terça-feira, 13 de novembro de 2018

ATITUDES PERIGOSAS ANTE A VERDADE (1)


                
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8,10).
INTRODUÇÃO:
        Quanto a exposição destes dois versos minha introdução será breve, mas ela é necessária. Uma razão que entra aqui de forma imediata é que a natureza enganosa e rebelde dos homens pensa que podem enganar a Deus e acha que pode conquistar o acesso a Deus de forma furtiva e ludibriadora. Devemos saber que:
        1      Em toda Escritura vemos Deus mostrando a Sua providência misericordiosa para lidar com o pecado em todas as suas formas e manifestações. Noutras palavra quero dizer que não há atalhos para o céu e que não há como enganar o Deus da verdade. Podemos fazer isso numa igreja, com o pastor, pai, mãe e com qualquer outro aqui, mas não com Aquele que habita na luz, porque Ele mesmo é a luz. Abel humildemente entendeu isso e se humilhou, enquanto Caim se elevou em seu orgulho próprio, tentando desafiar o céu, partindo assim para a sua destruição. Estou certo que esse mesmo espírito caínico habita em milhares de homens e mulheres em nossos dias.
        2.     O segundo na realidade é uma expansão daquilo que havia dito anteriormente. Não há como chegar perante a verdade salvadora se não houver da minha parte uma atitude humilhante perante Deus. Devo saber que não há como traçar outro caminho; não há como inventar outro método, caso contrário o enganado serei eu mesmo, porquanto nunca poderei enganar a Deus.
        3.     Este detalhe agora é de grande significado para os que procuram a verdade. Deus não está à busca de homens perfeitos; Ele não busca religiosos, justos nem bonzinhos. O Senhor busca pecadores, culpados, cujos olhos foram abertos e que veem a necessidade de perdão e purificação. O verso 7 diz que o “sangue do Filho purifica de todo pecado”. Quando José encheu o Egito de mantimentos, pessoas do mundo inteiro vinham comprar dele porque viam o perigo de uma fome mortal dizimar com toda população mundial naquele tempo. Deus tem em Seu Filho essa tão gloriosa provisão aos pecadores: “Quem tem sede, venha a mim e beba!”; “Eu sou o pão da vida”. Eis aí o convite aos pecadores nas palavras do próprio Salvador.
        O que está acontecendo ultimamente? Não é que satanás tem lutado para encobrir essa verdade aos corações? Vejo milhares indo de uma igreja para outra, buscando aqui e ali algo possa ajudar-lhes a sentir bem, sentir que foram aceitos por Deus e que podem conquistar desse Deus algo melhor neste mundo. A rede da prosperidade se alastrou por todos os lados e os famigerados falsos mestres não cessam de enganar. Os homens lutam por uma divindade que provê a eles tudo o que eles querem aqui, num mundo melhor e mais favorável.
        Minha real esperança é que o assunto seja exposto aqui com mais dinamismo, a fim de que o Senhor venha abrir os olhos espirituais de todos. Estamos cercados de perigos! A verdade do evangelho tem sido sufocada, pelas mãos de outro evangelho. Os homens não querem ver seus pecados, eles querem dizer que não são tão pecadores assim, que não cometeram tantas maldades, como falam as Escrituras e que não são tão adâmicos como ensina a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: