terça-feira, 27 de novembro de 2018

A GLORIOSA PROMESSA DO EVANGELHO (8)


                        
“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7)
GLORIOSA SALVAÇÃO: “...e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado”.
        Todos os homens precisam saber que a provisão de Deus aos pecadores já foi conquistada na cruz e está à plena disposição de todos, homens e mulheres arrependidos. O próprio texto exibe essa provisão e está ali no verso 7: “E o sangue de Jesus, seu Filho...”. Quando homens chegam perante a luz da verdade do grande Deus, eis que não há outra reação, senão vê com desespero sua própria condição. Quem somos nós neste mundo? Tudo o pai da mentira tem feito ultimamente para implantar nos corações dos homens o pensamento de que o pecado é apenas um problema; que os homens são vítimas da situação e encobertamente (como sempre fez) leva os homens a acusar Deus, como sendo Ele culpado de todo sofrimento pelo qual os homens passam aqui.
        Mas vamos voltar ao texto, porque ninguém verá a verdade de sua condição tão vil e tão culpada se não vê quem é o Deus da bíblia. Entramos em séria confusão porque não buscarmos a palavra de Deus; não conheceremos o Senhor fora daquilo que está escrito; precisamos saber de Sua santidade, do temor que lhe é devido e de que nossa desgraça eterna seguirá adiante, caso não houver de nossa parte sincera humilhação, contrição e arrependimento. Se distanciarmos do Seu santuário devido nosso orgulho, mais perigoso será para nós. Então, importa que acheguemos pela fé perante essa verdade, porque há força nesse lugar santo, mas também há formosura. A força aparece em Sua santidade e pureza, a formosura em Sua graça por meio do Filho. Que obra incrível feita na cruz! A porta do Paraíso está aberta e Deus está exibindo a todos o que foi que Ele, em Sua dadivosa graça conquistou para tratar com nossa situação tão desgraçada, nossos pecados.
        Trago aqui a lembrança de que João, no primeiro capítulo está mostrando que não há diferença; que os homens não são aceitos porque são religiosos, judeus ou gentios, etc. A culpa do pecado é igual; a imundície do pecado afetou todos, e a ordem é que todos sejam purificados. E onde está a solução? “E o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado”. Podemos entender isso? Como entrar na comunhão com Deus sem essa purificação? Como andar para o céu sem que a alma e o coração estejam completamente lavados? Não há como! Não tentemos buscar atalhos; não tentemos negociar nem manipular Deus, porque em tudo nós seremos iludidos em meio às trevas que habitam em nosso ser.
        Intensifico tanto esse assunto, porque eu sei o quanto a natureza humana tende a enganar e viver enganada. Nós podemos enganar uma igreja, um pastor ou mesmo passar como bonzinhos e religiosos perante os olhos de muitos. Não é verdade? Mas perante Deus é impossível. Qualquer provisão fora do lugar do santuário é “fogo estranho” e a alma estará sob o perigo da ira de Deus. Não é melhor se humilhar? Não é melhor cair perante o grande Senhor? Não é melhor confessar que nossa situação é grave, caso não arrependamos de nosso orgulho? Não é melhor agora confessar e invocar o Senhor para que Ele venha nos socorrer em nossa condição de um condenado e réu?

Nenhum comentário: