quarta-feira, 4 de julho de 2018

O SUSTENTO DO AMADO PARA SUA IGREJA (3 de ?)



“Leva-me à sala do banquete, sua bandeira sobre mim é o amor” (Cantares 2:5)
O LUGAR DO NOSSO SUSTENTO:       “Leva-me à sala do banquete...”
        Observemos bem no texto que a esposa reconhece o quanto o amor da Amado provê o admirável sustento e ela faz isso em sincera confissão: “Leva-me à sala do banquete...”. Ora, nós os crentes precisamos entender essas verdades; nós os crentes precisamos saber o quanto Cristo é precioso, admirável e fiel para todo seu povo; precisamos saber que todos os crentes, em qualquer lugar, em quaisquer circunstâncias, todos são amados e queridos daquele que um dia nos amou e provou esse amor na cruz. Ele não veio apenas para salvar seus eleitos da condenação eterna, mas veio também para ser nosso Pastor e provedor. Todos os crentes foram acolhidos nesse amor que jamais pode apagar, mesmo sendo nós tão frágeis, ignorantes e muitas vezes infiéis.
        Amado leitor, podemos lembrar de nossa queda, porque foi um ato terrível de nossa parte. Nossa história mostra como provamos com nossos atos que aquilo que ocorreu no Éden é um fato; que simplesmente corremos para longe do Senhor e o abandonamos, a fim de seguir um caminho tortuoso e termos satanás como nosso líder. Triste história! O que merecíamos diante desse ato tão vil e rebelde contra o Deus de amor? Não há nada em toda nossa constituição que indique qualquer atividade nossa em buscar esse Deus; que houve qualquer disposição em nós para querer saber dele. Caímos, tombamos e rebelamos porque foi nosso querer. Não fosse a admirável e gloriosa eleição, o que seria de nós? Não fosse aquela escolha feita pelo Pai, como nós escolheríamos esse Santo Deus? Então, é fato que tudo Ele fez para louvor da glória da sua graça, conforme o ensino santo de Efésios 1.
        Também, o que satanás, o pai da mentira pode fazer por nós? Atirados neste mundo vil o que recebemos dele aqui? Fomos iludidos e não percebíamos que éramos escravos, marcados para a sentença merecida no inferno. Também, o que podíamos fazer por nós mesmos? A cegueira do pecado impedia que víssemos que toda provisão diária era proveniente do próprio Deus. Achávamos que éramos capazes e cheios de suficiente poder para caminhar e prover aquilo que queríamos. Mas as coisas não mudaram muito em nossa constituição natural, porque mesmo sendo crentes, ainda somos inclinados a voltar para o mundo e por vezes precisamos cair aos pés do Senhor, reconhecendo nossa indiferença e ausência de temor. Quanta paciência, benignidade e compaixão de Deus pelo Seu povo (Salmo 106).
        Que entendamos tudo isso à luz da revelação bíblica. A igreja não é constituída de seres perfeitos, mas sim de homens e mulheres achados no pecado e que ainda aqui carregam uma natureza carnal totalmente inclinada à vaidade deste mundo. É necessário que constantemente o amor de um Pai que disciplina venha nos açoitar, a fim de que não caiamos nas tentações que tanto nos cercam aqui. Satanás não mudou, pois ele continua com seus planos de melhorar ainda mais seu mundo e torna-lo ainda mais atraente, como está fazendo em nossos dias. Porventura o Amado nos abandonou? Não precisamos nós saber que aquilo que Ele tem para nós é infinitamente melhor do que todas as riquezas e paixões deste mundo enganador? O que satanás oferece é marcado pela venenosa morte; o que nosso Amado nos dá em Sua graça é cheio dos sabores de sua vida eterna em nós. Voltemos para Ele agora, para que saibamos que “mesa do banquete” é essa mesa!

Nenhum comentário: