terça-feira, 20 de novembro de 2018

ATITUDES PERIGOSAS ANTE A VERDADE (5)



“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8,10).
        O PERIGO DE ENCOBRIR SUA CONDIÇÃO EM ADÃO: “Se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos...”
        Por que homens e mulheres encobrem sua condição? Por que não abrem seus corações para a verdade vinda de um Deus de tanto amor? Precisamos voltar para aquilo que a palavra de Deus nos ensina, a fim de que jamais venhamos a ser enredados pelo engano dos homens e do nosso sistema de julgar as coisas. Se sairmos da verdade registrada pelo Espírito Santo, certamente cairemos em erros terríveis e até mesmo em blasfêmias. Muitos se afastam de Deus devido a ignorância acerca do estado depravado e vil do coração do homem e da soberania total da graça de Deus em suas obras aqui.
        Lembremos em primeiro lugar que milhares de homens são entregues por Deus à dureza de seus corações e que nem sempre Deus está realmente salvando almas. Quando Deus chamou Isaías foi chocante aos nossos pensamentos o ministério que o jovem profeta teria (Isaías 6). Ele iria pregar para que o povo ficasse ainda mais surdo e que não daria qualquer atenção às palavras do profeta, a fim de arrepender-se e se converter a Deus. Deus não queria que o povo se convertesse; não haveria lugar para arrependimento em Israel naqueles dias. Vemos muitos acontecimentos dessa natureza na história de Israel. Foi nessa condição de endurecimento total que Deus colocou Coré, Datã e Abirão, a fim de que fossem punidos de forma terrível, caindo no abismo em direção ao inferno, ainda vivos (Números 16).
        Achamos que Deus não faz isso em nossos dias? Pois é, o mesmo Deus que opera salvação, também opera endurecimento nos corações e é Ele glorificado tanto em salvação como em endurecer corações para nunca se convertam e sejam salvos. Não é motivo para nosso temor e tremor? Vejo muitos hoje brincando com a palavra de Deus, desprezando a verdade escrita e até mesmo desafiando a Deus com seus pecados. Fazem isso porque transformaram a graça de Deus em motivo de libertinagem. Quão aterrorizante é para os homens brincar com a palavra, debochar da mensagem tão clara que nos foi entregue. Certamente, muitos já estão entregues aos seus pecados e não há mais condição de arrependimento, pois continuarão assim até a morte.
        Outro detalhe é que a rebelião contra a verdade é mostrando na firme disposição em ouvir a mentira. Jesus disse para os arrogantes judeus que eles não O queriam ouvir,  porque simplesmente Ele falava a verdade (João 8:45). Satanás sabe como preparar boas e suaves mentiras para atrair corações endurecidos. Conheci muitos que deram às costas à verdade e por causa disso foram fisgados por uma preciosa mentira de um falso mestre. Satanás sabe como dar sabor a uma mentira religiosa, por isso é muito perigoso recusar a verdade. Alguns se afastam, mas são alcançados de volta pela graça compassiva do Senhor, mas outros são entregues à vaidade e ficarão ainda mais embrutecidos contra as doces verdades do evangelho. Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas!
        

Nenhum comentário: