quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A GLORIOSA PROMESSA DO EVANGELHO (4)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7)
GLORIOSA VERDADE: “Se porém, andarmos na luz, como Ele...”.
        O texto também nos mostra onde está a excelência da sabedoria. Como as verdades do evangelho superam infinitamente os pensamentos deste mundo enganoso! O mundo ignora o maior tesouro que existe e age sempre como demonstrou o filho pródigo, gastando toda fortuna, a fim de descer para a miséria. Para mundo ser sábio é ser rico, ter prazeres e alcançar grandes conquistas. Não estou mencionando qualquer maldade feita pelos homens em seus atos de trapaças e desonestidades. Falo apenas do viver comum e normal dos homens aqui. O que parece ser comum, normal e aparentemente ato de sabedoria, Deus mesmo intitula tudo isso de loucura.
        O mundo não valoriza a alma, mas sim aquilo que vê e que transitório. O evangelho traz a notícia aos homens, ao dizer a homens e mulheres que a sabedoria verdadeira consiste em temer ao Senhor; é dessa sabedoria que as atividades ganham sentido e dá pleno valor ao viver. Para o mundo sabedoria é conquistar meios de viver mais aqui, de achar um Deus que promova nosso bem estar neste mundo. Mas, veja o ladrão na cruz, porquanto ao perceber sua condição de réu pode correr pela fé para os braços amorosos do Salvador e achar Nele perdão e acesso ao Paraiso. Não é infinitamente melhor sair das trevas para a maravilhosa luz? Não é melhor andar consciente dos terrores deste mundo, mas tendo o todo-poderoso como seu guia e amoroso Pastor?
        Como podemos expandir esse assunto, porquanto é maravilhoso, assim que descobrirmos as grandezas da verdade. “Trevas” significa incerteza, caminhar no perigo, sem saber para onde vai. Mesmo o homem mais religioso da face da terra vive na ignorância, sem qualquer discernimento quanto ao seu destino eterno. O líder deste mundo, o príncipe das trevas tem tremenda habilidade para manter as almas nessa condição, assim como mantinha Saulo de Tarso, Nicodemos e outros milhares. Entretanto, quando os homens têm seus olhos abertos pela graça, logo percebem sua miséria e correm para a provisão da graça, conforme vemos em 1 João 1:7. O Deus de amor, de compaixão, de graça tem tudo o que o pobre e perdido pecador precisa para Sua segurança eterna, aceitação perante Deus e para andar aqui em comunhão com Deus.
        Assim, quero completar esta página, mostrando essas bênçãos que Deus entrega pela graça aos pecadores arrependidos. O salvo passa a caminhar na direção certa, não vagueia mais pelo deserto deste mundo, sem saber para onde vai. Ele caminha em absoluta certeza para sua morada eterna. Ora, o cenário da provisão em Cristo, mostrou-lhe que o caminho do Paraíso foi aberto; que o Deus santo está plenamente satisfeito com o serviço sacerdotal plenamente cumprido ali na cruz. O sangue do Cordeiro é suficiente para tratar com toda imundície e desgraça causadas pelo pecado. É loucura recusar isso; é buscar o suicídio de sua alma.
        Que oportunidade bendita aos pecadores! Que convite estendida pela doce compaixão do Senhor! A porta está escancarada aos perdidos; não há qualquer mensagem de proibição, a única atitude que impede os pecadores de entrarem ali é a soberba de um coração endurecido e rebelde.

Nenhum comentário: