quinta-feira, 31 de março de 2011

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (47) "...seria de todo desprezado"

“...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)

O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:

         Prezado amigo, estamos agora finalizando esse assunto inesgotável do amor do Noivo. Que o Senhor na Sua misericórdia use essas singelas explicações para a edificação daqueles que realmente amam o Senhor e têm o amor Dele em seus corações. Que em todo esse labor o Nome do Noivo seja exaltado e glorificado. Que na Sua riquíssima misericórdia multiplique-se o número de almas que invoquem Seu Nome para serem salvas!
         Ainda temos a parte final desse verso como um dos desafios mais poderosos do Amor: “...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”. De todos os desafios vistos anteriormente este chega de maneira bem clara aos homens: “...se alguém...”. O amor chega ao reino dos homens e afirma que o amor é inegociável. Será que os homens tentam abafar a força do amor por meio de negócios? Será que homens tentam manipular o amor do Senhor? Creio que fazem de duas maneiras e acerca disso que veremos agora.
         Primeiramente vemos que os homens tentam negociar o amor na tentativa de mostrar que eles têm amor maior e que são auto-suficientes. Notemos bem que foi esse o caminho de Caim, porque ele chegou perante Deus com sua proposta religiosa. Enquanto Abel humilhou, reconhecendo seus pecados e a necessidade de ser perdoado e purificado pelo sangue, Caim apresentou seu caminho religioso, enfeitado de suas orgulhosas atividades, trazendo para Deus produtos da terra. Obviamente Deus rejeitou! Ali estava uma alma prepotente, arrogante, independente querendo mostrar o quanto podia viver sem Deus, com uma vida religiosa segundo os padrões de um coração corrompido.
         Milhares vivem conforme o modelo da religião de Caim. Querem mostrar a Deus o quanto têm recursos próprios para dirigirem e viverem suas vidas com suas próprias forças. O Senhor Jesus visitado por um homem com esta mentalidade aparentemente religiosa, mas extremamente sutil. Veja sua linguagem lisonjeira: “...Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (Lucas 18:18). Claramente vemos como ele quer mostrar suficientemente capaz de negociar com Deus um investimento para herdar o reino. Ele era um homem rico, por isso queria fazer um seguro de vida eterna. Ele não sabia que estava perante o próprio Senhor da glória. As palavras do Senhor chegaram para descobrir toda motivação errada, para lançar fora toda tentativa de querer comprar e pagar pelo amor. Em seu coração estava escondido o amor secreto pela riqueza e prazeres mundanos. Seu ídolo estava erguido no santuário do seu coração corrompido.
         Vamos juntos ao Salmo 49. É um Salmo inigualável em demonstrar a todos os homens a impossibilidade em negociar com o Amor: “Ao irmão, verdadeiramente ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate. (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre)” (versos 7-8).
         Quanta luta em vão do homem! Quanto trabalho em vão! Vemos até mesmo em igrejas esse esforço para negociar com o amor. Tentam pagar pela sua salvação; tentam pelos seus esforços e atividades religiosas uma tentativa de apaziguar a Ira de Deus e assim resgatar a alma. Meu amigo, sua luta é inútil, mesmo que desse toda sua casa, mesmo que entregasse todos os seus bens; mesmo que fizesse os sacrifícios inimagináveis. Ninguém pode negociar com o amor! O amor de Cristo pela Sua noiva já pagou o preço! Cristo comprou Sua noiva com Seu sangue e o preço foi altíssimo. Paulo diz: “...fostes comprado por preço...” (1Coríntios 6:20). Eis aí o verdadeiro sentido do amor! Os crentes devem entender que pertencem àquele que os comprou! Que não há negócio, nem manipulação, porque somos Dele!


 

Nenhum comentário: