"Bem-aventurado
o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos
pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
Amigo leitor, no verso 4 do Salmo
1 vimos que o Senhor Deus, ao comparar
os ímpios com os justos, Ele diz: "Não são assim os ímpios". Mas a
quem são comparados os ímpios? O próprio verso responde: são como a moinha que
o vento dispersa. Na versão atualizada diz que são como a palha levada pelo
vento. Veja bem a comparação feita por Deus para aquele que é ímpio: "Como
palha".
É essa a sua situação? O justo é
chamado de árvore, o ímpio é chamado de palha. É o Grande Deus quem afirma, é
lógico, Ele é o Deus que não pode mentir. Então, veja bem qual é a sua situação
diante daquele que não olha a aparência do homem. Você já foi feito por Cristo
Jesus, em um homem justo? Um jovem justo? Uma senhora justa? O que é que diz
Romanos 5:1? Justificado pois mediante a fé, temos paz com Deus"... Se
você é justo agora porque foi a Jesus para Ele ser o seu Salvador, então é
alguém que diante de Deus não tem nenhuma culpa. Nada há mais de débito contra
Deus; é de fato uma árvore plantada pelo Todo Poderoso para produzir fruto
neste mundo maligno, fruto para a glória de Deus. Mas se estiver na posição de
um ímpio, a sua situação é diametralmente diferente.
Escute bem: para ser um ímpio, é só não
ser um justo; é só não ser salvo; é só não ser um crente em Cristo, então, não
importa a sua família, seu nome, seu status, sua religião, sua confissão, sua
personalidade, sua idade, sua cor, você é chamado de ímpio. O Grande Deus vê as
coisas assim; seja Ele verdadeiro, e seja o homem mentiroso. A realidade é
essa. Meu amigo, veja o que Deus diz a respeito do ímpio nesse verso lido:
"O ímpio é como a palha". Você tem sua Bíblia aberta nesse Salmo? O
Grande Deus não compara o ímpio com uma árvore, mas com a palha. Que triste
verdade! Mas é a verdade. Ó meu amigo, você quer continuar assim em sua triste
jornada neste mundo de engano? Você quer continuar sendo chamado por Deus de
palha? Pois é assim que Ele lhe chama, simplesmente porque ainda você não foi a
Jesus para a sua salvação eterna; fora do Senhor não há para o pecador nenhuma
segurança qualquer.
Você pode dizer-me: "quem é que
não quer Jesus"? Não é ter um "Jesus" na mente; não é algo feito
como uma mera declaração. O homem é do mundo, ou de Deus. Se o seu coração ainda
se acha jogado nos prazeres; fazendo aquilo que agrada as paixões da carne;
servindo ao pecado e aos ídolos, é lógico que não foi a Cristo. É impossível
receber a Cristo sem primeiramente ter a experiência da cruz. O caminho de
acesso a Deus é o caminho da cruz. É o reconhecimento de sua miséria; de sua
pecaminosidade; de sua condenação; de que neste mundo não há um pecador igual.
O pecador só vai a Jesus para a sua salvação quando se vê no caminho da
perdição. Do contrário é uma pessoa que está indo no caminho do pecado, e
sentindo-se bem no pecado.
Não há diferença. Meu amigo, se você não é um
salvo, sua posição de ímpio vai refletir no dia a dia. Você talvez não terá o
prazer em cometer sérios pecados, pecados grosseiros, pecados abomináveis, simplesmente
porque você acha feios; tem medo, ou quer manter a sua postura religiosa.
Aquele que é ímpio poderá ter uma vida religiosa, mas nada vai entender do que
é santidade no íntimo, pois está desligado da vida que há em Cristo. Ele vai
estar sentindo bem em lugares que lhe agradam a carne.
Mas vamos meditar um pouco mais na
segunda frase do verso 4, onde diz: "São como a palha". Meu amigo, a
primeira lição que temos nessa declaração divina, é que, como palha, o pobre
pecador é sem vida. Ele é palha, e a palha está fora da árvore, caída no chão,
completamente destituída de vida, nada tem do verdor das folhas da árvore. É
lógico e claro pelo ensinamento bíblico, que só há vida em Cristo. Em I João, o
Espírito Santo afirma: "Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o
Filho de Deus não tem a vida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário