terça-feira, 29 de agosto de 2023

PASSOS PARA HUMILHAÇÃO PERANTE DEUS "Ânimo dobre"

 

     Ânimo dobre”

...e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4:8)

Como Tiago insiste em que os irmãos deixem a comodidade mundana e volte para Deus! Tiago, como que, está dando beliscões nos crentes, acordando-os para um andar com o Senhor. Várias atitudes erradas envolviam suas vidas, tudo porque a fé que eles tinham não mostrava sinal de que eram crentes e suas obras não mostravam a verdade de um cristianismo autêntico e prático.

Eles eram soberbos, mundanos e com efeito não viam como satanás aproveitava da situação, a fim de fazer com que eles dessem mal testemunho. Tiago exorta para que eles voltem a Deus numa atitude de confissão e temor, abandonando seus pecados.

Nesse empenho por erguer os irmãos na fé, Tiago mostra que havia ali aqueles que eram de “ânimo dobre”. O que isso significa? No grego significa “alma dividida”. Havia neles um conflito, um tipo de guerra civil em suas almas. Uma parte queria Deus, outra parte era do mundo. Isso lhes trazia incerteza, insegurança, porque não queriam dar todo amor ao Deus vivo e verdadeiro.

Tem muitos que vivem assim, são pessoas de ânimo dobre, pois têm suas almas divididas; um momento parecem emocionalmente dispostos a consagrar a vida, noutro momento ignoram a Deus e retornam ao mundo. Tiago diz que o problema está num coração sujo, por isso ele diz: “limpai o coração”. Ali tem amor ao dinheiro, aos prazeres, às más amizades, aos vícios e outros deleites que tanto a carne deseja e o mundo oferece.

Qual a solução? “Limpai o coração”. Chegue em confissão, reconheça que está em aliança com o mal, de mãos dadas com a sujeira mundana e que não há como combinar vida cristã com mundanismo. Não há como servir a Deus e ainda encher sua alma daquilo que entristece o Espírito Santo. O nome, a honra e a glória de Deus estão vida do crente e o Senhor requer consagração total a Ele.

Ó alma dividida, volte inteiramente para o Senhor, tendo o coração, não pela metade, mas sim o homem inteiro só e tão somente para Deus!

Nenhum comentário: