mundo inteiro, se possível. Então, quem emite promessas dessas “bênçãos” é satanás. Seus corações estão nas riquezas, nos tesouros terrenos, os quais eles querem acumular. O ladrão da cruz que não se converteu queria voltar à antiga vida, queria restaurar sua antiga vida e queria Cristo para satisfazer seus anseios terrenos

        O homem no pecado está morto para Deus. Significa que nenhum dos membros do seu corpo funciona para a glória de Deus. Tudo nele está paralisado no tocante a Deus. Seus sentimentos não estão ligados a Deus, a não ser em forma de ódio e desprezo. Sua mente está em trevas e todas as suas cogitações declaram que não há qualquer sinal de Deus à frente. Toda sabedoria do homem morto está envolvida em descobrir que não há Deus e que a glória pertence aos homens. Seus sentidos de justiça, amor, religião, etc. não têm os fios de ligação com a palavra de Deus; seus critérios de vida são mundanos e suas perspectivas são totalmente terrenas, vendo tudo abaixo do sol.

        Dessa condição não pode escapar porque está sob o domínio da morte. Veja então a triste situação do homem no pecado. Se ele pensa que é filho de Deus, a bíblia afirma que tornou-se filho do diabo. Se ele pensa que é livre, a bíblia afirma que é um escravo do pecado. Se ele pensa que tem vida, a bíblia declara que não passa de um morto. Sendo assim veremos que não há no homem sem salvação qualquer sinal de adoração, amor, sanidade, piedade, oração, fervor a Deus, consagração, dedicação, coragem, fé e perseverança em relação a Deus. Nada disso funciona no homem morto. Tomemos seu pulso espiritual e veremos que seu coração parou de funcionar. Então, como morto ele caminha para o lugar dos mortos e Deus não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos.

        O que fazer? Cristo veio ressuscitar mortos e maravilhosamente Ele tem operado isso neste mundo. O evangelho tem operado o estupendo milagre de trazer homens e mulheres da morte para a vida. Os sinais claros são de humilhação, arrependimento, ouvidos apurados para conhecer a verdade revelada, desejo por perdão e purificação dos seus pecados, desejos por andar com Cristo aqui e conhece-lo na glória eterna e amor pelo povo de Deus, (os que estão vivos) e  desprezo ao mundo e seus prazeres

Nenhum comentário: