segunda-feira, 12 de novembro de 2018

A GLORIOSA PROMESSA DO EVANGELHO (1)


“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
INTRODUÇÃO:
        A meu ver 1 João é a carta da família de Deus; é a carta daquela conversa íntima do Pai com Seus filhos. Todos os sinceros crentes deveriam conhecer profundamente esta tão preciosa epístola vinda dos lábios do Espírito de Deus, a fim de sermos instruídos no amor, na verdade, no andar na luz e na comunhão gloriosa que todos os filhos de Deus têm com Aquele que lhes salvou. Não pretendo dar aqui uma exposição dessa carta, especialmente porque não me vejo capacitado para essa função. Deixo isso para quem Deus deu mais habilidade. Pretendo apenas expor um pouco esse verso 7, porque creio que falta conhecimento do que o texto tão conhecido quer nos ensinar. Minha esperança é que eu possa ser útil no viver dos crentes e até mesmo para aquele que porventura esteja buscando a verdade da salvação.
        Os 10 versos que compõem esse primeiro capítulo desta majestosa carta é o fundamento para a compreensão dos outros 4 capítulos restantes. João se ocupa em mostrar ali quem é Deus e a comunhão existente entre Ele e o Filho. João mostra a glória da divindade e o amor harmonioso e perfeito existente entre as duas Pessoas da divindade, a fim de mostrar a nós seres caídos que não podemos nos atrever a entrar nessa íntima comunhão, a não ser que passemos a andar na luz. João afirma que Deus é luz; que não há nada que possa ficar oculto desse Deus, pois é Ele o Deus da verdade. Assim, algumas verdades nós seres humanos precisamos saber:
        1.     Ao afirmar que tenho comunhão com Deus em nada significa que é verdade. Posso afirmar que sou um crente; que pertenço a tal igreja; que participo do louvor; que fui batizado e até mesmo que vou seguramente para o céu.
        2.     Em 1 João somos informados logo no começo que a única prova que sou filho de Deus pelo novo nascimento é se eu ando na luz, porque Deus é luz. Noutras palavras isso deve envolver meu modo de vida; isso vai mostrar numa fé sincera, num temor constante e num propósito santo de agradar a Deus.
        3.     O que falo, o que penso como cristão, o que faço indicam se eu ando na luz ou nas trevas; se pertenço a Ele, ou se estou me enganando, mentindo, porque não há qualquer possibilidade de enganar a Deus.
        4.     É a minha atitude de obediência à verdade que prova se sou um filho de Deus e que, de fato estou andando em comunhão com Ele. Devemos lembrar bem que comunhão na bíblia algo de família e que Deus trata Seus filhos na base dessa comunhão que jamais pode ser perdida. Comunhão é algo de família e é também um assunto íntimo. Não é algo que eu posso ter quando quiser; não é uma conversa particular; não é algo facultativo na minha vida. Comunhão com Deus é algo que acontece desde o dia que a pessoa nasceu de novo e que é para sempre. Deus me amou e vai me amar; Deus me tomou para Si e vai me tratar com um amor disciplinador à cada dia em meu viver.
        Esse é o assunto do primeiro capitulo de 1 João. Que essa introdução venha despertar vivo interesse em seu ser pela verdade. Temos conosco o evangelho poderoso em 1 João 1:7 e anelo que todos saibam se andam na luz ou que estão sendo iludidos em seus corações.

Nenhum comentário: