quarta-feira, 11 de julho de 2018

O SUSTENTO DO AMADO PARA SUA IGREJA (7 de ?)



“Leva-me à sala do banquete, sua bandeira sobre mim é o amor” (Cantares 2:5)
O LUGAR DO NOSSO SUSTENTO:       “Leva-me à sala do banquete...”
        Persisto em afirmar que a igreja, o povo de Deus é o povo bem-aventurado. Não há entre os anjos, nem entre os povos neste mundo qualquer povo que tenha o privilégio e riqueza que tem a igreja de Deus. Em Efésios Paulo afirma que ela foi comprada com sangue; em Mateus 16 nosso Senhor, antes da sua morte afirmou que ele mesmo iria edificar sua igreja; em Efésios Paulo fala mais que a igreja será apresentada gloriosa e pura perante o Senhor. Em rápidas palavras estou tentando ampliar a beleza e formosura da igreja, (conforme a linguagem das Escrituras) aos olhos daquele que veio ao mundo a fim de resgatá-la e torna-la dele para sempre.
        Quanto podemos aprender acerca dessa verdade em Cantares! Essas lições preciosas não são palavras vãs, jogadas por acaso. A igreja é constituída dos verdadeiros crentes, então, individualmente os crentes podem tomar esses ensinos para si, porque o que a igreja é coletivamente para Cristo, assim é o crente para o Senhor. O crente deve entender que o “...levou-me à sala do banquete...” é algo pessoal, é o amor do Senhor falando a cada coração salvo; são as palavras de amor que o Senhor dirige aos nossos corações, mediante um conhecimento cada vez mais profundo da Sua palavra. Não há diferença entre os crentes; todos são igualmente aceitos na graça, mas a experiência desse amor é diferente em cada crente. Paulo fala sobre isso em Filipenses 3; ele ali mostra o quanto Cristo era precioso para ele e o quanto ele queria conhece-lo mais. Então, tomemos esse fato e entremos nessa santa jornada.
        Primeiramente, a maior bênção que devemos buscar é conhecer o Senhor. Em Oséias Ele mesmo diz que devemos conhecer e prosseguir conhecendo o Senhor (Oséias 6:3). Em Jeremias 9:24 é dito que a maior glória que um homem pode ter é conhecer o Senhor e saber o que ele faz na terra. Quanta tristeza ver o desprezo que muitos têm desse conhecimento! Quanto mais a iniquidade e apostasia crescem na terra, mais desprezo os homens terão pela verdade e pelo Deus da verdade. Mas isso não isenta os crentes dessa busca e luta incessante por conhecer o Senhor. Deve ser isso motivo de nossa ansiedade, dedicação e consagração. Em Cantares Ele é o marido que a esposa compara com uma macieira entre as árvores, cujo fruto é de inestimável valor. Com que tristeza vemos o quanto no Éden o homem desprezou esse amor glorioso e se atirou nos braços da serpente!
        Poucos são os crentes que avaliam a preciosidade de Cristo. Em Cantares a esposa diz que o sustento dele é como comer passas (Cantares 6). Em Cantares estamos vendo que a esposa está no Jardim; é como se houvesse um retorno ao Éden e de fato aconteceu, mas a ênfase não é mais ao ambiente, mas sim ao Amado da alma. Temos em Cristo tudo o que precisamos. O mundo vai à procura dos benefícios advindos de Deus; assim como os judeus procuravam os milagres de Jesus, os homens olham sempre para aquilo que eles tanto amam aqui. Mas a igreja é diferente, porque ela olha para seu Senhor vendo o quanto Ele é admirável.
        Como podemos desenvolver esse contato e conhecer aquele que nos amou e que quer comunicar tal amor por nós? Não há dúvida que é pela fé. Os que creem podem ultrapassar todo sentimento e barreira que envolvem a natureza carnal. A fé penetra nas Escrituras para sondar as palavras do Senhor; os crentes têm ouvidos para ouvir e olhos que notam o que está infinitamente além da compreensão da carne.

Nenhum comentário: