terça-feira, 31 de julho de 2018

O CHAMADO DO EVANGELHO (3)



“Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei...”. (Mateus 11:27)
A GLÓRIA DA CHAMADA: “O Filho de Deus”. Vs. 25:27
        Outra lição que nos mostra a glória dessa chamada é que o Aquele que chama o pecador tem ligação íntima com o Pai. Não há linguagem humana que possa descrever a comunhão existente entre as Pessoas da triunidade. Ali há perfeita alegria, paz, amor, respeito mútuo, santidade, poder, riquezas... tudo isso e grau infinito. Notamos isso no prazer que o Senhor Jesus em falar do Pai e comunicar-se com Ele aqui. Vemos também na forma como o Pai comunica-se com o Filho e fala de Seu amor, ternura e apreciação por Ele. Conhecemos essas coisas aqui em grau extremamente finito. Nossa convivência com os irmãos em Cristo, vendo a diferença em meio a unidade. É algo que transborda nossos corações.
        A graça da chamada nos envolveu na preciosidade dessa comunhão com Deus. Os crentes foram chamados à salvação, a fim de que se tornassem filhos e participassem dessa maravilhosa companhia, tendo o Pai como Pai deles e são envolvidos no amor do Pai e do Filho, sob o poder do Espírito Santo. Neste mundo não desfrutamos de forma crescente porque não buscamos essa apreciação que a graça nos envolveu. Muitas vezes as dificuldades e trevas vêm para tapar nossa visão e fazer com que o céu para escurecido e fechado para nós. Mas a verdade é que devemos nos envolver nesse prazer que está infinitamente acima dos pensamentos e sentimentos deste mundo. “Deleita-te no Senhor....” (Salmo 37:3), nos mostra esse segredo de um viver que é mais precioso do que tudo o que a criação oferece e que o mundo tanto procura aqui.
        Outra preciosa lição desponta-se perante nossos olhos acerca da glória do Senhor, assunto completamente oculto dos mundanos, mesmos os mais religiosos. É o fato que Aquele que chama os pecadores veio ao mundo completamente submisso e disposto a fazer a vontade do Pai. Essa decisão não foi tomada aqui; não houve um plano B nos planos eternos. Desde o céu o Filho veio munido desse santo dever e pronto a ser o Servo de Jeová. Tudo foi programado de antemão, a fim de que o palco fosse montado no tempo certo e homens e anjos trabalharam para essa finalidade.
        O alvo era a conquista dos Seus eleitos e para isso custava a entrega de Sua própria vida aqui. Ele desceu aqui para ser o Cordeiro de Deus e perante os homens se apresentou como perfeito Homem. Desde Seu nascimento até Sua morte Ele foi a perfeição da humildade e humilhação; jamais recuou, porque tinha em mira a compra de um povo com Seu próprio sangue. Fez Seu trabalho fiel e de forma obediente, agradando ao Pai em tudo, de tal maneira que o próprio Pai O elevou à glória e foi exaltado acima de tudo. Aquele que não descansou aqui, agora está assentado ao lado do Pai na glória.
        Terminando esse assunto, posso afirmar que somente Ele pode revelar Seus mistérios aos pecadores. Não há ninguém que possa entrar nesse território sagrada, senão os chamados por Ele. O chamado à salvação é algo tão precioso, que Ele mesmo abre os olhos, a mente e todo ser do homem recebe a iluminação da verdade eterna. Quando Ele abriu os olhos do ladrão na cruz, eis que esse homem pode ver imediatamente o que estava perante seus olhos antes fechados no pecado. Quando Saulo caiu cego, foi ali que os olhos de um novo homem foram abertos, para ver as maravilhas que tomaram sua vida, fazendo-o recusar tudo o que antes era precioso para ele.
        E agora? Não é a mesma coisa que acontece? A misteriosa chamada não pode ser explicada aos homens aqui; não tem faculdade capaz de expor essa luz à alma. A chamada é Dele e é feita por Ele. Eu posso pregar com insistência; posso lutar com todo zelo pela conversão dos pecadores, mas nada poderei fazer, caso não houver uma intervenção do Senhor no meio dos mortos.

Nenhum comentário: