sexta-feira, 27 de julho de 2018

O Chamado do Evangelho” (1)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
                                                       INTRODUÇÃO:
        O capítulo 11  de Mateus em sua maior parte revela juízo, mas encerra com um maravilhoso chamado de Cristo aos pecadores. Assim como o Salmo 23 todos nós conhecemos bem esse verso tão precioso e memorável. Nosso Senhor passa por cidades como Cafarnaum e Betsaida onde faz milagres, mas o povo permanece em sua rebelião e dureza de coração. A atitude dos homens tende a deixar os pregadores tristes e desanimados. Se não conhecermos a verdade do evangelho e como funciona, tendemos a ficar decepcionados. Mas Jesus não se sentiu assim, porque logo Ele no íntimo exulta de alegria pela forma com a qual Deus lida com os homens. Se não houver uma chamada divina, todos os pecadores cairão no inferno, porque nenhum deles tem poder para subir ao céu.
        Então é nesse conhecidíssimo verso que vemos nosso Senhor ecoando sua voz e convidando homens e mulheres “cansados e sobrecarregados”. Esses são os pecadores que Ele veio buscar e salvar; são essas almas pelas quais Ele se entregou na cruz. Assim, o chamado do Senhor: “Vinde a mim” é a essência do evangelho bíblico, porque não estamos lidando com a decisão dos homens, mas sim a de Deus. Nestes dias tão obcecados pela vaidade e pelo conforto, quão indesejável tem sido a absoluta soberania de Deus. Mas é justamente agora que a necessidade aparece para que tratemos desse assunto de tanta proeminência nas Escrituras.
        Eu mesmo posso afirmar que tenho sofrido afronta e desamparo de muitos, porque tenho lutado para pregar essas verdades. Com certeza o mundo precisa, mesmo que os homens gritem que não querem ouvir. Os judeus foram os que mais resistiram a verdade da soberania nos dias do Senhor aqui na terra, mas nada O dissuadiu em mostrar o quanto Deus é glorioso e sublime em sua vontade. Foi nessa santa persistência que os apóstolos pregaram a Palavra e “creram todos os que foram destinados”. Enquanto o mundo grita contra, os eleitos se erguem proclamando a glória de Deus. Eles são chamados no texto acima de “cansados e sobrecarregados”. São vistos como bois que carregam sozinhos o fardo; foram enganados pelo pai da mentira e agora sofrem na jornada mundana.
        Sendo assim, que o Senhor faça o Seu “vinde a mim” ressoar nestes dias maus; que Sua misericórdia apareça brilhando como o sol ao meio-dia, num mundo amaldiçoado pelo pecado e entenebrecido pela mentira. O Senhor ainda não fechou a porta da graça; ainda está escancarada a porta da Arca e as nuvens do juízo ainda não apareceram anunciando os trovões de um grande dilúvio. Minha esperança é que ainda milhões venham a Cristo. Eu não sei quantos são os eleitos, porque Deus não nos deu a soma total deles e creio que mesmo no céu seremos incapazes de calcular essa quantia. Nosso dever agora é pregar, porque para isso fomos vocacionados.
        O evangelho verdadeiro não pronuncia o “vinde a mim” dos homens, mas sim de Deus. Não vale a pena examinar essas palavras graciosas? Elas foram ouvidas por milhares de homens e mulheres que foram salvos; elas ainda estão sendo ouvidas e seus resultados serão vistos lá no céu, porque ali será demonstrada sua grandeza e sua força na multidão dos remidos. Quão precioso é esse evangelho! Dou louvores ao meu Deus porque tudo o que tenho que fazer como pregador é pregar o que Ele mandou. Não tenho que inventar uma mensagem diferente; não tenho que adaptar uma mensagem à época presente. Ora, os homens nos dias do Senhor aqui na terra eram semelhantes aos dias de hoje; seus corações eram tão obstinados e cruéis como os de hoje. Assim, prossigo com o recado aos ouvidos daqueles que podem ouvir.

Nenhum comentário: