terça-feira, 3 de maio de 2022

“O TEMPO PARA O ARREPENDIMENTO” (1)

 
 

“Dei-lhe tempo para que se arrependesse, porém ela não quer se arrepender de sua imoralidade”  (Apocalipse 2:21)

                INTRODUÇÃO: Amados irmãos e amigos, através desta frase em que Deus fala a respeito daquela mulher por nome Jezabel no Capítulo 2 de Apocalipse vemos o fato que Deus dá um tempo para que o pecador se arrependa. Creio que isso é de grande valor à compreensão da paciência de Deus. Ele sempre mostra aos homens quanto tempo Ele concede aos homens para que eles se arrependam. E nós devemos lembrar que o tempo de Deus é incrivelmente diferente do nosso tempo, pois trata-se muitas vezes de centenas de anos.

Em primeiro lugar, antes que entremos nesta série de mensagens, é mister que conheçamos duas coisas: 1) A culpa do pecador. O homem é culpado em qualquer lugar e em quaisquer circunstâncias. Tudo o que o mundo religioso de hoje faz é minimizar a culpa do homem. Essa é a caminhada humanista que tem solapado o mundo ultimamente. Satanás sempre usou o homem para esconder suas intenções perversas por detrás, especialmente quando tem em vista erguer o anticristo.

Lembremos sempre que toda e qualquer mentira religiosa é humanismo, porque tenta tirar a culpa do homem. Mas quando voltamos nossos corações para a verdade revelada entendemos que a felicidade do homem está em seu arrependimento e volta para Deus. Incrível, mas o capítulo 2 de Apocalipse mostra numa mulher que era da igreja em Tiatira a figura da perversa Jezabel, porque era o tipo que estava na igreja para criar escândalos. A figura feminina na bíblia, nas palavras proféticas, normalmente mostra o estado de irreverência, sedução e idolatria no ambiente. Em todo Apocalipse a grande meretriz é o ajuntamento de tudo o que significa mentira religiosa, fazendo contraste com a igreja de Cristo, virgem pura. Outro detalhe importante no capítulo 2 no qual estamos agora focados é o capítulo onde mais o Senhor fala de arrependimento, o tema central dessa mensagem.

Trago essa verdade como destaque porque é o que presenciamos em nossos dias, o domínio feminino e a ausência de arrependimento. Podemos aqui lembrar dos dias dos juízes na história de Israel, porque naqueles dias não havia rei em Israel, não havia liderança nem na família, tampouco havia na nação. Por isso cada um fazia o que bem queria trazendo miséria e escravidão por parte dos inimigos ao longo dos trezentos anos e tudo era amenizado quando Deus em Sua compaixão enviava juízes para julgar a nação. Então, a ausência do conhecimento do Deus da bíblia é que traz arrogância aos homens como vemos em nossos dias.

2) Vamos ver o que a Palavra de Deus diz a respeito do Deus que se revelou. Em Deuteronômio 32:39 aprendemos que Ele é poderoso para executar justiça (eu mato) e misericórdia (eu faço viver), e no final do verso vemos que Ele é soberano e não há quem possa impedi-lo. Nota-se que devido ao orgulho do pecado os homens nem sequer tem noção do temor a Deus. O espírito de Jezabel tomou conta da sociedade; cada um faz o que bem quiser fazer; ninguém vê qualquer perigo, cada um toma sua própria decisão, sem precisar da liderança de Deus. Por essa razão é que trago neste texto essa mensagem, na tentativa de chegar, quem sabe a corações arrependidos. Incrível é que o Senhor dá tempo para que os homens se arrependam dos seus pecados e voltem para Ele.

 

Nenhum comentário: