sexta-feira, 26 de maio de 2017

A HISTÓRIA DA NOSSA REDENÇÃO (10)




“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; e tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz” (Colossenses 2:13-15).
A GRANDE ATUAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS.
Tratando com nossa condição de réus culpados. Além de conceder aos santos o perdão completo e eterno dos seus pecados, eis que a obra do Filho de Deus na cruz foi suficiente e eficiente para livrar-nos da condição de miseráveis, carregados de culpas e amaldiçoados pela santa lei. Para isso o que nosso Senhor fez foi cancelar o escrito de dívidas que era contra nós. Naquele tempo normalmente os piores criminosos tinham os seus crimes escritos e eles eram fixados exatamente no mesmo madeiro onde eram crucificados, a fim de que todos pudessem ler e saber a razão da sua execução.
        Acredito que o povo de Deus sabe quase nada acerca de sua condição no pecado. Muitos pensam em seus pecados como coisas simples, rotineiras, mas nem sequer imaginam que a lista nossos crimes contra Deus e contra nosso próximo desce do céu à terra, indo até o inferno. Não estamos lidando com o tribunal brasileiro (que atualmente nem sequer entende de real justiça na prática), americano ou romano. As lições acerca de nossa culpa e merecida condenação para todo sempre é mostrada por Deus e vista como Deus vê e nos mostra. Oh! Quanto falta de temor em nossos dias! Quanto carecemos desse santo silêncio, que nos move a cair perante a majestade celestial! O que vemos hoje são homens e mulheres, em toda força da carne querendo mostrar o quanto são excelentes e que podem fazer muitas coisas por Deus e para Deus.
        Mas, quando voltamos ao texto eis que deparamos com uma verdade extraordinária, porquanto nossa humilhação pode ser transformada em santo louvor ao Senhor. O que foi que ocorreu ali na cruz? Não fomos nós que fomos pendurados, mas sim o Filho de Deus, porque ele desceu do céu com esse maravilhoso e altruísta propósito de ocupar o lugar do seu povo: “O qual a si mesmo se entregou por nós...”. Sua morte tinha um propósito muito mais profundo do que podemos imaginar; porque ele veio para ocupar o lugar de todos os milhões e milhares de pecadores; ele veio para pagar todos esses bilhões de crimes, ofensas, transgressões, etc. É claro que nós não entendemos tudo; que tampouco podemos esperar que o mundo vai entender isso. Nosso Senhor veio do céu à terra para ser levado pelo turbilhão de nossas imensas culpas.
        O que foi que ele fez? De fato ele pagou tudo e comprovou esse grande feito, porque o Pai pegou todo escrito de dívida que era contra nós e o fixou ali na cruz. Quando ele gritou: “Está consumado!” sem dúvida foi um brado de uma conquista impressionante. Para ele não importava seu sofrer, seu morrer. O que importava é que havia alcançado seu objetivo, o justo morrendo pelos injustos, o inocente sendo réu e executado em lugar de criminosos e ofensores como nós.

Nenhum comentário: