terça-feira, 13 de novembro de 2018

A GLORIOSA PROMESSA DO EVANGELHO (2)



“Se porém, andarmos na luz como Ele está na luz temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).
INTRODUÇÃO:
        Permita que eu prossiga um pouco mais na introdução, uma vez que o tema, não somente é tão oportuno como também é de grande preciosidade para os crentes e às almas arrependidas. Quero mostrar a sublimidade desse verso nesta parte introdutória, mostrando os ensinos que João 1:7 quer nos mostrar:
        1.     Ele expõe com clareza nossa miséria, pois anula completamente todo nosso orgulho e aquela disposição que a natureza carnal e terrena tem para tentar ser religioso e árduo trabalhador espiritual. Quanto desespero vem sobre nossos pensamentos e errantes emoções, quando vemos nosso deprimente estado de miséria. Deus declara minha culpa e que não há qualquer possibilidade de purificação, senão somente pelo sangue purificador do Filho. Não é verdade que a luta diabólica através da religião moderna é arrancar esse ensino das igrejas? O que é mais preocupante em nossos dias é o crescimento da soberba religiosa, tornando os homens ainda mais implacáveis e resistentes à verdade.
        2.     O texto também mostra a suficiente graça de Deus neste mundo; Deus se manifestou aos homens por meio do Seu Filho; Deus abriu seu coração misericordioso e compassivo, a fim de mostrar a todos que o cenário da “Santa casa de misericórdia” revela a tão grande salvação e que a obra da cruz é suficiente para todo pecador arrependido e sincero. Essa luz nos foi dada, porque veio ao mundo; essa notícia está exposta a todos os homens em todos os lugares, declarando que há redenção eterna, tornando os impuros pecadores em elementos aceitáveis perante Deus, podendo participar da comunhão com Deus.
        3.     Também mostra que não há qualquer esperança fora desse lugar de aceitação no Filho. Quantos põem sua confiança no homem, nas obras, em suas atividades religiosas e noutras coisas semelhantes! Onde podemos ver uma mensagem dada com tanta clareza? Tudo neste mundo está contaminado de mentiras; toda luz que satanás tenta acender aqui, logo é apagada, porque o que parece ser verdade não passa de ilusão e engano do enganador para os corações corrompidos e enganosos dos homens.
        4.     Bendita é a alma que achega com toda confiança. Nada Deus cobra do homem; nada a graça pede, pois tudo é feito pelo poder incrivelmente cheio de atração da parte desse Deus. Homens e mulheres postos no lugar de arrependimento e cheios de humildade são eles quem podem ver o quanto esse Deus é maravilhoso, fiel e perdoador. Os soberbos se distanciam mais e mais, porque querem viver sob a influência enganosa deste mundo.
        5.     Esta é a mais preciosa e bendita mensagem que os pecadores precisam ouvir. Não precisamos de mais nada, pois tudo foi feito e conquistado pelo Filho na cruz, abrindo a porta de entrada no céu.
        6.     E finalmente, a resposta para o acesso do pecador a essa dádiva celestial está no verso 9: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo...”. Pronto! 1 João 1 mostra a todos que o acesso à comunhão com Deus está aberto e franqueada está a porta da salvação para todos os perdidos!


Nenhum comentário: