domingo, 4 de novembro de 2012

O VELHO EVANGELHO




       Spurgeon
Queridos amigos, consegui fazer-vos pensar a respeito da grandeza do poder e da graça do Senhor? Motivei-vos para que O adoreis? Espero que assim seja. A minha própria alma deseja prostrar-se aos Seus pés, absorta na doce consideração da grandeza dessa Graça, que de tal maneira se expressa e que fala com a verdade, quando ela diz a toda a raça humana arruinada: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu”— com uma certeza absoluta “vos aliviarei.”
         Não devemos esquecer tampouco que o que Cristo prometeu tem vigência para todos os tempos. Aqui temos um homem falando, o qual era “desprezado e o mais indigno entre os homens.” Vejamo-Lo claramente perante os nossos olhos, o filho do carpinteiro, o filho de Maria, “Homem de Dores, experimentado nos trabalhos” de novo Ele disse àqueles que se congregavam ao Seu redor: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei”; mas Ele olhava através de todos os séculos que haveriam de vir, e Ele falou-nos, também a nós agora, aqui congregados, e logo Ele olhou para todas as multidões desta grande cidade, e deste país, e de todas as nações da Terra, e disse: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei.” Com efeito, Ele disse: “Até que Eu venha de novo à Terra, sentado sobre o Trono do Julgamento, Eu prometo que cada alma muito oprimida que venha a Mim encontrará alívio.”
         Pela sua multidão, os sofrimentos dos homens são semelhantes às estrelas do céu, e os próprios homens são inumeráveis. Contai, se puderdes, as gotas do orvalho da manhã, ou as areias do mar e em seguida procurai contar os filhos de Adão desde o começo do tempo! Outra vez, o nosso Senhor Jesus Cristo, falando com a vasta multidão dos filhos dos homens que estão cansados e oprimidos, diz-lhes: “Vinde a Mim; vinde a Mim; porque aquele que vem a Mim jamais o lançarei fora. E seja quem for que vem a Mim, acha alívio para a sua alma.”
         Mostra, também, a grandeza do poder e da graça de Cristo quando recordamos aos muitos que têm comprovado que esta promessa é verdadeira. Vós sabeis que através de todos estes séculos até agora, nem uma só alma cansada e oprimida tem vindo a Cristo em vão. Até nos remotos limites da Terra, não se tem encontrado um criminoso tão vil, ou uma alma totalmente encerrada no calabouço do Gigante Desespero, que ao vir a Cristo não tenha recebido o alívio prometido e, portanto, Cristo tem sido magnificado.

III. Agora, consideremos juntos, por uns minutos, a SIMPLICIDADE DESTE EVANGELHO.
         Jesus Cristo diz a todos os que estão fatigados e cansados: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei.” Este convite implica um movimento, um movimento de alguém para alguém. Vós sois convidados a afastar-vos de tudo aquilo em que tendes vindo a pôr a vossa confiança, e a mudardes de posição para irdes a Cristo e a confiar Nele; e assim que o façais, Ele vos aliviará. Quão diferente é esta simplicidade, de todos os sistemas complexos que os homens têm estabelecido! Porque, de acordo com os ensinos de certos homens, para se ser Cristão e para se seguir todas as regulações do culto, precisais de ter uma pequena biblioteca de consulta para saber a que hora devereis acender as vossas velas no velador, e como misturar o incenso, ou a maneira adequada de usardes o vosso véu, e em que direção deveis voltar-vos quando dizeis certa oração, e em que outra direção deveis voltar-vos quando dizeis outra, e se a vossa entonação ou o vosso canto ou se o vosso murmúrio será aceitável a Deus!
         Oh queridos, queridos, queridos! Toda esta complexa maquinaria inventada pelo homem o assim chamado “batismo” na vossa infância, a confirmação na vossa juventude, “tomar o sacramento”, como alguns lhe chamam— tudo isto é um maravilhoso embuste, cheio de mistério e falsidade e engano! Porém, de acordo com o ensino de Cristo, o caminho para a salvação é somente este: “Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei.” E se tu, querido amigo, vens a Cristo e confias nEle, encontrarás esse alívio e essa paz que Ele sente prazer em outorgar; encontrarás o coração da noz, alcançarás a essência e a raiz de todo o assunto! Se o teu coração abandonar todas as outras confianças e está apenas dependendo de Jesus Cristo, encontrarás a vida eterna! E essa vida eterna nunca te será tirada de ti. Portanto, regozija-te nisso!

Nenhum comentário: