domingo, 8 de junho de 2014

“A IMUTABILIDADE DE DEUS” (8)



C. H. Spurgeon

“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Malaquias 3:6)

II. Agora, em segundo lugar, permiti que eu vos diga uma palavra sobre AS PESSOAS PARA QUEM ESTE DEUS IMUTÁVEL É UM BENEFÍCIO. “Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Então, quais são “os filhos de Jacob”, que podem gozar-se num Deus imutável?
1. Em primeiro lugar, são os filhos da eleição de Deus; pois está escrito: “Amei Jacó, porém Me aborreci de Esaú e ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal” (Romanos 9:11-13). Estava escrito: “O mais velho será servo do mais moço” (Romanos 9: 13). Os filhos de Jacob
“São os filhos da eleição de Deus,
Que pela graça soberana são crentes;
Por um eterno desígnio
Eles recebem graça e glória.”
“Os filhos de Jacob” são os eleitos de Deus. São os que Ele pré conheceu e pré ordenou para a salvação eterna.
2. “Os filhos do Jacó” quer dizer, em segundo lugar, pessoas que gozam direitos e títulos peculiares. Jacó, vós sabeis, não tinha direitos por nascimento; mas ele logo os adquiriu. Ele trocou um guisado de lentilhas com o seu Irmão Esaú, e assim ganhou a primogenitura. Eu não justifico os meios; porém, ele também obteve a bênção, e assim adquiriu direitos peculiares. Por “filhos de Jacó” aqui, entenda-se as pessoas que possuem direitos e títulos peculiares. Àqueles que creem, Ele dá o direito e o poder de serem feitos filhos de Deus. Eles têm interesse no sangue de Cristo; eles têm direito para “entrar pelos portões da cidade.” Têm uma promessa para receber honras eternas. Possuem uma promessa de glória eterna. Têm o direito de chamar-se filhos de Deus. Oh!, há direitos e privilégios peculiares que pertencem aos “filhos de Jacó.”
3. Em seguida, vemos que estes “filhos de Jacob” eram homens de manifestações peculiares. Jacó teve muito manifestações peculiares do Seu Deus e assim ele foi grandemente honrado. Uma vez, à noite, ele deitou-se e dormiu; ele tinha as sebes do campo por cortinas, o Céu por teto, uma pedra por seu travesseiro e a Terra por cama. Oh!, então ele teve uma manifestação peculiar. Havia uma escada e ele viu os anjos de Deus subindo e descendo. Assim teve uma manifestação de Cristo Jesus, como a escada que vai da Terra até ao Céu, e os anjos subiam e desciam trazendo-nos misericórdias. Assim, tal como a manifestação que teve em Maanaim, quando os anjos de Deus o encontraram; e novamente em Peniel, quando ele lutou com Deus, e O viu face a face. Essas eram manifestações peculiares e esta passagem refere-se àqueles que, como Jacob, tiveram manifestações peculiares.
         Ora, quantos de vós já tivestes manifestações pessoais? “Oh”, direis vós, “isso é entusiasmo, isso é fanatismo.” Bem, isso é um entusiasmo abençoado, também, pois os filhos de Jacob têm tido manifestações peculiares. Eles têm falado com Deus como um homem falaria com o seu amigo, sussurraram ao ouvido do SENHOR. Cristo tem estado com eles para jantar com eles, e eles com Cristo. E o Espírito Santo iluminou as suas almas com um poderoso brilho radiante, de tal maneira que não podiam ter dúvidas a respeito dessas manifestações especiais. Os “filhos do Jacob” são os homens que gozam destas manifestações.

Nenhum comentário: