terça-feira, 6 de junho de 2023

GRANDE DESPERTAMENTO DIANTE DOS PERIGOS (11)

 


“Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias pelo teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra” (Salmo 73:23-25)

CONSCIÊNCIA DA LIDERANÇA FIEL DO SENHOR: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”.

       Caro leitor, o texto no Salmo 73 mostra que Asafe passou pela experiência dramática das tentadoras ofertas de satanás. Especialmente no que tange as riquezas vemos que atrás disso onde o pai da mentira se esconde, mostrando linda paisagem de felicidade e glórias. As riquezas dizem ao coração do homem que o mundo será dele se tiver dinheiro. Foi isso o que dominou a vida de homens como Caim, Esaú, Acã e Geazi, Balaão e o discípulo de Eliseu, com amargas consequências. Veja bem que tais elementos Deus os entrega aos seus desejos, mas não é assim que Ele faz com Seus santos.

No texto vemos como Asafe entendeu quando disse: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”. Ele compreendeu o que estava acontecendo, vendo a mão diretiva de Deus e seus conselhos, guiando Seu filho e servo pelo caminho correto do contentamento e da santidade, e percebeu que a perfeição e riqueza dada por Deus viria na glória. Veja como o Deus dos crentes age na vida de cada um deles. Aqui nesta vida Ele guia, protege, cuida, supre as suas necessidades, ensina e faz avançar num mundo perigoso e mortal, mas assim que o crente passa pelo vale da sombra da morte, seus olhos são abertos para ver seu Deus lhe recebendo na glória.

Note bem que aqui tudo parece ser sofrimentos, lutas, dificuldades, dores, etc. mas é o caminho pelo qual os santos percorrem. Muitos são bem sucedidos, mas sabem que tudo terá o fim. Os salvos devem saber que a glória não está aqui, mas sim após a morte. Eu mesmo presenciei o sofrimento da minha esposa, até que a morte chegou e a levou, deixando um tremendo vácuo na minha vida e na vida de nossos filhos.

Também, posso assegurar que a morte será a experiência dramática de que no mundo tudo é enganador. É incrível, mas para muitos ímpios até a morte se apresenta como consoladora, dando conforto de que tudo será belo e que haverá um descanso eterno porvir. Mas, muitos incrédulos viram com decepção o quanto seus esforços resultaram em completo fracasso. Essa lição deveria ser aprendida pelos homens só lendo o livro de Eclesiastes. Mesmos os crentes muitas vezes precisam dessa assolação no viver, a fim de ver como tudo vai embora e some na sepultura, como o leite derramado. Santos de Deus enfrentaram dramas terríveis com a chegada da morte sem qualquer aviso. Nem sequer imaginamos o sofrimento de Jacó ao saber que José foi devorado por alguma fera, além do sofrimento de sepultar sua querida Raquel. Deus deixa que essas marcas venham penetrar em nosso ser, a fim engolir acontecimentos que nos fazem desmaiar.

Porém, quando somos entregues à morte, Ele marca o encontro para nos receber: “...me guias com o teu conselho e me recebes na glória”. Que fato impressionante! Eis aí a formatura da graça! Que professor maravilhoso que sozinho ensina na teoria e na prática as lições que Seus queridos aqui precisam aprender. Aqui Ele é nosso invisível professor, mas assim que a morte vem nos sacar deste mundo, os olhos da alma são abertos para vermos nos recebendo. Não é um maravilhoso? Ele nos recebeu na salvação, dizendo: “Vinde a mim”. Na glória Ele não somente dirá: “Vinde!”, como também acrescentará: “Vinde benditos do meu Pai!” Os santos serão recebidos na glória, e não nesta vanglória terrena.

       Veja querido irmão, como passamos pela peregrinação terrena e transitória. Foi isso que conscientizou Asafe e ele passou a considerar que melhor que o mundo pode oferecer é venenoso.

Nenhum comentário: