sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

ENOQUE ANDOU COM DEUS (1)

 

“Enoque andou com Deus até que não foi mais visto, porque Deus o havia tomado” (Gênesis 5:24)

INTRODUÇÃO:

Sem dúvida tiramos deste capítulo 5 uma joia da graça em pleno momento de juízo. Quando satanás contava com a aparente vitória contra Deus, eis que a graça brilha trazendo à lume a exibição da chamada dos eleitos, mostrando o imenso tapete vermelho estendida desde o início da raça até à vida do grande o glorioso Redentor. Veja amigo, como a graça mostra de antemão que a salvação do povo de Deus é o cenário de glória neste mundo desde aquela época. Satanás não contava com esse mistério, porque para ele o pecado destroça a força do Criador. Satanás não contava com o fato que Deus levantaria homens que andariam com Ele na terra, para leva-los para o céu. Afinal, satanás tomou Caim para assassinar o justo Abel e pensava que assim fazendo, poderia sim organizar seu mundo que atrairia os homens para seu império montado contra Deus.

       Mas aí está em poucas palavras o fato que um homem passou a andar com Deus – Enoque. Para satanás o sucesso do seu mundo organizado por Caim era usar os benefícios da criação para que tudo fosse adaptado aos padrões do seu império mundial. Para satanás, um enganador enganado pelo próprio pecado, o mundo caído no pecado favorece a ele e ele tem como certo o trono de poder. O pecado é tão enganador que tapa a visão do homem e dos anjos caídos para que não vejam a glória de Deus. A criação de Deus é mais do que um cenário visível aos olhos. A criação expõe as infinitas maravilhas da glória de Deus e as criaturas feitas com livre arbítrio poderiam adorar ao Senhor, vendo além daquilo que olhos carnais podem ver. Deus montou um cenário visível, para que a fé que comunga com Ele pudesse ver além do visível véu. Quem poderia ver assim? O pecado matou o homem e o levou a tornar servos do mundo visível e escravizador do diabo. Mas o fato é que a graça está presente no mundo, a fim de dar vida a homens como Enoque que andou com Deus. Eis o que aconteceu, pois a graça trouxe vida para ir à infinita glória de ver além deste sistema enganador montado pelo pai da mentira

O pecado trouxe a morte, mas não destruiu a glória do Criador, porque é impossível destruir na criação aquilo que autentica as maravilhas de Deus: Seu poder e Sua divindade. Satanás só consegue mexer no que é visível e o pecado só move os homens na aparência das coisas e não pode ir além. São as aparências que satanás em seu mundo usa, a fim de dominar os homens nas paixões e desejos infames. O dilúvio fruto da ira de Deus nos dias de Noé matou os elementos que de forma infame desprezaram a Deus para tomar Sua criação a fim de usar em suas paixões e idolatrias.

Assim, a ira de Deus no dilúvio mostra que em Seu julgamento Deus pune um mundo que deturpa sua criação. O juízo de Deus foi um banho de água fria nos planos de satanás. Ele nunca conta com os princípios santos e eternos de Deus, pois o pecado tornou satanás um elemento tomado por desejos e sentimentos ligados à natureza transitória. Satanás não conta com a graça, bem como não conta com os juízos de Deus. Foi assim com Jó, porque satanás, pensando apenas em termos naturais, achava que Jó só obedecia a Deus porque recebia de Deus bênçãos materiais em abundância.

Voltando ao cenário do mundo criado por Caim, eis que satanás não contava que alguém pudesse desprezar seu mundo maligno para andar com Deus. Mas eis o que aconteceu: “Enoque andou com Deus”. Não é maravilhosa lição da graça? Não é notícia esplendorosa? Tal fato enche satanás de um furor descomunal, porque ele tem o plano B quando se vê desmanchado seu plano A.

Nenhum comentário: