“...no meu leito, busquei o amado de minha
alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas
ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei.
Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei:
Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha
alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa
de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares
3:1-4). DESCOBRINDO AS AFLIÇÕES: “...no meu leito...” (introdução)
Amigo leitor, já
tivemos uma visão geral do mundo, do seu líder e do seu programa maligno, cruel
e escravizador. Não há como escapar da atividade servil e enganadora deste
mundo, a não ser por obra misericordiosa do Senhor, porquanto é dito que, “...Para
isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1João
3:8). A mensagem bíblica não mudou em afirmar que o mundo continua sendo o
mesmo; que satanás ainda está solto; que milhares estão servindo como escravos
na construção desse império de trevas, para depois serem lançados na destruição
eterna; que a morte mantém seu nefando trabalho em ceifar as almas, jogando-as
para as mandíbulas do inferno que nunca diz “basta”.
Voltemos
ao texto, porquanto temos outra lição que emerge com um ensino profundamente
revelador. Na experiência da mulher, ela em seu leito acorda sobressaltada,
assustada e aterrorizada ao descobrir que está sozinha. Eis aí uma das lições
mais preciosas que temos do evangelho da glória de Cristo; dessa maravilhosa
obra que cabe tão somente ao Espírito de Deus em usar Sua Palavra para
descobrir as almas. Quando Deus abre os olhos espirituais do pecador, somente
assim ele poderá enxergar sua triste condição, do contrário a pessoa continuará
em seu estado de corrupção até o fim, para depois perecer eternamente. Ora,
precisamos entender tal verdade; precisamos conhecer que Deus utiliza o
evangelho para chamar pecadores ao arrependimento, e Ele o faz descobrindo as
aflições da alma.
Como
é que o pecador passa a buscar a verdade? Será que há um principio de fé na
natureza humana? Será que uma motivação natural fará o homem, de repente,
pensar em Deus e buscar a Deus? Será que por si só o homem desejará correr em
busca do socorro do alto, a fim de escapar da prisão do pecado na qual ele se
encontra, sem que por si mesmo possa sair? Jamais! Em sua condição de morto
para Deus, o pecador continuará andando assim, servindo com prazer o pecado.
Ele é chamado de filho das trevas, por isso odiará a luz (Efésios 5:8). Ele é
chamado de filho da Ira, por isso caminha com prazer em direção ao castigo
eterno (Efésios 2:3). Ele é chamado de filho da desobediência, por isso
prossegue determinado em rebelião contumaz contra Deus (Efésios 2:2). Saulo
segue ardendo em ira contra os santos de Deus; seu intento é espancar, prender
e até matar os crentes. Não fosse a intervenção misericordiosa de Deus Saulo
agiria como um terrorista religioso em Damasco (Atos 9). Amigo leitor, não há
no mundo, nem na religião, nem em qualquer outra área da sociedade qualquer
meio de mudar o homem no pecado. Ele nada saberá da sua tão triste e depravada
condição; continuará gostando da escravidão mundana e tudo faz em troca dos
favores carnais do diabo. Seu prazer está na transgressão e não na lei do
Senhor; sua vontade é completamente subjugada ao poder dominante do pecado
(João 8:34); sua apreciação é por aquilo que o sistema mundano pode lhe
oferecer com seus entretenimentos.
Somente
Deus pode chamar o pecador ao arrependimento: “...no meu leito, busquei o amado de minha
alma...”. “...não há quem busque a Deus!”, mas o evangelho de Cristo mostra
com majestosa glória que Deus busca o perdido! Que é Ele quem chama o pecador!
E quando o pecador é despertado para ver sua condição, realmente ele sai na
busca pelo Amado de sua alma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário