sexta-feira, 28 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (5)


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O DESVIO VISTO HOJE NA VIDA DE MILHARES.

Também, o desvio é visto numa resistência à verdade do caminho de Deus. Desde a queda o caminho da justiça, amor e juízo de Deus foi rejeitado. A história deste mundo revela o quanto o homem gritou e grita diariamente contra as veredas santas do Senhor. Em Jeremias 6:16 o profeta conclamava ao povo de Jerusalém para voltar seus corações para as veredas antigas, por onde santos patriarcas andaram. Mas a resposta era ouvida de forma retumbante: “Não andaremos!”.

O mundo moderno demonstra isso até mesmo no meio evangélico, porque odeiam as veredas antigas. Hoje a busca é intensa por novidades; não querem os costumes dos santos do passado; odeiam as ordens de Deus dadas aos homens e mulheres para sustentar os valores que vêm do céu e desce à terra. As músicas santas e cheias de ensinos da cruz, da peregrinação do crente e da esperança da glória foram trocadas por músicas sem fundamento bíblico, além de repetições que buscam acender as emoções. Posso acrescentar aqui o fato que os pastores estão convencidos que a pregação deve ser mudada e que precisa ser tirada qualquer ênfase contra o pecado e contra a ira de Deus aqui e na eternidade. Veja como a religião moderna, tão afastada da verdade estão fazendo, ou mesmo já fizeram do mundo um excelente lugar de repouso, porque fogem do entendimento acerca do Deus da bíblia.

Também, a mensagem da cruz foi tirada do púlpito; não há chamada ao arrependimento e conversão a Cristo. Tudo hoje foi facilitado para que o pecador ache nas igrejas um gostoso lugar onde possa repousar, sem os perigos que lhe cerca. A mensagem da cruz foi tirada; o coração dos homens caídos não são descobertos e tudo é feito para que os homens sintam que Deus está com eles e que podem trabalhar por um mundo melhor e mais sociável

Mas devemos lembrar que o caminho de Deus é contrário aos padrões do caminho deste mundo. Deus mesmo diz a todos em Isaías 55 que o caminho Dele é mais alto que nossos caminhos e isso significa nada menos, nada mais que precisa humilhação para conhecer os altos caminhos de um Deus santo, justo e amoroso. O caminho de Deus é de sacrifício, enquanto o caminho do mundo foi adaptado para que o homem no pecado se sinta confortável. Não significa que não há conforto no caminho de Deus, porque todos os salvos acham conforto, consolo, fortaleza e ousadia em Cristo Jesus. Mesmo nas lutas, perigos, provações e tentações, o caminho da justiça mostra ser imbatível e triunfante contra o mal. O mundo trabalha em função desta vida que passa e se ocupa em melhorar o que não pode ser melhorado. O mundo trabalha em vão, porque onde há o pecado, a morte e a liderança de satanás, então é necessário vir o juízo de Deus, para por um ponto final nesse império do mal, o que vai ocorrer no tempo certo.

Sendo assim vemos quão perigoso é abandonar o caminho do entendimento. E veja bem que a bíblia não está falando do conhecimento cultural que o mundo dá, mas sim lidando com a sabedoria de Deus, perfeitamente exposta em Provérbios. É loucura recusar isso, porque o lugar de repouso que este mundo oferece é a congregação dos mortos.

Nenhum comentário: