quarta-feira, 4 de maio de 2022

“O TEMPO PARA O ARREPENDIMENTO” (2)


“Dei-lhe tempo para que se arrependesse, porém ela não quer se arrepender de sua imoralidade”  (Apocalipse 2:21)

        A primeira página foi apenas uma introdução para o assunto que se destaca nesse verso de Apocalipse, quando Deus fala de uma mulher tipo Jezabel que estava na igreja de Tiatira. Como havia falado na página inicial que em Apocalipse, sendo um livro profético, quando se refere à uma mulher normalmente fala ou de alguém que precisa de socorro (Como no caso Israel), quando fala da igreja, comprada pelo sangue do Cordeiro, ou quando fala de uma mulher tipo prostituta, procurando sujar o ambiente. Podemos sim lembrar da perversa Jezabel que aparece no final do livro de 1 Reis e o final da sua existência pervertida no capítulo 10 de 2 Reis. Foi Jezabel que estabeleceu no reino do norte de Israel o culto a baal. O cruel rei Acabe casou com ela e levou a Israel a história de um reinado tirano, idólatra e maligno, de tal maneira que o nome dela aparece no último livro da bíblia, para mostrar o que acontece quando as mulheres ocupam o lugar que não deveriam ocupar e o resultado disso.

        O fato é que estamos vivenciando no Brasil a organização feminista e como tem crescido, promovendo uma contribuição das mulheres, mas não para o bem da nação, das famílias e das igrejas. As mulheres fora do lugar onde Deus as colocou surte o “efeito Jezabel”. Não quero desmerecer o papel importante que a mulher tem na igreja e na família, quando elas têm o temor ao Senhor. Mas não é no caso atual, porque o espírito “Jezabélico” transtorna tudo e atrai a prática da prostituição e adultério. Se os homens crentes não ocuparem o lugar que pertence a eles, como sacerdotes no lar e na igreja, todo ambiente há de sofrer terríveis resultados.

        O que acontece hoje? Esse espírito de irreverência, de insubmissão e de vaidades tem feito com que a sociedade nem sequer pense em temor ao Senhor. Hoje sentimos profunda ausência de conversões genuínas, por falta de arrependimento. Devemos saber que Deus opera salvação somente onde há arrependimento, se não houver isso significa que tudo está sendo preparado para um iminente juízo: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse...”. É essa a mensagem que Deus tem em toda extensão das Escrituras aos pecadores, quer fora da igreja, quer dentro da igreja. Ele chama “Jezabel” ao arrependimento! Incrível! Ele não fez isso com a perversa Jezabel mulher de Acabe (2 Reis 10). Ela foi massacrada pela ira de Deus através de Jeú e dos cães que a devoraram.

        Mas agora não. Dentro da igreja de Tiatira Deus chama essa simbólica Jezabel para que se arrependa. Para a primeira o juízo veio sem aviso prévio, mas agora eis o Senhor da igreja chamando pecadores ao arrependimento; dizendo a todos que deixem se arrependam desse espírito de prostituição, que abandonem suas maldades. Todos os pecadores devem saber disso. O que Deus vai fazer? Caso os pecadores não se arrependam dos seus pecados Ele trará o juízo sobre eles. O Senhor enviou Seu Espírito Santo ao mundo e uma das suas funções é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. E o Senhor está fazendo isso. Há ocasiões quando Deus opera essa convicção poderosamente no mundo.

O texto em João 16:8 não está falando de salvação coisa nenhuma, mas sim de pecado, justiça e juízo. Em tudo o espírito Jezabélico tem tentado tirar toda consciência culpada dos homens. Era o que acontecia nos dias da perversa Jezabel. O povo adorava os ídolos em nome de Jeová e se sentia bem, enquanto a perversidade acampava. Até que chegou Elias e mostrou no poder de Deus quem realmente era o Deus de Israel. O Espírito de Deus, usando a palavra Dele é o único quem pode destruir esse espírito de amor à maldade e a justiça e o juízo de Deus.

 

 

Nenhum comentário: