quarta-feira, 18 de julho de 2018

O SUSTENTO DO AMADO PARA SUA IGREJA (9 de ?)



“Leva-me à sala do banquete, sua bandeira sobre mim é o amor” (Cantares 2:5)
O LUGAR DO NOSSO SUSTENTO:       “Leva-me à sala do banquete...”
        Quando falamos desse “banquete” é óbvio que não estamos tratando daquilo que a natureza carnal e mundana tanto ambiciona aqui. O alimento dos santos é um pão vil e desprezível para os homens no pecado. Mesmo os crentes precisam desejar esse “encontro contínuo do amor do Amado”. É claro que aqui tudo o que nós espiritualmente deve ser adquirido pela fé. Mais uma vez intensifico isso porque a igreja está cercada do culto emocionalista em nossos dias. Não podemos fugir das emoções, porque fazem parte de nosso ser e elas fazem bem quando estão controladas pela razão. Mas podemos fugir do emocionalismo, devido ao fato que é perigosíssimo para o viver dos crentes aqui.
        Duas razões apresento aqui, a fim de mostrar que somente a fé pode entender e entrar nessa “sala do banquete” da comunhão com o Amado de nossa alma. Uma razão é que as coisas espirituais não são agradáveis à carne. Os verdadeiros crentes devem lutar diariamente contra as obras da carne, porque elas tendem a superar e aniquilar os bens espirituais e eternos. Paulo trata sobre isso em Romanos 8, mostrando ali que os verdadeiros crentes podem matar os desejos da carne, simplesmente buscando as coisas espirituais. A outra razão é que as verdades eternas são doces ao coração que foi regenerado pela graça. Temos conosco a Palavra da verdade e tudo o que precisamos aqui nos foi dado na revelação escrita. Abandonar o livro de Deus é jogar fora Sua carta de amor; é desprezar nosso alimento; é lançar fora nosso tesouro, fonte de sabedoria, poder e graça para nosso viver. Creio que preciso incentivar tanto isso, porque vale a  pena ajudar os que realmente querem ajuda. Por que precisamos da Palavra de Deus?
        1.     Ela nos torna sábios, num mundo de loucura e insensatez. Quando vemos a forma como José viveu e se comportou no Egito desde que lá chegou como escravos, não vemos qualquer resposta, senão naquilo que Deus fala acerca dele no Salmo 105: “A palavra de Deus o provou...”. Impressionante! Ali estava um moço abandonado, vendido e escravizado, mas tendo a mão de Deus sobre sua vida e subjugado pelo poder da palavra de Deus em seu ser. Não é isso o que a bíblia faz conosco? Olhemos a vida dos verdadeiros crentes, dos santos de Deus neste mundo. O que acontece com eles? Por que eles vencem a tentação? Por que eles são sábios e corajosos? É porque eles se apoderam da palavra de Deus no viver. Nem falo aqui de teólogos e outros homens de peso no conhecimento da verdade. Falo aqui de homens e mulheres simples, incultos, os quais amam e amaram a verdade revelada.
        2.     Ela nos torna fortes num mundo fraco, ante o pode de satanás (Salmo 18). Quando o mundo fala de força sempre está tratando de força física, intelectual ou financeira. Mas não é assim com os crentes. Olhemos os heróis da fé e o que aqueles homens e mulheres fizeram. Eles jamais foram reconhecidos pelo mundo. Mas os santos são assim, eles são os fortes, porque em santa dependência de Deus apoderaram da verdade e encheram seus corações de argumentos fortes, de uma fé perseverante e de poder para vencer todo mal. Muitos deles foram e vão longe, enfrentando perigos inimagináveis, porque a palavra de Deus fez e faz a diferença em suas vidas.
        Toda nossa fraqueza está ligada ao fato que abandonamos a palavra de Deus na vida, que não a lemos nem interessamos em conhecer nosso Deus e seu imenso amor por nós em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: