“...no meu leito, busquei o amado de minha
alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas
ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei.
Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei:
Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha
alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa
de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares
3:1-4).
DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES: “...no meu leito...” (continuação)
Amigo leitor, os homens no pecado não
podem perceber o que significa a escuridão deste mundo, até que Deus venha em
Sua misericórdia e abra seus olhos espirituais. A Bíblia está cheia de
ilustrações que explicam tal verdade. O cap. 4 de Gênesis fala da vida de Abel.
Seu nome significa “vaidade”. Nota-se como Abel procurou conhecer a verdade de
como voltar para Deus tão logo descobrira com tristeza que foi atirado com seus
pais para fora do paraíso devido a queda no pecado. Por quanto tempo Abel viveu
aprisionado à ilusão das iniqüidades à semelhança do seu irmão Caim, realmente
não sabemos. Mas o que importa é que o Senhor teve misericórdia daquele moço e
mostrou-lhe o caminho certo e seguro para sua salvação.
Quando
ofereceu sacrifício de sangue Abel estava confessando sua culpa e a necessidade
que ele tinha de um substituto que ocupasse o seu lugar. Naquele momento a fé
que fora implantada em seu peito pelo Espírito de Deus vislumbrou o Salvador
que um dia viria para ocupar o lugar dos perdidos. É bem provável que seus pais
explicaram-lhe tudo sobre a queda no Éden e a promessa da semente que viria
para esmagar a cabeça da serpente (Gênesis 3:15). Com os olhos da alma abertos aquele
moço percebeu a solidão de sua alma e passou a procurar seu Amado Salvador,
então com simplicidade e confiança confiou plenamente no sangue do Cordeiro
para sua remissão, para a sua segurança de entrar no paraíso celestial.
Amigo leitor, o Deus
de toda misericórdia tem revelado a verdade da condição tão triste dos perdidos.
Não há neste mundo quem possa abrir os olhos espirituais da alma, elas estão
perdidas; elas tranquilamente dormem o sono letal e não percebem que estão
sendo encaminhadas para a destruição eterna. Estão aprisionadas em densas
trevas, contemplando alguns fachos de luz que satanás põe neste mundo. Elas se
alegram apenas naquilo que agrada a carne e ficam deslumbradas com os encantos
mundanos postos perante seus olhos. Alegram na espera de um mundo melhor, de
uma glória passageira. Seus inimigos são transformados em deuses perante seus
olhos, e até mesmo a morte chega dando-lhes certeza de um descanso. Enquanto a
alma dorme, nada percebe quanto ao seu desamparo; não vê necessidade do Amado,
Cristo é rejeitado abruptamente. A mensagem não é aceita; a formosura e a
glória do Rei não chegam ao coração. Toda verdade é rejeitada e vista como
fantasia religiosa. A alma no pecado despreza o favo de mel; rejeita o prato de
hortaliça porque tem o boi cevado na mesa mundana.
Amigo leitor, diante dessa
verdade, conheçamos o Deus de toda graça! O Deus de toda misericórdia chega
para abrir os olhos do cego; desperta aquele que agora dorme o gostoso sono do
pecado; chama da morte para a vida aquele que está sob a penalidade eterna! A
mensagem do evangelho chega para brilhar neste mundo, descobrir as farsas de
satanás e chamar os pecadores ao arrependimento! Ó alma, acorde agora! Ó alma,
as maldições da lei chegam agora para provocar dores nessa sua insensível
consciência! Ó alma, desperte agora, veja o maravilhoso Senhor, amigo
incomparável! Ele é o grande conquistador dos perdidos! Ele é o triunfante
Senhor, que na cruz derrotou todo inimigo e é o único que pode quebrar as
prisões do pecado e arrancar as almas da triste condição na qual estão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário