sábado, 26 de agosto de 2023

OS PASSOS PARA HUMILHAÇÃO PERANTE DEUS

 


Purificai as mãos, pecadores” (Tiago 4:8)

Tiago usa a linguagem que ele bem conhecia, fundamentado nos costumes judaicos. Para nós um convívio com a totalidade das Escrituras nos dará o conhecimento do que significa a frase: “Purificai as mãos, pecadores”.

Tiago está repreendendo os crentes por causa de incredulidade revelado em seus atos, como ele mostra nos capítulos anteriores. Qualquer atitude carnal e mundano há de atrair outras maldades no viver e o capítulo 4 revela onde os crentes chegaram no orgulho, a ponto de perder o temor a Deus. Tiago, como que, puxa os irmãos para a encarar a presença de Deus em santa confissão e temor.

Por que “purificai as mãos, pecadores”? Essa figura de linguagem aparece no Salmo 15 e no Salmo 24, mostrando que quando as intenções do homem são sujas, as mãos também ficarão imundas. A primeira coisa a fazer quando estamos sujamos é lavar as mãos, mesmo que um banho demore um pouco mais. Então, como servir ao Senhor tendo as mãos imundas. Como oferecer sacrifícios agradáveis ao Senhor tendo as mãos manchadas?

O que fazer? “Purificai as mãos, pecadores”. Chegue em confissão; mostre ao Senhor o que tem feito contra Ele, como tem ofendido ao Senhor, causando escândalo e atraindo blasfêmia da parte dos mundanos contra o nome santo e glorioso do Deus da bíblia.

Tenho percebido como a influência leviana deste mundo tem penetrado na carne dos crentes atualmente. Tem feito com que muitos desafiem a Deus com seus pecados, achando que têm direitos de praticar suas maldades e que Deus há de abençoá-los mesmo assim.

Notem o imperativo de Tiago: “Purificai as mãos, pecadores”. Quando nossas motivações são mundanas, inevitavelmente sujamos nossas mãos, indicando que ao invés de servir ao Senhor estamos servindo ao mundo. Os crentes são sacerdotes num mundo perdido, por isso devem manter uma vida santa e pura diariamente, como deviam fazer os sacerdotes no serviço do templo em Jerusalém no Antigo Testamento.

Crentes, o mundo zomba de um viver leviano dos crentes e escarnece do evangelho, caso os salvos vivem aliados a esse sistema que odeia a santidade e a justiça do Deus da nossa salvação.

Nenhum comentário: