“Aconselho-te que de mim compres ouro
refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e
não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus
olhos, a fim de que vejas” (Apocalipse 3:17).
INTRODUÇÃO:
Amado leitor,
conheçamos mais profundamente a linguagem do Senhor Jesus em relação a igreja
de Laodicéia. Os crentes de hoje não percebem que estamos vivendo a era de
Laodicéia e quão perigoso é que em nosso meio haja pessoas que pertencem a essa
igreja e não a Filadélfia. Nessa passagem vemos como Deus faz diferença entre
os crentes de Filadélfia e aqueles que pertencem a Laodicéia – Os falsos e os
verdadeiros. Quero por meio dessas meditações em torno desse verso mostrar que
a igreja de Laodicéia floresce em nossos dias; que é essa a igreja popular, tão
atraente à carne e com todo ensino teológico, a ponto de que seus membros se
considerem salvos e tranquilos porque, mesmo sendo mundanos hão de ir para o
céu. Neste verso vemos que milhares podem estar gozando de uma calma, de uma
paz extremamente perigosa. Cristo fala isso quando Ele mostra que é exatamente
o que os de Laodicéia sentem: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada
tenho falta”. Como isso pode acontecer? Como pode ser detectado esse
estado de engano em pessoas que parecem ser crentes e não são?
Quero me dirigir aos meus leitores, da mesma
maneira que me dirijo aos que frequentam os cultos da pequena igreja onde
pastoreio. Estamos vivendo em dias do relativismo evangélico, quando tudo
serve, desde que eu me sinta bem com aquilo. É assim que acontece no campo
religioso em nossos dias. Todo absolutismo tem sido cautelosamente retirado e
tido como posições perversas e cruéis contra os seres humanos. Mas o fato é que
quando estamos lidando com a Palavra de Deus não há lugar para sentimentalismos
vãos nem para as opiniões de quem quer que seja. Quando nosso Senhor se dirige
à igreja de Laodicéia (verso 14) Ele primeiramente se apresenta como o AMÉM.
Ora, isso mostra quem é o Senhor da igreja, absoluto Senhor, o Todo-Poderoso,
aquele que tem olhos como chama de fogo e que por isso não pode suportar nada
irá contra Sua santidade. O Jesus moderno nada tem a ver com o Senhor da
igreja, pois esse tal de Jesus da nova era não passa de um ídolo lavrado pela
mentalidade de homens mundanos e malignos. O Senhor da igreja reina
absolutamente sobre o povo que Ele mesmo comprou com Seu sangue e lida com cada
crente na base de disciplina (verso 18). Por essa razão, quando a igreja de
Laodicéia é encarada por Ele, percebe-se que Ele está lidando com indivíduos
enganosos e enganados, com elementos carregados de orgulho e que se sentem bem
porque são religiosos e creem que são pertencentes a Deus. Note
bem caro leitor que é essa a condição que vive a igreja desta geração. Estou
certo que a mensagem do Senhor para o movimento evangélico moderno é a mensagem
dirigida aos crentes de Laodicéia. Milhares de almas enganadas estão se
sentindo bem, porque receberam boa dose desse sentimento de bem-estar,
oferecida a eles por falsos mestres, mas o fato é que nada eles possuem das
características dos crentes de Filadélfia. Não há sinal de perseverança,
firmeza de fé, humildade, amor à verdade, provação na vida que resulta em santidade.
Suas vestes estão manchadas com a impureza deste mundo e são reconhecidos pelo
orgulho espiritual, pois dormem um gostoso sono derivado de uma paz mundana e
carnal.
Meu caro
leitor, meu desejo é alcançar seu coração. Meu sincero desejo e oração é para
que você seja acordado imediatamente e que de forma humilde venha reconhecer
sua triste condição de uma alma enganada. Aproveite porque o Senhor está
passando pela igreja de Laodicéia e está anunciando a verdade salvadora: “Eis
que estou à porta e bato...” (Apocalipse 3:20).
Nenhum comentário:
Postar um comentário