segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (2)

 


“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

       O GRANDE MILAGRE DA GRAÇA: “Enoque andou com Deus”.

       Examinemos essas palavras inspiradas pelo Espírito Santo, porque as Escrituras de Gênesis, bem como de todo livro de Gênesis realmente são milagres e devemos entender esses milagres de Deus vêm nos ensinar o quanto o Deus da bíblia sempre operou e há de operar sua obra salvadora no meio dos homens. Nós estamos vendo acontecimentos que sucederam no começo da raça humana, quando o mundo criado por Caim estava no seu auge

       Estamos presenciando coisas que são impossíveis que  ocorram no meio dos homens, porque temos a frase: “Enoque andou com Deus”. É claro que isso é milagre, porque quem pode andar com Deus? Ninguém! Estamos presenciando um mundo caído, que como sempre desprezou e despreza a Deus. O mundo desde Caim é sempre o mesmo que revela os resultados da queda, de sua submissão ao diabo, de seus sistemas religiosos, de sua independência de Deus e do descanso para com as ameaças de Deus. Foi assim no período pré-diluviano como é agora. O tema do mundo sempre foi de que não precisa de Deus e que sabe lidar com seus planos sem precisar de Deus nem acreditar Suas palavras. O mundo é assim e nem mesmo o dilúvio que ocorrer naquele tempo faz mexer na consciência dos homens caídos.

       Por que Enoque andou com Deus? O que vemos em Gênesis é que enquanto satanás através de Caim e seus descendentes trabalhava para criar o mundo sem Deus, a graça de Deus estava em plena ação. Sabemos que satanás nunca consegue entender como Deus opera Sua graça no meio dos homens. Satanás estava e está satisfeito com a entrada do pecado; para ele Deus foi derrotado. Lembremos bem que satanás desconhece os princípios da salvação graciosa de Deus. Foi assim com Jó, porque satanás sempre pensa do ponto de vista da lógica. Para ele, se Jó estava servindo a Deus era porque Deus o tinha abençoado com riquezas terrenas. Seu ódio era descomunal ao ver um homem servindo a Deus com uma devoção jamais vista. Mas o inimigo de Deus e do povo de Deus jamais contava com os princípios gloriosos, poderosos e inauditos da graça de Deus.

       O que entendemos sobre os milagres da graça? Quem pode entrar no ringue na guerra contra o pecado? Quem poderá vencer esse terrível inimigo? A resposta é simples: A graça! Por que? “Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Romanos 5:21) Como pode o homem andar com Deus? A resposta é que é impossível que isso acontece por meio da decisão do próprio homem. No tocante a Deus o homem não passa de um morto. Paulo explica isso com clareza em Efésios 2.

Paulo afirma que o homem é morto no tocante a Deus. Isso significa que o homem é vivo apenas no que tange à vida natural. No tocante à vida espiritual nada nele pode funcionar. Ele não pensa em Deus e na glória de Deus, porque toda mente do homem natural funciona em plena escuridão, planejando vaidades para produzir vaidade. Não há absolutamente nada no homem que o faz meditar e buscar coisas eternas. Ele entrou no mundo para viver um pouquinho de tempo, a fim de pecar contra Deus e morrer.

Também, o homem no pecado viver sob o poder do espírito que opera nele. Satanás incrivelmente dá energia ao homem no pecado, para que ele funcione assim, trabalhando para construir seu sistema mundial, depois ele parte para a sepultura e para o inferno. Quão triste é o viver do homem no pecado! Como pode o homem caído andar com Deus? Ele nem sequer cogita e tampouco é aceitável a Deus. Deus lida com vivos e não com mortos. Para andar com Deus precisa ser chamado por Ele, ter a santidade Dele, ter a disposição de obediência a Ele e ser oposto completamente ao sistema mundano que opera neste sistema mundano.

Como Enoque andou com Deus? Afinal, não era Enoque um caído como nós somos? Não era Enoque um dos filhos de Adão, caído tanto quanto qualquer um de nós? Não estava Enoque condenado como os outros a ser sepultado no mundial oceano do dilúvio?

 

 

 

Nenhum comentário: