terça-feira, 24 de julho de 2018

O PODER DA RESSURREIÇÃO NA SALVAÇÃO ETERNA (10 de?)



“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim... e eu o ressuscitarei no último dia”(João 6:37,39)
A RESSURREIÇÃO NA SALVAÇÃO E A RESSURREIÇÃO DOS CORPOS.
        Quero agora entrar na parte final desta mensagem. Estou tentando traçar um paralelo entre a ressurreição na salvação e a ressurreição dos nossos corpos. Não podemos esquecer que no tocante aos homens Deus opera ressuscitando dos mortos, porque o pecado nos atirou nos braços da morte física, espiritual e na futura morte eterna. Que impressionante obra! Se não entendermos essas coisas eis que nos perderemos lá adiante, nos emaranhados deste mundo de mentiras.
        O que acontece é que seguirá o mesmo comando, vindo daquilo que ocorreu na morte de Cristo e em Sua ressurreição. Tudo foi feito ali na cruz e no sepulcro, a fim de que ocorressem ressurreição na salvação e a ressurreição dos nossos corpos. A firme fé que buscou a Cristo para o livramento da penalidade eterna é a mesma fé que agora exulta na esperança da glória. Quando a luz foi acesa na salvação de nossas almas, ela ficou e ficará acesa, até que amanheça o dia e Sol da justiça se manifeste. Notemos que é exatamente esse o ensino de Provérbios 4:18: “A vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito”. A salvação que encheu a alma desse grande livramento é a luz que brilha, para nos animar por um corpo de glória semelhante ao do Senhor.
        Paulo trata de forma abundante sobre isso em 1 Coríntios 15. Ele está afirmando que uma coisa trouxe outra; que a luz da cruz brilha para a ressurreição. Ele afirma que uma salvação da alma sem uma salvação de nosso corpo traduziria em miséria para nós e para a fé que mostraria ser miserável cheio de desgraças. Mas o fato é que uma salvação produz a outra; uma possibilita a outra. Se fomos ligados a Cristo na Sua morte, também fomos ligados em sua ressurreição; se fomos participantes na ressurreição então é fato que quando Sua voz ecoar do céu, todos os nossos corpos serão erguidos poderosamente para Ele. O leitor atento poderá ver que não há como separar uma coisa da outra, porque um assunto puxa outro.
        Mas, o que importa agora? Qualquer pessoa neste mundo pode ser participante disso? O Senhor trouxe essa real esperança para todos deste mundo? Claro que não! Os que não foram salvos vivem sem esperança e sem Deus neste mundo (Efésios 2:12). Notemos bem que não há qualquer diferença entre a aparência do crente e a aparência do não crente. Essa diferença só será vista de forma nítida quando os corpos forem glorificados. Aqui neste mundo os santos sofrem com seus corpos, às vezes muito mais do que os não crentes. Eles sentem mais os sintomas de vaidades e de tentações muito mais que os não crentes. Por quê? Paulo trata disso em Romanos 8. Estamos em guerra aqui; estamos em luta contra o mal e nossa tenda de habitação é pecaminosa.
        Como podemos saber disso? A diferença é que há vida no crente; que há um novo homem lá dentro; que olhos espirituais foram abertos e eles veem coisas que anteriormente eram impossibilitados de vislumbrar. A fé implantada nos corações dos salvos é o que mobiliza os crentes; a fé é que enche os corações de louvores e que dá o sentido de amar o Senhor, servir e obedecê-lo. Que sejamos assim! Que cresçamos nisso e que apeguemo-nos sempre ao Senhor mediante o conhecimento da Sua Palavra.

Nenhum comentário: