segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ATITUDES PERIGOSAS ANTE A VERDADE (4)


                   
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8,10).
        O PERIGO DE ENCOBRIR SUA CONDIÇÃO EM ADÃO: “Se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos...”
         Notemos bem que no verso 8 João não está tratando de nossos atos, mas sim da nossa condição em Adão: “Se dissermos que não temos pecado...”. Creio que é de grande valor para nosso entendimento, porque quão hábil é a natureza enganosa e enganada para tentar mudar sua situação! Foi assim nos dias de Jeremias e quando a mensagem vinha através do profeta eles reagiam com a pergunta: “O que fizemos?”. Os corações empedernidos contra a verdade de Deus reagem assim. Não havendo confissão os homens vão argumentar contra Deus; eles vão sempre dizer que estão certos; que não são tão maus como outros, etc. Não foi assim nos com os judeus nos dias de Jesus aqui na terra? Aquele povo religiosamente arrogante achava que era melhor do que os outros povos e que o nome “judeu” era suficiente para que eles fossem morar na companhia do pai Abraão no paraíso celestial.
        Os homens nunca mudaram e se encontram uma religião errada, sempre vão encostar e repousar suas cabeças, achando que não são tão maus assim e que por isso merecem um lugar no céu. Como isso acontece? É fácil ver essa atitude por fora? Claro que não! Os homens são habilidosos em disfarçar e maquiar-se externamente. Mas, a palavra de Deus com impressionante habilidade vem mostrar que ter a luz por fora, não significa que há luz por dentro. Uma casa pode ter uma luz bem no poste que está em frente, iluminando a rua e a parte exterior da residência, enquanto a escuridão domina o seu interior, por falta de energia. Assim é a situação daquilo que esconde sua origem em Adão devido ao orgulho.
        O que a verdade do texto proclama? “A nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós”. Notemos o quanto o texto é revelador a nós. Jesus afirma em João que aquele que O segue não andará nas trevas, isso significa que quem não O segue realmente anda nas trevas, não há qualquer ligação com a luz. Não há maior perigo para o homem do que a ausência da verdade no íntimo, porque seu coração não foi descoberto, sua situação por fora parece agradável e abençoada, mas quando olhamos tudo pela visão das Escrituras podemos perceber que falta a verdade no íntimo e assim ela continua enganada.
        Não é um momento para um exame no coração? Os evangélicos modernos fogem de um exame à luz das Escrituras, ficam revoltados quando a luz penetra no íntimo para descobrir a condição perante Deus. Tudo hoje envolve felicidade, por isso nada querem com aquilo que vem tirar-lhes do conforto que este sistema vil e enganador oferece. Mas o Deus da bíblia requer a verdade no íntimo (Salmo 51:6). Se lavamos um copo não tiramos a sujeira do lado de fora e deixamos a parte interna suja. Detestamos beber um suco ou água num copo sujo, não é verdade? Para Deus o importante é a parte interna do homem. Jesus chamou os fariseus de hipócritas, porque ignoravam o fato que para Deus o importante era o homem interior e não a mera aparência curtida por regras e religiosidades externas.

Nenhum comentário: