segunda-feira, 4 de abril de 2011

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (49) "aprendendo do amor do Noivo"

“...Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5)

O PERFIL DO AMOR DO NOIVO:

         Amigo leitor, não posso terminar esses estudos nessa tão preciosa passagem em Cantares sem me esforçar para levar meus leitores à compreensão na vida do amor do Noivo. A noiva aprende amar debaixo do teto do amor do Noivo: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1João 4:19). Sem qualquer dúvida digo e afirmo que só seremos envolvidos no verdadeiro amor se estivermos dispostos a conhecer melhor o Noivo. O presente século está carregado da arrogância de satanás e tem enchido os corações dos homens. A igreja de Deus precisa desvencilhar-se dessas teias tão sedutoras que têm dominado o ambiente evangélico. Em lugar disso a igreja de Deus deve estar cheia de temor ao Senhor, de homens e mulheres humilhados diante da verdade desse evangelho.
         Como podemos conhecer num viver prático a respeito do amor do Noivo? Sem estar envolvidos e dominados pelo poder que nos abraçou em misericórdia e nos lavou a fim de nos tornar agradáveis perante o Pai, certamente seremos egoístas no viver; estaremos ocupados com nossos próprios interesses. Satanás sabe bem como criar um ambiente satisfatório à carne, carregado do amor natural. Ele sabe como usar suas fragrâncias e adaptá-las bem num ambiente religioso; ele faz com que sintamos bem com aquilo que somos e que achamos que temos para dar. Em nosso orgulho próprio podemos achar que estamos lá no alto em termos de espiritualidade, mas na verdade estamos inflamos pelo amor próprio e interesse em nossa própria glória. A vida cristã verdadeira é revestida da glória de Deus e se Cristo não estiver sendo exaltado em nosso viver conforme a Palavra, certamente desconhece Seu amor na prática.
         Já aprendemos que o amor do Noivo é santo. Então, somente corações santificados podem realmente amar. O amor de Cristo brota num coração puro, numa alma que anseia viver para a glória de Deus. O verdadeiro crente deve lutar para tirar do terreno de sua vida todo mundanismo e carnalidade, se realmente quer conhecer o amor do Noivo. Se alguém tem qualquer amizade secreta com o mundo; se tiver qualquer aliança com qualquer tipo de iniqüidade, jamais conhecerá o amor de Cristo. Mesmo que seja esforçado em tudo para exibir certa espiritualidade. A vida cristã é guerra, é luta contra o mal diariamente! Somente os que amam a verdade revelada podem entrar nesse campo minado! É no caminho rumo ao céu que estão concentrados todos os inimigos cruéis, por isso os verdadeiros crentes procuram estar armados com as poderosas armas da verdade.
         Se alguém quer conhecer melhor o amor do noivo precisa conhecer santidade no viver. Precisa ser inteiramente separado para o Noivo. A casa de sua vida, na mente, nas emoções, nas palavras, enfim, em tudo deve estar completamente dedicada ao Senhor. Foi exatamente isso o que Pedro quis dizer em sua carta. Pedro estava combinado com o livro de Levítico onde o Senhor comunica ao Seu povo sobre a necessidade de ser um povo separado, diferente de todos os outros povos (Levítico 20:19).
         Mas devo explicar que santidade é um viver positivo e que em nada altera a personalidade. Não é uma mera mudança da aparência, mas sim de um coração transformado e cheio da obediência ao Senhor (1Pedro 1:14). Não é algo forçado ou manipulado por qualquer organização religiosa, mas é algo de um coração contrito e obediente a Deus. A radiante luz da glória de Cristo brilha num rosto santificado! Qualquer ambiente é abençoado por meio de uma vida santa! O temor ao Senhor cerca um lugar onde está presente uma alma achada pela graça! Noutras palavras, o santo é aquele que conheceu o Noivo amado, que fora visitado por Ele! É uma alma que sente, vive e anda lado a lado com o Amigo invisível e que não titubeia em confessar que pertence a Ele para sempre.

Nenhum comentário: