terça-feira, 29 de março de 2022

QUAL É A MAIOR GLÓRIA? (9 de 10)


“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor” (Jeremias 9:23, 24).

A MAIOR GLÓRIA – CONHECER DEUS.

        Vamos à parte final dessa mensagem, na esperança de socorrer aqueles que estão iludidos e que buscam a verdade. A esperança é que a luz brilhe nos corações e chegue a alegria da tão grande salvação. Conhecer o Deus da bíblia é o privilégio que está infinitamente acima de qualquer privilégio. Todo problema com Israel foi que o povo não conhecia Deus. O conhecimento que tinha era superficial e não havia chegado aos corações, a fim de que pudessem temer ao Senhor. Eles tratavam Deus como a mais vil divindade, enquanto no coração criam nos seus ídolos. O homem natural é assim.

        Mas é essa a situação atual. Quando o sistema evangélico é marcado por mentiras religiosas, então o povo não gosta de examinar as coisas com exatidão, eles preferem a superfície. Isso tem trazido um cristianismo superficial à sociedade, pois tudo hoje é tratado como festa e emoções e não com a razão. Quem é Deus? É essa a mensagem de Jeremias. Deus está chamando o povo às veredas antigas; Ele não traz novidades. Ele diz a Israel que Ele é o Deus de Abraão, de Isaque, de Jacó, de Moisés e outros grandes nomes. Deus estava dizendo que aqueles homens não morreram, que eles estavam na glória. Deus estava dizendo: “Eis-me aqui, eu sou o Deus de vocês!”. Ele estava dizendo àquele povo que a maior glória era conhece-lo e não buscar as vaidades terrenas e carnais. Quem é esse Deus? O Deus Sábio, o Deus Forte o Deus Rico. Veja como Deus sendo completo nele mesmo é tudo o que precisamos ter e conhecer.

        Aprendemos que Ele é sábio. Notemos que Ele neste mundo em relação aos homens Ele faz 3 coisas: Misericórdia, justiça e Juízo, conforme vemos em Jeremias 9:24. Na Sua misericórdia Ele está mostrando que Ele é sábio. Para os homens sabedoria é vista em cultura, belas palavras, etc. Para Deus, Sua sabedoria é mostrada em seus atos compassivos pela raça caída. Quer ver a sabedoria de Deus? Então olhe e veja o que foi feito na cruz; veja o braço forte do Senhor, Seu Servo que veio ao mundo para destruir o poder do pecado, da morte, do mundo, do diabo e do inferno. Incrível! Paulo fala sobre essa sabedoria em 1 Coríntios 2. Ele não tem propósito de mostrar grandezas para o mundo; o Deus da bíblia não faz teatros, não expõe milagres. Tudo o que Ele fez na face da terra é incrivelmente obra milagrosa. Ele quer mostrar ao mundo Sua salvação, Seu Cristo que veio ao mundo e foi rejeitado. Foi essa mensagem da sábia misericordiosa de Deus que Ele transmitiu a Israel por meio de Jeremias. Ele avisou ao povo, para que todos ouvissem Sua palavra e se arrependessem dos seus atos malignos, para que o juízo não recaísse sobre suas cabeças.

        A mensagem de misericórdia é a mesma mensagem de hoje. O mundo atual tem a mesma atitude de Israel dos dias de Jeremias. Mas Deus está mostrando ao mundo a cruz do Calvário, onde Seu Filho foi punido em lugar de inimigos. Eis a sabedoria de Deus! Eis a mensagem santa para a qual todos deveriam voltar seus corações! Eis a sabedoria a ser pregada pelos fieis servos do Senhor; eis a sabedoria que os sábios deste mundo, caladamente precisam ouvir. Tem outro tipo de sabedoria? Não! Sabedoria é Deus mostrando o que os homens precisam; precisam conhece-Lo em Sua glória, grandeza, poder, salvação e juízo. A sabedoria dos homens em face de tudo isso deve ser mostrada em temor ao Senhor, conforme o ensino de Provérbios. Essa é a mensagem que convida a todos os famintos e sedentos de justiça a vir buscar essa tão grande salvação do tão maravilhoso Salvador!

Nenhum comentário: