quinta-feira, 5 de julho de 2018

O SUSTENTO DO AMADO PARA SUA IGREJA (4 de ?)



“Leva-me à sala do banquete, sua bandeira sobre mim é o amor” (Cantares 2:5)
O LUGAR DO NOSSO SUSTENTO:       “Leva-me à sala do banquete...”
        O que a igreja pode dar ao seu Amado? Nada, a não ser a atitude firme de obediência ao seu comando. Tudo recebemos do Senhor e tudo ele tem na graça para nos proporcionar, a fim de que a igreja lembre-se bem do Seu constante amor e cuidado. Na página anterior procurei mostrar os perigos que a igreja enfrenta neste mundo, especialmente em nossos dias, quando vemos satanás em sua luta insana para destruir a igreja e tirar a palavra de Deus de sua circulação e aplicação. Minha esperança é que os leitores crentes entendam bem esse recado, porquanto ainda habitamos neste corpo de barro, mortal e pecaminoso. Todas as paixões pecaminosas tendem a manifestar seus intentos contra nós, para nosso mal.
        Meditemos um pouco mais acerca dessa situação tão angustiante pela qual passam os sinceros crentes em nossos dias. O mundo sempre foi o mundo mal; nunca a igreja enfrentou dias que não fossem perigosos. Mas agora enfrentamos a real perversidade de satanás por meio do seu sistema enganador e ludibriador. Os perigos que agora enfrentamos não aparecem à frente, porque tudo agora é fácil, há muito mais recursos materiais para viver e até mesmo parece que todos são religiosos, falam de Deus, carregam suas bíblias e proclamam que louvam a Deus. O nome de Jesus está na boca de todos hoje, até mesmo de pessoas improváveis. Tudo isso parece ser um “tapete mágico” para o bem da igreja. Mas o fato é que corremos um tremendo perigo, especialmente porque satanás se disfarçou muito bem; a ausência de percepção bíblica pode acarretar em queda nas tentações aparentemente belas e lícitas.
        Um exemplo que comumente vemos em nossos dias é o que denomino aqui de “culto ao corpo”. A preocupação e ocupação com saúde, beleza física e força, tudo isso revela o quanto satanás avançou em sua proposta por prosperidade. Sempre pensávamos que seu maior engodo eram os enganadores usando a bíblia com promessas de riquezas entre outras coisas. Mas agora é perceptível que o espírito de prosperidade paira sobre a mente e emoções de todos. Vemos uma corrida por comida, sexo, cultos emocionais e atividades religiosas, as quais dão a impressão de que Deus está satisfeito. Os efeitos têm sido devastadores para a igreja, porque o enganador conseguiu levar às igrejas um estilo de culto que melhor se adapta aos gostos de todos. A igreja (em termos religiosos) funciona hoje como se fosse um shopping, onde tem tudo o que você precisa para seu conforto. Se em minha igreja não tiver o que aquele fulano procura, então facilmente ele achará outra igreja na próxima esquina, onde ele achará o que tanto gosta. Não há mais a procura pela palavra, pelos ensinamentos eternos, por ouvir acerca dos antigos caminhos e veredas pelas quais trilharam santos de Deus. Não há mais prazer em ouvir acerca das glórias eternas que aguardam os santos. Por que não? Porque o mundo tem tudo, do ponto de vista carnal, para preencher o vazio do coração. Estamos cercados pelo tentador e por esse espírito de felicidade banal. Tudo isso maquia a situação e impede que vejamos quão terríveis são os perigos que nos cercam aqui.
        É óbvio que muitos nunca nasceram de novo, mas isso não lança fora o fato que os verdadeiros crentes estão envolvidos em densas trevas. Não é hora de voltarmos para Cantares? Deixemos satanás com suas ciladas, a fim de conhecermos nosso supremo Senhor, o Amado de nossa alma!

Nenhum comentário: