quinta-feira, 27 de junho de 2024

TRISTE LUGAR DE REPOUSO (5)

 


O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará” (Provérbios 21:16)

O DESVIO VISTO HOJE NA VIDA DE MILHARES.

Por que o homem desviado do entendimento busca refúgio no mundo? A razão óbvia é que o viver do mundo e no mundo não exige entendimento que envolve coisas eternas. O mundo é uma habitação de trevas, por isso que a bíblia fala que os crentes foram tirados do império das trevas e postos no reino de Cristo (Colossenses 1:13). O lugar de trevas dá certa sensação de conforto aos homens, porque eles acham que se escondem de Deus.

Observemos o comportamento dos homens, porque são mantidos numa completa ignorância da verdade no que tange às coisas eternas. Em Efésios Paulo diz que eles vivem na ignorância e sem Deus no mundo, porque formam uma sociedade onde todos trabalham com o mesmo objetivo de satisfazer seus anseios e paixões transitórias. Quando Deus fala para Israel das nações que habitavam na terra de Canaã, Deus simplifica os detalhes da corrupção e maldade que viviam aqueles povos (Levítico 18). Eles achavam que ninguém via seus atos e praticavam suas abominações sem qualquer indício de temor, por isso que criavam seus ídolos e cultuavam a eles, pensando no íntimo que estavam seguros.

O trabalho deste sistema enganador é manter o povo achando que tudo vai bem. A função do pecado é retirar do homem a capacidade de investigar o passado e o que ocorrerá no futuro. O homem no pecado vive do momento e mesmo que chegue os perigos de enfermidades e mortes, logo eles esquecem e se envolvem no mesmo esquema de vida. O homem nas trevas, ignorando o que a bíblia diz acerca de Deus, ele acha que tudo o que acontece são coisas da natureza.

Deus é o único que causa real assombro aos homens no pecado. Notemos bem como o povo de Jericó reagiu com a aproximação de Israel (Josué 6), como a reação do povo, ao achar que o perigo estava com Israel e não com o Deus de Israel, logo fecharam os portões e se trancafiaram dentro da cidade amuralhada. Muitos ímpios têm a audácia de desafiar o próprio Deus, especialmente quando se acham fortes e invencíveis. Foi o que aconteceu com Senaqueribe rei da Assíria, o qual achou que o Deus de Israel não era capaz de destruir seu poderoso exército, mas numa noite só Deus não só matou 184 mil soldados como também impulsionou o rei a fugir para o palácio dele onde foi morto pelos próprios filhos (2 Reis 19).

Os homens mudaram? Os homens modernos são diferentes e mais conscientes no temor a Deus? Claro que não! Eles são os mesmos caídos em Adão, e que desafiam a Deus dia a dia, achando que tudo é sossego e paz. Deus dá corda aos ímpios e com milhares ele ativa esse conforto, bem-estar, saúde; muitos até mesmo chegam a sentir felizes na morte, achando que descansarão em paz eternamente. A frase dos homens modernos é “Deus quer nossa felicidade”. Por que? Porque criaram esse deus na mente, ignorando todo entendimento, porque querem repousar na congregação dos mortos. Não é triste isso? Não podemos chamar o mundo de “casa de repouso”? Sim! Mas Deus no Novo Testamento chama de “lugar dos mortos”. Mas o evangelho chama os mortos da morte para a vida, porque esse é o trabalho do evangelho.

Nenhum comentário: