quinta-feira, 11 de maio de 2017

ADORANDO A DEUS (11)




                                               Salmo 96:1-6
CONVIDADOS A CONHECER SUA PRESENÇA.
        O que o Espírito Santo faz no texto é mostrar o quanto é grande o nosso Deus e que somente os salvos em Cristo são chamados a conhecer esse maravilhoso Senhor que se manifestou a nós mediante sua palavra: “glória e majestade estão diante dele...”. A glória de Deus declara que não há outro; que tudo o que homens e anjos imaginam ser glória, não passa de folhas secas, fadadas ao fogo. Por essa razão Deus enfatiza tanto sua glória em toda Escritura; ele simplesmente afirma que toda glória é dele e que não a divide com ninguém. Essa verdade é de tremenda importância, porque tudo o que a bíblia trata sobre Deus está revestido de sua glória, a fim de que todos tremam e tremam perante ele.
Também, o Senhor, sabedor da inclinação humana de desviar da verdade e buscar ídolos, faz questão de enfatizar que não há outro Deus fora dele. Em suas orientações, exortações e severas advertências feitas a Israel, o Senhor fala ao povo para fugir de toda idolatria e da influência dos povos pagãos com seus sistemas demoníacos de adoração aos ídolos. Tudo isso porque a glória é tão somente dele; para que homens e mulheres saibam que não há outro; que saibam que todos vão comparecer perante seu juízo santo e que o inferno e lago de fogo são manifestações da fúria de Deus contra os rebeldes. Acima de tudo ele mostra que só ele é um Deus de compaixão e que trata com misericórdia com todos quantos se arrependem e o buscam de todo coração e que prova isso tendo enviado seu Filho, a fim de ser ele o único mediador entre Deus e os homens (Atos 4:12).
Sendo um tema de extraordinária importância, vale a pena esforçar em mostrar um pouco acerca da glória do Senhor. Nessa glória ele está declarando que ele suficiente nele mesmo; que ele é rico em si mesmo em todos os aspectos. Os mais ricos deste mundo têm que trabalhar para aumentar suas riquezas e não perdê-las. Mas não é assim com o grande Deus, pois não há quem possa fazê-lo mais rico ou torna-lo mais pobre. Sua glória também afirma que sendo ele glorioso nele mesmo, de nada precisa para ser mais exaltado do que é, mais feliz do que ele é; mais amoroso, mais santo, mais justo, mais eterno, etc. do que ele já em si mesmo. Toda criação de anjos, homens e criaturas com vida e sem vida, tudo veio a existir pelo seu poder, a fim de exibir a grandeza da sua glória e que homens e anjos venham saber quem é esse Deus, a fim de adorá-lo. Até mesmo o juízo eterno de pecadores no inferno e lago de fogo aparece para que rebeldes e perversos saibam eternamente que ele é glorioso em julgar e punir os culpados de forma justa e santa.
        O resultado de sua glória é visto no fato que seu trono é de majestade. Diante dele anjos, querubins e serafins tremem; os poderosos deste mundo devem saber que ele está acima de tudo e que tudo está sob seu controle; os santos sabem que dependem dele; os grandes deste mundo, tão inclinados ao orgulho de achar que estão por cima da situação são convocados a beijar o Filho de Deus (Salmo 2), a fim de que a ira não caia sobre eles. Deus em sua majestade destruiu reis e impérios no decorrer dos séculos e milênios. A igreja do Senhor é convocada a cair aos seus pés para adorá-lo, amá-lo e servi-lo com temor e pecadores arrependidos são chamados a invocar o grande nome para serem salvos.

Nenhum comentário: